O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Filme sobre embaixador português que ajudou judeus durante o nazismo é lançado em Nova York


O filme “The Consul of Bordeaux”, primeiro longa metragem sobre a história do cônsul de Portugal em Bordeux, Aristides de Sousa Mendes, que ajudou a salvar mais de 30 mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial, foi apresentado na semana passada à comunidade judaica e autoridades de Nova York, em pré-estréia na sinagoga Edmond J. Safra. Numa co-produção de José Mezeda, AIte/Ariane (Espanha) e do compositor de música clássica belga Henri Seroka, também responsável pela trilha sonora, o filme teve pré-estréia no mês passado em Bruxelas com a presença de celebridades europeias. Com direção de João Correia, produção de Francisco Manso e Victor Norte e Laura Soveral nos papéis principais, o filme conta a história do cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que salvou das mãos dos nazistas mais de 30 mil judeus durante a Segunda Grande Guerra. O diplomata concedeu vistos a judeus e a outros refugiados sem autorização das autoridades de Lisboa, permitindo a sua fuga através de Espanha e Portugal (Por Graciano Coutinho, O Povo). Veja vídeo sobre o filme em:
The Consul of Bordeaux

Um comentário:

  1. Carlos M.Santos Oliveira13 de outubro de 2013 00:31

    A alma portuguêsa não se entrega a injustiça e crueldade,ela é livre e leva a luz aonde há trevas,mesmo que tenha que sacrificar a própria vida.

    ResponderExcluir

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!