Purim- O seu significado

A historia é relatada no livro de Esther – “meguilat esther” e narra a salvação milagrosa dos judeus, na época do império persa.
                        O nome Purim deriva da palavra “pur”, que significa sorteio, método usado por Haman para escolher a data em que pretendia exterminar todos os judeus. O andamento dos fatos guiados pela divina providência leva os judeus a conseguir permissão para se defender e lutar contra o inimigo. Graças ao jejum feito por Esther e pelas preces feitas pelo seu tio Mordechai, alcançamos uma vitória que festejamos até os dias de hoje. dia este que é relembrado através de muita festa com bebida, comida e muita alegria.
                        As mitsvot desta festa têm como objetivo ajudar a trabalhar os nossos conceitos de união, amizade e solidariedade dentro do nosso povo. “Mishloach manot”, enviar a amigos pelo menos duas espécies de alimentos diferentes e “matanot laevionim”, presentes aos carentes, fazem parte integrante deste dia festivo. a “seudat mitsvá”, refeição festiva é o auge da festa, onde nos alegramos com alimentos, incluindo pão, vinho e carne, estendendo-se esta refeição noite adentro. servimos também alimentos de massa recheada (kreplach, oznei haman), pois de acordo com algumas fontes, toda a história de purim nos é contada com vários fatos ocultos: d’us e a própria esther (hadassa) não se revelam abertamente. assim, até hoje, lemos a “meguilat esther” para lembrar que fatos como estes nunca mais se repitam!

Livro Kasher com Prazer

Comentários