O som de cada um


Como sempre ocorre no final de ano, parece que não daríamos conta – mas no final, deu tudo certo! Este período é corrido mesmo: mal saímos de Rosh Hashana, e já estamos em Yom Kipur, mal saímos de Yom Kipur, e eis que já estamos em Sucot... Aliás, não perca a oportunidade de se reunir conosco para celebrar esta festa que possui características muito diferentes. As crianças adoram! Veja detalhes abaixo. Em todo este período, muitas vozes, muitos sons de diferentes correntes do judaísmo, de diferentes enfoques e tradições juntaram-se para celebrar uma comunidade viva, um judaísmo vivo para os dias de hoje. Cada um fazendo a sua parte, e todos juntos fazendo um melhor, por caminhos que, muitas vezes, desconhecemos. Afinal, é disto que fala a parasha desta semana. Obrigado a todos! Depois das festas, vamos nos concentrar nos preparativos da nova sede. Contamos com você! Enquanto isto, veja as fotos. Agende-se para cursos e congressos. E continue  enviando suas sugestões, críticas, colaborações.

Sucot –  A Festa das Cabanas - Dentro da tradição judaica, um período alegre é iniciado com a festa de Sucot, compensando o solene período de Rosh Hashaná e Yom Kipur. Em Sucot, temos uma mitsvá (preceito) singular, que é a construção de uma sucá: a única mitsvá que, literalmente, envolve a pessoa de corpo inteiro, com suas vestes materiais. Devemos habitar na sucá ao longo de 1 semana, fazer refeições no interior da mesma e dormir aí também. Para marcar esta data, o Shomer está promovendo a sua tradicional Falada de Sucot, neste domingo, dia 30 de setembro de 2012, na Rua Europa, nº 410, no Bairro Trindade. Começa as 14:30h, com muita diversão e falafel bem quentinho.

Yom Kipur – No dia 26 de setembro de 2012, a comunidade se reuniu para um momento de profunda reflexão e, depois  confraternizamos na quebra de jejum, selando o início deste ano de 5773.

 
Rosh Hashana – Ainda não deu uma olhadinha nas fotos? Não fez sua avalizaçnao, com sugestões e críticas? O formulário é anônimo. Sempre que possível, vamos incorporá-las! Alguém pediu varenikes... E varenikes havia em Rosh Hashana!

 
Sua opinião

VI Encontro Brasileiro de Estudos Judaicos – de 04 a 07 de dezembro de 2012, na UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Temática: Judaísmo: fronteiras culturais em movimento. Envio de trabalhos até 12 de outubro de 2012.

Em outubro, força tarefa para a mudança: precisaremos de todas as vozes e apoio! Seja mais uma voz, lendo a parasha desta semana e junte-se a nós.
Shabat Shalom!

Comentários