Os 3 pilares do mundo


"Sobre três pilares o mundo se sustenta - verdade, justiça e paz." (A Ética dos Pais)

Nada mais interessante do que começar este post com esta citação, já que a Parashá desta semana aborda os muitos deveres que devemos ter, os cuidados a tomar no nosso dia  a dia. Será que tomamos? O que fazemos pelo verdade, pela justiça, pela paz – que começa na nossa própria casa, se estende ao vizinho, mas deve alcançar, principalmente, não aquele que é nosso igual, mas sim ao que é diferente. No final do blog, confira esta importante lei judaica musicada para coro.
Em busca da verdade, da justiça e da paz, uma seleção de eventos, encontros e conferências, que colocam, em destaque estes temas. Confira as bolsas de estudos e veja abaixo.
Outra forma de buscar a verdade e a justiça é denunciar qualquer ato anti-semita e monitorar tais ocorrências. A AIC publica um link onde você poderá se manter informado sobre este assunto:  The Coordination Forum  for Countering Antisemitism, CFCA. Acesse!  Lembre-se, também, que Adar, o mês em curso, é um mês de alegria e de boa ventura, em que se comemora Purim. Agende-se deste já: dia 24 de fevereiro, almoço na AIC, com a História de Esther!
Shabat Shalom

Bolsa de Estudos  - MA Program in Holocaust Studies
Estão abertas as inscrições para os estudos multidisciplinares relacionados com o holocausto. O programa, promovido pela Universidade de Haifa, abrange aspectos relacionados com história, sociologia, antropologia, direito internacional e diferentes metodologias de pesquisa sobre o tema.  Neste ano, o programa conta com a parceria  do YAd Vashem e da The Ghetto Fighters House. Além disso, o programa também inclui visitas a Berlim, Alemanha e a Varsóvia, Polônia. Os inscritos podem pleitear bolsa de estudos, concedidas por mérito e necessidade.

Call for Papers: Percursos, exílios, territórios: a literatura judaica e hebraica contemporâneas. XIII Congresso Internacional da ABRALIC , Campina Grande, PB
O simpósio, que ocorrerá de 8 a12 de julho de 2013, promoverá o debate e a reflexão sobre diferentes aspectos da literatura judaica e hebraica, tanto a que se encontra em Israel, quanto aquela produzida na Diáspora. Também serão contemplados aspectos que envolvem a interface entre estas literaturas e outras, caracterizadas como não judaicas, mas que com elas se relacionam. Envio de artigos até 19/04/2013.

Call for papers: 5º Simposio internacional de estudios sefardíes en el bicentenario de la Asamblea de 1813 en el Río De La Plata y la abolición de las leyes de la inquisición
Estão abertas as inscrições até 31 de maio de 2013, abrangendo temas a cultura sefardita em diferentes épocas, incluindo estudos históricos literários, linguísticos, musicais, antropológicos e genealógicos.

Call for papers: Aftermath Conference: Sites and Sources of History and Memory
O evento ocorrerá em Melbourne, Austrália, de 6 a 7 de agosto de 2013. O foco principal é a discussão sobre metodologias, teorias e conceitos para estudar o holocausto e atuais genocídios, incluindo aqueles que ocorreram na Armênia, no Cambodja e outros.  Abstracts podem ser submetidos até 03 de março de 2013.

Comentários