Reagindo ao medo


Conheça um pouco sobre a parasha desta semana e mais: agenda do final de semana, com Cuso de Introdução ao Judaísmo, Trilha com o Shomer e o que vem por ai... Confira tambem call for papers, congressos, bolsas de estudo e muito mais!
Shabat Shalom!

Balak, a parasha desta semana, traz uma mensagem importante. Algumas perguntas são fundamentais: Como você reage quando tem medo? Muita gente, quando se sente agredida, acuada, frente ao inesperado, reage atacando… Foi o que Balak fez: pediu ao profeta Balaam para amaldiçoar os israelitas, pois estava com medo do povo que avançava pelo território… Mas será que esta estratégia funciona?
Parece que não, pois três fatos relatados na Parasha apontam os motivos para isto.
Primeiro, se você reage agressivamente, você fica cego de ódio, e não consegue ver o que está à sua frente. Balaam não consegue ver o anjo que se coloca em seu caminho;
Segundo, porque após o anjo revelar-se, Balaam percebe que a situação que aparentemente era uma (o jumento que não avançava) apresenta-se mais complexa;
E em terceiro, finalmente, Balaam avisa: só há uma maneira de destruir alguém, para além das maldições: é quando esta pessoa perde seu propósito de vida, sua retidão.
Portanto, pergunte-se: Como você reage quando está com medo? Você está vendo só o superficial, ou está atento ao oculto? Você continua firme em seus propósitos e sonhos? Ao responder estas perguntas, encontrará um dos seus caminhos...
E agora…Agende-se para o que vem por aí!
Shabat Shalom!

AGENDA
8 de julho, sábado, 14:00: Aula do curso de Introdução ao Judaísmo. Na AIC. Analisaremos o ciclo de vida judaico.

9 de julho, domingo, 13:00h: Trilha para Naufragados, coordenada pelo Shomer. Saída do Ponto Final da Linha Caieira da Barra do Sul. Aberta para todos os que gostam da Natureza. Tragam frutas, porque faremos um piquenique comunitário. Retorno às 17:30. Atenção! Se chover, a caminhada está cancelada.

10 de julho e 11 de julho, 19:00h: Início das novas turmas do curso de Hebraico, com o moré Mauricio Bendjouya.

14 de julho, sexta-feira, shabat com chazan Luís Prist: Abriremos as portas às 19:00 horas para confraternização, petiscar, bater papo, conhecer novos associados… A cerimônia começará  às 19:30. Traga também sua especialidade culinária e bebida para o jantar comunitário!

17 de julho, segunda-feira, 9:00h: “Religiões e religiosidades: práticas, visões e crenças diante da morte e do morrer” .  A AIC participará da mesa de abertura do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, a se realizar no  auditório Tito Senna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Mais informações aqui: http://estudoscemiteriais.com.br/

CALL FOR PAPERS, CONGRESSOS, FESTIVAIS…

21o. Festival de Cinema Judaico em S. Paulo: de 30 de julho a 8 de agosto, em São Paulo. O festival será aberto com coquetel e exibição do filme Bye Bye Germany, de Sam Garbarsky, inspirado em história real – a dos judeus que, após o fim da 2a. Guerra, permaneceram na Alemanha. O filme tem um estranho senso de humor que envolve a plateia.

Ingressos à venda pelo telefone: (11) 3818-8888.

The Journal of Lesbian Studies : Special Issue on Jewish Lesbians:  Chamadas abertas para artigos que abordem aspectos históricos, culturais, politicos, artísticos, teológicos e outros  que abranjam o universo do lesbianismo e do judaísmo.
Dead line: 1o. de setembro de 2017
Mais informações AQUI.
Ou pelo e-mail: marlab@unh.edu

Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG – Chamada aberta para Dossiê especial: O arquivo judaico da Segunda Guerra Mundial. O dossiê conterá artigos que reflitam, de forma multidisciplinar, sobre os judeus e a Segunda Guerra Mundial, contemplando, especialmente, estudos sobre o Brasil no período anterior, em meio e no pós-guerra. A impactante obra de Boris Schnaiderman e Stefan Zweig, as importantes publicações de Jacó Guinsburg, além da força do trabalho de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Vinícius de Moraes revelam o multifacetado leque de autores brasileiros que não estiveram alheios ao conflito. A edição estará aberta a outras contribuições pertinentes ao tema e receberá resenhas, contos, poemas, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias, pinturas e charges.
Dead Line: 30 de setembro de 2017
Mais informações AQUI

Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Abertas inscrições para apresentações na Conferência Internacional Centro Dahan sobre Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Sionismo religioso e judeus em países islâmicos - Educação, identidade, política e colonização. A conferência ocorrerá na Universidade Bar-Ilan, em 25 de dezembro de 2017.
Dead line: 14 de setembro de 2017.
Mais informações: Dahan.Center@biu.ac.il

Revista Malala: Dossiê Fundamentalismos: O volume 5, número 9, da Revista Malala tem como tema Fundamentalismos, abordando a reação religiosa que pretende retornar à mensagem “original” de uma religião. Serão abordados diferentes fundamentalismos, especialmente aqueles relacionados com o Oriente Médio, incluindo o mundo muçulmano, o judaico, o indiano e também cristãos no Ocidente. As contribuições devem ser enviadas em forma de artigos, ensaios, relatos de campo, resenhas e textos opinativos. As propostas de publicação podem ser em português, inglês ou espanhol.

Dead line: 31 de outubro de 2017

Mais informações AQUI. 

AÇÃO
2º SEMINÁRIO TIKUN OLAM PARA JOVENS: A WUPJ-LA realiza mais um Seminário Tikun Olam entre os dias 27 e 30 de julho, em Regência, no Espírito Santo, Brasil, onde fica a foz do Rio Doce, contaminado após o vazamento de lama de uma barragem em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. Jovens da comunidade judaica de 20 a 30 anos serão responsáveis pela construção de uma nova quadra de futebol e uma biblioteca em um trabalho conjunto com o Instituto Unidos pela Vida, de Regência.
Mais informações: Clique AQUI.  

Mais bolsas de estudos? Congressos? Call for papers? CLIQUE AQUI.

Comentários