O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Uma segunda chance


Semana de muitos preparativos, de muito corre-corre: estamos esperando a chegado do Dr. Cláudio Lottenberg, presidente da CONIB e do Hospital Albert Einstein; ao mesmo tempo em que preparamos o encontro com a comunidade, há que cuidar também da palestra (mais de 500 inscritos!), da visita ao CEPON para dar início à colaboração entre as duas instituições (um marco para a saúde em Santa Catarina), vender rifas, arrumar papeis, preparar Rosh Hashaná (e, na sequência, Iom Kipur e Sucot)... A angústia de sempre: será que tudo dará certo? Será que nosso convidado de honra – você – virá? Sem esquecer, é claro, das metas estabelecidas pela nossa Presidente, de achar um espaço condigno, dobrar o número de associados e triplicar a arrecadação para fortalecer o fundo caixa para construção da sede própria...
No meio deste turbilhão encontra-se esta ponte, o blog, construída para fortalecer os laços entre AIC e você.  E os resultados aí estão: todos jutos, construindo um judaísmo vivo e vibrante. Mas, como bem coloca a Parasha desta semana, há que estar atento e forte: o perigo ronda em cada esquina. Ora é um compromisso inadiável, ora é mesmo a preguiça que bate, ou a desesperança, ou uma irritação vinda sabe-se lá de onde... E quando as coisas não saem do jeito que a gente quer, fogem do nosso controle, da nossa vontade, a vontade é de largar tudo e sumir... Mas então vem a mensagem da Parashá, lindamente colocada pelo nosso colaborador Sergio Iokilevitc. Lá vem ela, brilhando e preciosa, com seu alerta: somos falíveis, somos humanos. Erramos, às veze superestimamos nossas forças (ou subestimamos!). Isso ocorre com todo mundo, sem distinção de idade, de classe social, de sexo, de escolaridade. O que fará a diferença é a atitude: deixar-se dominar pelo erro, considerando tudo uma fatalidade; ou erguer a cabeça, olhar de frente para as próprias limitações, aprender com o erro e dar-se uma segunda chance? A Torá ensina o caminho, nesta semana: confira a Parashá! Vou me dar uma segunda chance. Talvez um terceira ou quarta, mas desistir, jamais. Venha com a gente. Venha fazer da AIC um espaço de crescimento para todos.
Shabat Shalom.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!