Agir por medo ou por coragem?


Uma semana de muito trabalho, de muitas novidades, de muitos encontros e reencontros… Na 5a. feira, dia 13, Rabi Mendi Labcovsky, do Beit Chabad de Curitiba esteve concosco: sábias palavras, momentos de reflexão – preparativos para Rosh Hashana e Iom Kipur. Ao telefone, o prazer de ouvir a voz de amigos sempre no coração, mesmo que distantes no tempo e no espaço - e a angústia de se perguntar, a cada minuto: estamos fazendo certo? Estamos fazendo o melhor, o máximo? Por que faço isso ou aquilo? Medo? Coragem? Ano novo: um bom momento para renovar promessas - promessas de cuidar mais do mundo, cuidar mais de si, cuidar do outro. Fiquemos com estes três pontos!

Cuidar de Si – encontrar tempo para  si é um dos grandes desafios da vida moderna. Abrir mão daquilo que parece importante, mas é apenas acessário e não representa o que você pode ser uma tarefa quase impossível. Quem conseguiu desvencilhar-se das amarras do dia-a-dia (eu não consegui! Lamento mutíssimo.) pode apreciar belos momentos com os amigos e com o Rabi Mendi Labcovsky Foram muitos temas para reflexão: o tempo, a espera, o perdão. Aguarde mais fotos, no próximo post! Se você não podeparticipar desta vez, aguarde o próximo encontro, em breve.

Cuidar do Mundo – O judaísmo traz uma bela e rico mensagem sobre o cuidado com o meio ambiente, com as plantas, com os animais. Uma mensagem de solidariedade e de reconhecimento de que, sem pensar no planeta que habitamos, perderemos a casa que nos abriga. Neste sábado, dia 15 de setembro, participe você também, junto com sua família, seus filhos, seus amigos, do Clean Up – uma ação mundial que marca presença em Florianópolis, promovendo a limpeza da Natureza. O Shomer, as crianças e os jovens da comunidade estarão fazendo a sua parte.
Meeting point: Koxixos, na Beira Mar, às 14:00h.
Trajeto: Mangue do Itacorubi.
Material: Levar água, protetor solar e lanche para o pique-nique comunitário!

Cuidar do Outro – A Parasha desta semana traz uma reflexão sobre quais os compromissos que devemos assumir nesta vida, neste mundo. Devemos agir guiados pelo medo da punição, pensando apenas em nós mesmos? Este é um caminho, para a vida reta. Mas um outro lado, uma outra centelha, pode iluminar o seu dia: agir não por medo de ser castigado, mas sim pela beleza de buscar um mundo melhor, a harmonia que pode, de fato, estar presente aqui na Terra. Rosh Hashana é um destes momentos em que você pode parar para  retomar o que há de melhor em sua vida. Venha compartilhar conosco esta linda celebração. O ano de 5773 está começando neste domingo, dia 16 de setembro e vamos nos encontrar às 19:30 horas, em Florianópolis. Teremos música, uma linda cerimônia, um jantar delicioso. Mas o melhor de todo: o reencontro de amigos, a chegada de novas pessoas . E vem gente de longe! Estados Unidos, Israel, de toda a Santa Catarina, viajando para compartilhar estes momentos. Sejam bem-vindos! Shabat Shalom, e até domingo!

 

Comentários