O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Pequenos cuidados, grandes movimentos

Faltam poucas horas para se iniciar Iom Kipur. Nesta data, em que fazemos esta pausa de suspensão no ar, em que tudo se aquieta e coração e pensamento, como flechas, disparam para o futuro, cheios de bons propósitos, faça uma pequena proposta. Uma única - que possa realizar e, como uma pedrinha jogada na água, fará movimentar o universo.  Posto esta foto, tirada no mágico Rosh Hashana de 5774, emblemática, porque ela simboliza tal ação. Pois que durante anos – e forma muitos – festa após festa, celebração após celebração, Shabat após Shabat –  eu sempre me incomodava com as caixas de fósforos para acender as velas, uma luz tão importante no judaísmo. Fiat Lux. Está certo: a frase tem seu valor. Duas palavras espirituais. Mas me incomodava o logotipo, me incomodava a embalagem tão desconectada do sentimento... Pequenas coisas? Sim, muito pequenas. Prometia a mim mesmo: na próxima celebração, vou forrar todas as caixas. Nunca consegui. Mas neste Rosh Hashaná,  a Lara me fez este presente. Ela (Não sei como! Não sei quando!) forrou todas as caixas com o símbolo da AIC. E lá estavam as caixas de fósforo, muitas, muitas caixas, em cada mesa, para cada um acender as velas neste novo ano iluminado. Olho para as caixas de fósforo e sorrio. Obrigada, Lara. Você fez meu ano começar cheio de luz. Neste ano, faça um pequeno gesto. O universo sorrirá. 
Esperamos por você, neste Iom Kipur.
Dia 13/09 - 19:30 – Kol Nidrê
Dia 14/09 - 9:00 – Abertura das portas da AIC para meditação, reflexão, estudos.
12:30 - Yizcor
18:00 - Toque do Shofar
18:30 - Quebra do jejuam
Shabat Shalom!

Um comentário:

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!