Outubro chegando com novidades!


Encerrado o ciclo deste ano, recomeçamos, como o renascer de Gênesis, a origem de tudo – e tudo tem uma origem. Neste mês e no próximo, revigorados, com seu apoio, com suas ideias, sugestões e críticas, a AIC abre as portas para o novo ano. Agende-se para outubro e prepare-se para dois super eventos em novembro!
Outubro
Dia 10, das 10 ao 12:00 – Reflexão sobre a parasha.
Dia 24, das 10 às 12:00 – Curso de Introdução ao Judaísmo
Dia 29, 20:00 – Cine-clube
Novembro – Save the date!
Dia 06 – Shabat com Liran Levy
Dia 9 – 20:00 – 2a. feira musical
Dia 12 - 5a. feira: Oportunidades de estudo em Israel, com Gaby Gitelman, que apresentará os programas oferecidos pela MASA para jovens entre 17 e 30 anos. Os programas abrangem diferentes áreas – de trabalhos voluntários a MBA e cursos de pós-graduação: são mais de  200 diferentes ofertas, com diferentes durações, incluindo estágios profissionais, estudos judaicos e muito mais. Confira só algumas das oportunidades: vivência em kibutz, estudos ambientais, escola internacional, ciências sociais, psicologia, administração de empresas, comunicações, música, empreendedorismo, dança, artes marciais, gestão estratégica, ciências políticas, trabalho voluntário.

Call for papers, Cursos & Congressos

Residência Artística – Polin Museum está com as inscrições abertas para propostas de residências artísticas de três semanas a serem desenvolvidas em janeiro e/ou fevereiro de 2016, em Varsóvia, relacionadas com aspectos da herança e da cultura judaicas, incluindo memória e abordagens interdisciplinares. O tema é “Presence, Absence, and Traces”, com foco em memória, lugares de memória, memória pessoal e memória social. Deadline: 15 de outubro.

“Kissing the Mezuzah”: Jews Between Public and Private Space – A conferência será realizada em Indiana, de 11 a 12 de fevereiro de 2016. A conferência abordará múltiplos aspectos que abrangem as relações com arquitetura, espaços urbanos, locus de memória, espaços textuais e linguísticos, dialetos, corpo, gênero e sexualidade, espaços acadêmicos, religiosos e étnicos, entre outros. A pergunta chave  é; o que significa “um espaço judaico”? Como são negociadas as fronteiras entre judaísmo e não-judaísmo? Abstracts com até 300 palavras podem ser enviados até o dia 30 de novembro de 2015.

‘The Other Within’ – The Hebrew and Jewish Collections of the John Rylands Library – De 27 a 29 de junho de 2016, em Manchester. A biblioteca John Rylands possui uma das mais valiosas coleções de manuscritos judaicos, incluindo fragmentos das Grutas de Qumran, além de coleções do período medieval. A conferência está aberta a apresentações sobre os escritos da Antiguidade e do medievo, incluindo códices e materiais produzidos pelos samaritanos. Entre as abordagens, incluem-se interpretação, métodos de pesquisa e catalogação, entre outros. Apresentações de papers abertas para interessados no tema.

Interfaces Brasil-Canada: Dossiê Raça, Política e Políticas Públicas – O dossiê está com chamada aberta para artigos e pesquisas que investiguem questões relacionadas com raça, sexo e gênero e as políticas adotadas no Brasil ou no Canada (ou estudos comparados). São aceitos artigos em português, inglês ou francês, até o dia 13 de fevereiro de 2016.

Israeli Society, 1967 – 1977: O novo volume a ser lançado pela Ofer Shiff, Aviva Halamish  discutirá os impactos políticos e sociais do período 1967-1977 marcado pela Guerra dos Seis dias e pela Guerra de Iom kipur; as novas formas de relacionamento entre Israel e a diáspora, a interface entre árabes israelenses e palestinos, as diferentes ondas migratórias, entre outros aspectos.

Congressos, Conferências e Jornadas

No Brasil
XI CONFARAD – Acontece de 10 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro. Nestea no, o encontro contará com a presence de palestrates internacionais e mesas redondas para discutir diferentes aspectos relacionados com a cultura sefaradita, incluindo a língua, os B’nei Anussim, o humor judaico, a música sefaradita e o retorno dos judeus à Espanha e Portugal, entre outros temas.

I Roda de Psicologia Junguiana: o processo terapêutica na prática. A jornada ocorrerá em Florianópolis, no 14 de novembro, trazendo palestrantes  Como Suely Engelhard, Sonia Maria Duarte Sampaio, Victor Palomo e Maria Odila Buti de Lima. Serão abordados temas como o vincula profissional de ajuda-paciente, o feminino, questões relacionadas com transferência e o uso terapêutico da música e do desenho. Paralelamente, haverá uma mostra de arte de trabalho com mandalas e sobre a simbólica do feminino.

Pelo mundo...

The Surge of Judaism across Africa, the African Diaspora and Asia in the Twenty-first Century – De 10 a 11 de novembro de 2015, no Museu de Judaico de História e Arte, Paris.

The Role of Women’s Leadership in faith Communities: Marking 80 Years of Women in the Rabbinate -   De 17 a 19 de novembro de 2015, em Postdam, Alemanha. O evento marca os 80 anos da ordenação da Rabina Regina Jona, em 1935. O encontro contará com palestrantes da Europa, EUA e Israel, que debaterão diversos aspectos relacionados com a questão de gênero e o papel da mulher.

Tell me where you studied and I will tell you who you are: Documents from educational institutions as a source for genealogical research – 22 de novembro de 2015, em Jerusalém. A conferência abordará estratégias e metodologias de pesquisa para  construção de árvores genealógicas a partir de documentações privados que fazem parte de acervos familiares e de instituições educacionais, pois a educação sempre foi um dos eixos da vida judaica.

The Redemption of Feeling: 
The Religious Existentialists.
A conferência se realizará nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, no Queens College, New York. Keynote: Catherine Chalier, da Universidade Paris X.

Comentários