O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

domingo, 17 de abril de 2011

Mensagem de Pessach da Conib

O entardecer do dia 18 de abril marca o início dos festejos de Pessach, quando comemoramos o resgate do povo judeu da escravidão no Egito. O episódio simboliza a luta por um valor extremamente importante na tradição judaica: a liberdade.
Festa da liberdade física e espiritual do ser humano, Pessach evidencia a diferença entre aqueles que se submetem passivamente a um destino pré-estabelecido e aqueles que fazem suas escolhas em momentos decisivos.
A criação do Estado de Israel, em 1948, é um exemplo vivo disso. Israel e o judaísmo sempre foram profundamente enraizados em princípios democráticos.
Há algum tempo assistimos, em diversos pontos do planeta, a manifestações por liberdade. Esperamos que os ventos democratizantes permitam, a diversas populações, libertar-se do autoritarismo e, de forma clara e inequívoca, caminhar rumo a sistemas de pluralismo e de tolerância.
A mensagem de Pessach é a da liberdade. E ela continua, no plano global, mais atual do que nunca.
Claudio L. Lottenberg
Presidente da Confederação Israelita do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!