Eleições, Chanuka e muito mais!


O ano mal começou e já estamos cheio de atividades! Tem filme, tem palestra e lançamento de livro, tem Shabat, tem aula, tem Chanuka e tem eleições! Confira tudo isso e muito mais agora em novembro e dezembro. Anote e prestigie!
13 de novembro

ESTRELA DE DAVID NO CRUZEIRO DO SUL: cristãos-novos e judeus nas forças armas portuguesas, holandesas e brasileiras, de Cabral ao Haiti.  Palestra com exibição de documentário e lançamento de livro. O livro e o documentário tratam da memória dos brasileiros judeus que serviram às Forças Armadas, desde a chegada dos primeiros marinheiros cristão-novos com a frota do Almirante Pedro Alvares Cabral em 1500, até os nossos dias, com as Forças de Paz do Brasil no Haiti. Passa pelos Bandeirantes, militares do Império, Guarda Nacional, os que deram a vida pelo Brasil e aqueles condecorados em operações de guerra pela Marinha, FEB – Força Expedicionária Brasileira e Aeronáutica. Entre outras aventuras e curiosidades descobertas pelo autor, encontra-se a de que foi no Brasil que lutou a primeira unidade de combate israelita formada após o início da Diáspora de 70 DC.  A  unidade foi constituída por soldados das tropas holandesas, que falavam português e estiveram no Recife de 1630-1654 sob a bandeira da Casa de Orange e Nassau. A história, exaustivamente pesquisada pelo autor, rendeu um filme documentário, que também será exibido na AIC.
Conheça mais sobre o autor aqui.
SERVIÇO
O quê: Palestra, exibição de documentário e lançamento de livro. Coquetel.
Quando: dia 13 de novembro
Horário: 20:00
Onde: AIC



SHABAT – (na imagem, Jacó e o Anjo, Rembrandt, 1650) Nosso tradicional Shabat musical, com o chazan Luis Prist, ocorrerá no dia 23 de novembro. Encontro da comunidade, para confraternizar, congregar e elevar nossa espiritualidade. O Shabat especial, da famosa história do reencontro de dois irmãos – Esaú e Jacó – que estavam separados e distantes pelo ódio. Como superaram suas diferenças? Como se reencontraram e fizeram as pazes? Que estratégias foram usadas para reiniciar o diálogo? É na parasha Vayishlach, também, que Jacó enfrenta o desconhecido e prevalece, ganhando seu novo nome: Israel. Venha celebrar com a AIC este Shabat emocionante.
SERVIÇO - Shabat
Quando: dia 23 de novembro
Horário: 19:30
Onde: AIC

 

INTRODUÇÃO AO JUDAÍSMO – O curso Introdução ao Judaísmo prossegue, com os Módulos 1 e 2, para alunos já matriculados. Novas turmas em 2019. As aulas ocorrem neste dia 24 de novembro, às 10:00, na AIC.

ESTUDO DA PARASHA – Mensalmente, a AIC promove um debate orientado sobre a parasha da semana. No  encontro do mês de novembro será analisada a parasha em que se inicia a saga de José: seus primeiros sonhos, as relações com seus irmãos, sua vida no Egito e sua prisão. É a formação de um líder, que atravessa altos e baixos, que é perseguido e caluniado. Como ele enfrenta tais desafios? O que temos a aprender com José? Venha debater esta parasha fascinante, dia 24 de novembro, às 13:00, na AIC.

ELEIÇÕES – O mandato da atual diretor chega ao fim e o processo eleitoral na AIC já começou. As inscrições para formação de chapas estão abertas e a Assembleia Geral Ordinária para Eleição ocorrerá no dia  9 de dezembro de 2018, na AIC.
Faça sua inscrição ou indicações aqui.


CHANUKA – Celebraremos a Festa das Luzes  no dia 09 de dezembro, com muita alegria e surpresas! Save the date!

AGENDA

PALESTRAS
Direitos Humanos e Judaísmo
Com Ethel Scliar Cabral. A palestra ocorrerá durante a celebração aos 70 anos da Proclamação da Declaração dos Direitos humanos, no Encontro Inter-religioso a se realizar na Paróquia da Santíssima Trindade.
O quê: Encontro Inter-Religioso. Palestra. Direitos Humanos e Judaísmo, com Ethel Scliar Cabral.
Quando: 13 de novembro de 2018, 19:00
Onde: Paróquia da Santíssima Trindade, Praça Santos Dumont, 94, Trindade, Florianópolis.

Era dos Descobrimentos - Judeus e Cristãos-Novos na Marinha de Portugal
Com Israel Blajberg. A palestra será proferida na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina,  EAMSC, durante a XXII Convenção Nacional Soamar Brasil.
O quê: Convenção SOAMAR. Palestra sobre judeus e cristãos novos e exibição de documentário. Com  Israel Blajberg.
Quando: 15 de novembro de 2018, 9:00
Onde: Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina -  EAMSC
Av. Marinheiro Max Schramm, 3028 - Jardim Atlântico, Florianópolis.

Comentários