Shabat & Chalá, call for papers e muito mais...



ACONTECE
Shabat & Chala
Temos shabat com o chazan Luis Prist neste dia 11 de maio de 2018. Umshabat super especial em que homenagearemos de onde viemos: nossas mães, presentes sempre, em corpo e alma.
Traga sua especialidade culinária para a confraternização que teremos após a cerimônia.E anote aí: teremos uma venda exclusiva para você de chalot carinhosamente preparadas pela chef e padeira Stephany Cohn, que acaba
de chegar em Florianópolis, diretamente de Israel. Não encomendou ainda a sua? Encomende já pela AIC, secretaria@aic-sc.org.br; ou diretamente com a Stephany, aqui.

Introdução ao Judaísmo

Neste dia 12 de maio, mais uma aula do Curso de Introdução ao Judaísmo. Para você que perdeu a primeira aula, teremos uma reposição às 8:30. Depois, aula abordando o Ciclo de Vida Judaico, às 10:00. Tudo na AIC.
+Informações aqui.
Inscrições aqui.


Independência de Israel
Venha celebrar na AIC, neste dia 14 de maio de 2018, às 19:30, a formação do moderno Estado de Israel. Exposição de fotos e música by Magda Nimerosky e Estelita Schames. Traga sua especialidade culinária!

O QUE VEM POR AÍ...
NO BRASIL...

6º. Encontro Regional da União do Judaísmo Reformista 
O encontro ocorrerá em Recife, de 2 a 4 de agosto de 2018. Com a presença de convidados e palestrantes de renome internacional, como o Rabino Danny Freelander e de Carole Sterling. Serão debatidos temas como educação judaica no século XXI, mundo digital, Tikum Olam, Lei do Retorno  e outros. Além disso, o encontro contará com um painel especial, dedicado ao tema dos bnei-anussim. Imperdível.
Onde: Recife
Quando: 2 a 4 de agosto de 2018
+Informações aqui.

PELO MUNDO...
Estudos Judaicos Virtuais
O Instituto Rabínico promove não apenas a formação de rabinos de maneira presencial, mas também estudos aprofundados sobre o judaísmo, que podem ser realizados na modalidade a distância. Uma oportunidade única para debater com pesquisadores e mestres nas diferentes temáticas que envolvem a religião, tradição e cultura judaicas.
+Informações aqui.

Kabala
O Rabino Uri Lan, em parceria com o núcleo Conteúdo Judaico, promoverá curso sobre kabala, na modalidade a distância. Serão quatro aulas, ministradas pelo Rabino que é um dos mais respeitados tradutores de Maimônides para a língua portuguesa.
Onde: Online
Quando: 11, 18 e 25/jun e 2/julho, das 20h às 21h30
Inscrições aqui.


 

Os Judeus e os Estrangeiros
Conferência debaterá o papel dos judeus desde a diáspora. O conceito de “estrangeiro” está profundamente enraizado na identidade judaica. Como os judeus se conectam como e com estrangeiros? São questões fundamentais no século XXI, que vive uma onde de imigrantes e
refugiados espalhando-se pelo mundo. O assunto será abordado sob diferente ângulos, como filosofia, história, literatura e sociologia, entre outros.
Onde: Leo Baeck College, London.
Quando:  3 de julho,  2018.
+ Informações aqui.
Ou pelo email:
jewsandstrangers2018@gmail.com


Estudos de Targum
O Instituto de Estudos Judaicos e a Organi zação Internacional  para  estudos de Targum (trechos em aramaico da Torah hebraica) realizará umencontro para aprofundar os debates sobre este assunto, com foco nasabordagens que buscam desvendar as conexões entre o targum e osperíodos rabínico e pós-rabínico. Como tais narrativas foramconstruídas? Em que contexto? Como podem ser interpretadas? Estas sãoalgumas das questões em debate no encontro.
Onde: University College, Londres
Quando: 9 a 12 de julho
+Informações aqui.

CALL FOR PAPERS
Estudos judaicos: O ídishe no início da Era Moderna, língua e literatura
A Faculdade de Artes da Charles University, em Praga, promovera est eci clo e está com chamada aberta para participações. Os workshops serão conduzidos pela Dr. Claudia Rosenzweig, da Universidade de Bar-Ilan(Israel), em inglês.
Onde: Praga, Republica Tcheca
Quando: 2 a 6 de setembro de 2018
Deadline: 10 de junho de 2018.
Possibilidade de ajuda de custos para despesas de viagem para os participantes aceitos.
+ Informações aqui.

3ª. Conferência  International  - “Hebraico e Idishe no contexto daeducação e da cultura modernas”
A conferência é promovida pelo Depto. de Cultura Judaica da universidade de St. Petersburg em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém. Entre outros assuntos, são bem-vindos papers sobrepedagogia para o ensino do hebraico, literatura hebraica contemporânea, estudos relacionados com o ídishe, o ladino e outras línguas judaicas.
Onde: St. Petersburg, Russia
Quando: 3 a 6 de setembro de 2018
Deadline: Submissão de abstracts até o dia 1 de junho de 2018, com no
máximo 600 palavras. Anexar também breve currículo.
+ informações aqui.

Pesquisa Interdisciplinar – Global Education Outreach Program

O Museu de História dos Judeus Poloneses convida pesquisadores individuais ou instituições a proporem temas para  workshops de trêsdias a serem realizados na sede do museu. Os temas devem abranger a história e a cultura dos judeus poloneses, incluindo novas perspectivas sobre hitória, memória cultura e museologia. Uma abordagem interdisciplinar e perspectivas comparativas são bem-vindas. O Museu também desenvolve atividades significativas relacionadas com
performance e arquitetura. Possibilidade de bolsas para as propostas aceitas.
Onde: Polin Museum,
Quando: 2019
Deadline: 30 de junho de 2018
Para aplicar, clique aqui.
O formulário deverá ser enviado para: workshops.geop@polin.pl

Interpretando Rituais: Perspectivas historiográficas e contextos pluralísticos

A conferência abordará, de maneira interdisciplinar, os rituais judaicos, ainda pouco estudados do ponto de vista historiográfico,incluindo análises que apontem para as inter-relações com outras
religiões que não as cristãs. Discussões que envolvem o impacto da cosmovisão grega e que avançam até chegar às novas mídias, como a Internet, recontextualizam as práticas ritualísticas do judaísmo -  e um olhar analítico deve ser lançado sobre tais fenômenos. Aspectos relacionados a gênero, tempo e espaço, surgem de forma relevante no século XXI e a conferência irá debruçar-se sobre tais temas.
Onde: Leiden University, Holanda
Quando: 29 a 31 de outubro de 2018
Deadline: 15 de junho de 2018.
Apresentações individuais: Abstracts com 300 palavras. Apresentaçõesde 20 minutos. Incluir no paper título e equipamentos necessários, nome, instituição e contato.
Paineis: Propor título da sessão, abstract com no máximo 500 palavras,títul o dos papers, nomes, instituições e contatos dos palestrantes.
Envio de propostas para Judith Frishman: j.frishman@hum.leidenuniv.nl
+ Informações aqui.

BOLSAS DE ESTUDOS
Estudos judaicos na  Escola de Artes, Historia e Cultura, Universidadede Leeds, Inglaterra
A bolsa de estudos destina-se a pesquisadores em nível de doutorado que desejam desenvolver estudos na Biblioteca da Universidade de Leeds,  que possui uma coleção de iluminaras e manuscritos hebraicos da Idade Média, Renascença e Barroco. Também possui livros e
documentos que cobrem o período do século XIX e XX, incluindo obras de artistas judeus.
Onde: Universidade de Leeds, Inglaterra
Quando: 2018/2019
Deadline: 1º. de junho de 2018
+ Informações aqui.
Formulário para aplicações aqui.



Comentários