O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nós fazemos a mídia, ou a mídia nos faz?


O judeu Suss: Ascensão e Queda
Filme banido na Alemanha e Áustria é revisto para revelar os bastidores da propaganda nazista

A existência de uma ponderosa máquina de propaganda, idealizada e implantada por Joseph Goebbels não é novidade. Mas como, de fato, esta máquina pode aos poucos se disseminar pela rotina de cada cidadão alemão? Este filme, baseado em fatos reais e dirigido por Oskar Roehler mostra a trajetória do ator Ferdinand Marian, escolhido por Goebbels para interpreter o judeu no filme “O Judeu Suss”. O filme original, exibido em 1942, atraiu mais de 20 milhões de espectadores na Alemanha, em plena guerra (importante lembrar que o país tinha, na época, 70 milhões de habitantes). Como este fime atingiu tamanho sucesso? Qual o seu papel chave na propaganda nazista? Após a Guerra, o filme foi banido das salas de exibição e suas cópias queimadas. O Judeu Suss: Ascensão e Queda recria o ambiente e trechos do filme original, mostrando os conflitos do ator escolhido para interpreter o judeu e como a sociedade da época contaminou-se pela onda de violência.
Com um elenco de primeira (Moritz Bleibtreu, de Corra, Lola, Corra, no papel de Joseph Goebbels; Martina Gedeck no papel da esposa do ator e a belíssima Anna Unterberger interpretrando uma empregada noiva de um oficial nazista), este filme é imperdível, pois traz um debate muito atual: até que ponto a mídia e a propaganda influenciam o comportamento de cada pessoa na sociedade?
Sessão única, no Cineblube AIC, 6a. feira, dia 22 de novembro, às 20:00, na AIC.
ANTES: 19:30, benção das velas, do vinho e da chalá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!