Agenda, Call for paper, Emocione-se: é Shabat!


Um shabat chuvoso após um inverno com cara de verão… Aproveite a chuva fina para ficar por dentro do que ocorre na comunidade
Na seção AGENDA, anote as datas importantes em agosto: 23, 27, 28, 29…
Em setembro, reserve o dia 13, pois é Rosh Hashana, com chazan Luis Prist.
Na seção EMOCIONE-SE,  você acompanha dicas especiais em vídeo, que vão lhe emocionar. 
Na seção CHAMADASque fecha esta postagem, você confere links para cursos, conferências e call for papers.
Sugestões? Dúvidas? Entre em contato com a AIC para manter acessa as lindas tradições desta cultura milenar e praticar um judaísmo vivo, atuante e comprometido com um mundo mais justo e melhor.
Shabat Shalom!

AGENDA

Dia 23 de agosto – Neste domingo, às 14h:30, o Shomer inicia as atividades do semestre para crianças e jovens.  Venha se divertir e curtir um monte com tudo que foi preparado para você. Vai ser na sede da AIC!
Dia 27 de agosto – Quinta-feira, às 20h:00, tem cine-clube: Romeu e Julieta nas Trevas, um cult do cinema. Filme checo que conta a relação entre um homem que esconde uma judia, em Praga, durante o nazismo. A trama, com uma fotografia de tirar o fôlego, mostra como uma relação se constrói em meio aos conflitos e ao medo. Imperdível.
Dia 28 de agosto – Sexta-feira, às 20h:00, shabat com o chazan Luis Prist, cheio de alegria, música e energias positivas. Luis Prist, um dos mais importantes chazanim de São Paulo, vem prestigiar nossa comunidade. Traga sua especialidade culinária, pois depois da celebração teremos um jantar festivo.
Da 29 de agosto – Sábado, às 15h:00, vamos reunir a criançada da AIC para preparar muitas surpresas para Rosh Hashana: vamos fazer teatro, cartões e biscoitinhos de Ano Novo, aprender músicas e brincadeiras mil.
Todos os dias: Prepare-se para Rosh Hashana – Estamos em Elul, mês de preparativos para Rosh Hashana e em que o contato com o espiritual ocorre de maneira mais intensa. Siga os 26 passos para fazer deste um ano novo muito especial. A cada dia, publicaremos um passo em Novo Ciclo.

Save the date: 13 de setembro, 20 horas. Não reservou ainda seu convite para Rosh Hashana? Clique aqui e reserve JÁ! Precisamos ter o número certo de participantes para organizar o jantar.  Conheça o menu delicioso aqui.

EMOCIONE-SE

Os voluntários que salvaram Israel – Este emocionante filme relata a história de um grupo de ex-pilotos americanos que, em 1948, foram voluntários para garantir a independência de Israel. O filme foi produzido e dirigido por Nancy Spielberg.
Leia a entrevista com Nancy Spielberg aqui.
Assista o trailer aqui. https://youtu.be/tAXJqKuQG9E


CHAMADAS

Confira a seguir novas chamadas e congressos.
Para ver chamadas e congressos  já anunciados, mas ainda abertos, clique aqui.

NOVOS!

Pós-Graduação em Estudos Judaicos – Em parceria com o Seminário Rabínico de Buenos Aires, o Centro Universitário Salesiano (São Paulo) oferece curso de pós-graduação em estudos judaicos (lato sensu). Os encontros serao realizados presencialmente uma vez por mês (domingos e 2as. feiras). O program abrange estudos sobre a Torá, história do Pensamento da Filosofia Judaica, História do Povo Judeu, Literatura Rabínica, Cultura e Literatura Judaica Modernas, Celebrações e Costumes judaicos.

Call for papers

Judaica Petropolitana– Periódico internacional, resultado de uma parceria entre a Universidade de São Petsburgo e Universidade Hebraica de Jerusalem. O period aceita artigos sobre literature judaica e árabe, filosofia judaica, história e cultura de judeus europeus, lingua hebraica, bíblia judaica e outros assuntos relacionados ao judaísmo. São aceitos artigos em ingles, russo, francês, hebraico e ídishe. Dead-line: 15 de outubro de 2015.

Identities, Journal of Hebrew Culture and Identity – O periódico é um espaço para debater temas relacionados com a identidade e a cultura judaicas, articulando aspectos teeoricos, ideológicos e filosóficos. O period tambéma aceita críticas de livros. Os papers não podem ultrapassar 9.000 palavras.

Shibboleth 1967/1968 – International Conference in Warsaw. A Conferência ocorrerá entre 2 e 4 de dezembro de 2015 e abordará um momento chave para entender os movimentos que afetaram e afetam a identidade judaica ao redor do mundo, incluindo a reconfiguração do bloco soviético, as ondas migratórias e a Guerra do 6 Dias, entre outros. A temática será aborda sob o foco de várias lentes: literatura,estudos de gênero, ideologias são alguns dos tópicos em pauta. 
Dead line para abstracts: 30 de setembro de 2015.

Jews of America in a Global Perspective – O congresso, realizado a cada dois anos, ocorrerá entre 19 e 21 de junho de 2016, em Nova Iorque. Papers abordando aspectos relacionados com a vivência do judaísmo nas Américas em  uma perspectiva global e o impacto e desafios da contemporaneidade em diferentes âmbitos judaicos – familia, educação institucionalizada, religião, ideologia, filosofia, economia são bem aceitos. Dead line: 1o. de novembro de 2015.

Cursos & Congresssos

Translating the Bible at Present: New Methods, Considerations and Difficulties – A conferência ocorrerá entre 21 e 23 de setembro de 2015, em Strasbourg.


Comentários