Iom Hazikaron & Iom Haatzmaut


Neste mês, três datas interligadas são muito importantes para os judeus do mundo inteiro: Iom Hashoa (Dia da Lembrança do Holocausto, que já passou, veja aqui), Iom Hazikaron (dia da Recordação dos Soldados Mortos por Israel, dia 08 de maio) e Iom Haatzmaut (Dia da Independencia, 9 de maio). As datas estão interligadas, pois foi na sombra do assassinato de 6 milhões de Judeus que, finalmente, o moderno Estado de Israel foi fundado: um lar legítimo, que abraça todo e qualquer judeu, de qualquer parte do mundo, com a segurança de uma família amorosa. Nunca mais perseguições. Nunca negação. Nunca mais humilhação. Mas este sonho se concretiza porque muitos tombaram para nos proteger, para nos defender. A eles, rendemnos nossas homenagens. Por eles, erguemos nossas vozes. Para eles, o brilho de nossas lágrimas, em rios que escorrem, mas fertilizam o futuro.
O texto a seguir, de origem desconhecida, sintetiza um pouco desta história.

Um pouco de história
Yom HaZikaron é o dia da lembrança nacional em Israel quando são honrados todos os soldados e pessoas que perderam suas vidas durante a luta para defender o Estado de Israel. Neste dia lamentamos e lembramos nossos soldados caídos e todas as vidas perdidas pelo terror. Yom HaZikaron começa com uma sirene às 8h da noite do dia 07 de maio. Assim que a sirene é ouvida, os cidadãos israelenses param o que estão fazendo, onde quer que estejam, e se mantêm firmes para homenagear aqueles que morreram. A sirene lembra o toque do shofar, o despertar que agrega o povo judeu como um todo.
Após a primeira sirene, começa a Cerimônia Oficial no Muro das Lamentações, na Cidade Velha de Jerusalém. O Primeiro Ministro, o Ministro da Defesa, o Chefe do Estado Maior do IDF e o Presidente participam desta cerimônia. No dia seguinte, há outra sirene de dois minutos às 11h da manhã. Esta sirene marca o início de cerimônias memoriais privadas que acontecem em cemitérios ou escolas.
À noite, a cerimônia final é realizada no Cemitério Nacional do Monte Herzl, marcando o fim de Yom HaZikaron e o início do Dia da Independência de Israel.
Em Israel, de acordo com a lei, o Dia da Independência precisa começar no momento em que o Dia da Lembrança termina. Isso ocorre porque o Estado de Israel não seria capaz de celebrar sua existência se não fosse por aqueles que deram suas vidas por isso. Não poderíamos ter um desses dias sem o outro. Honramos a memória daqueles que lutaram e perderam suas vidas, para que hoje possamos celebrar nossa independência.


Comentários