O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

domingo, 12 de setembro de 2021

Segundas Intenções deste 13/09 irá discutir a entrada de estrangeiros judeus nos anos 1930 no Brasil.

O tema da entrada de estrangeiros judeus nos anos 1930 no Brasil é recorrente na mídia e interessa especialmente à comunidade judaica em razão de fatos subsequentes a esse período. Embora não soubessem, não tinham como saber, os judeus que permaneceram na Europa depois de outubro de 1941 foram assassinados em sua grande maioria. Por que os judeus não eram vistos como bons imigrantes? Os que conseguiram imigrar, acabaram inscritos no Livro da Vida. Reflexões a respeito desse tempo e tema serão objeto da apresentação de Fábio Koifman, no próximo dia 13 às 21h. Graduado em Direito e História, Mestrado e Doutorado em História, atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Fábio Koifman é autor dos livros “Quixote nas trevas: o embaixador Souza Dantas e os refugiados do nazismo”, “Imigrante Ideal: o Ministério da Justiça e a entrada de estrangeiros no Brasil 1941-1945)”, “Raymundo Souza Dantas: o primeiro embaixador brasileiro negro” e co-organizador do recém lançado “Judeus no Brasil: História e Historiografia: ensaios em homenagem a Nachman Falbel”.
Para participar, basta clicar no link
https://us02web.zoom.us/j/85701690660?pwd=bkNFWWZqVzRDbHdURzFacWUwRUlOZz09&fbclid=IwAR3RmM6QABMMgRLJeYAF0dxnh9eY_xwV1gsthyKLAjr-bv2y-U57OBwzV3g#success
Zoom ID 85701690660 Senha 325627
(A sala será aberta às 20h45m)

Líderes da Associação Israelita Catarinense participam de encontro em escola de Criciúma (SC) onde alunos fizeram saudação nazista.

O presidente e o vice-presidente da Associação Israelita Catarinense (AIC), Eduardo Gentil e Lívio Charach, respectivamente, estiveram nesta quarta-feira (8) na escola particular do município de Criciúma (SC) onde alunos do ensino fundamental foram flagrados fazendo uma saudação nazista dentro da sala de aula. O encontro foi marcado por um intenso diálogo com representantes docentes e estudantes do nono ano. Eduardo e Lívio falaram para os jovens sobre os horrores do regime nazista, o imperativo respeito às vítimas do Holocausto e a necessária construção de valores universais contrários aos discursos de ódio. Na oportunidade, material didático do Museu do Holocausto de Curitiba foi distribuído para todos os presentes, bem como, livros referentes ao Holocausto foram doados para o acervo da biblioteca da escola. Em reunião, atividades didáticas propositivas foram discutidas com a coordenação pedagógica do ensino fundamental. Nazismo nunca mais!
A AIC agradece ao Sr. Isac Baril (Presidente da Federação Israelita do Paraná), o Sr. Carlos Reiss (Coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba) e a Sra. Giovanna Mizhari Carcereri, pelo apoio e logística que permitiram a distribuição de material didático impresso em tempo hábil para os estudantes da escola de Criciúma (SC).
A matéria pode ser acessada em: https://www.conib.org.br/lideres-da-associacao-israelita-catarinense-participam-de-encontro-em-escola-de-criciuma-sc-onde-alunos-fizeram-saudacao-nazista/

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Procurando presente para o Dia dos Pais? Fique atento na sugestão do Ateliê Or

O Ateliê Or traz, em edição limitada, um presente especial para papais muito especiais! Que tal adquirir um avental multi-tarefa exclusivo? Esta peça incorpora de maneira original a palavra "pai" em várias línguas, inclusive em hebraico e transliterado. Encomende agora mesmo através do número (48) 9 9106 7976. Prestigie o Ateliê Or - Iniciativa para geração de emprego e renda apoiada pela comunidade judaica catarinense.

A Jornada Nacional de Educação Judaica está chegando!

Voltada para profissionais da área de educação judaica e complementar, esta capacitação terá como tema "Os desafios da Educação no presente - De futuros possíveis a futuros desejáveis". O evento é uma realização da CONIB, da Agência Judaica para Israel e do Ministério da Educação de Israel. A jornada vai durar dois dias (31 de agosto e 1 de setembro). As inscrições estão abertas e podem ser feitas em: http://jornadaeducacaojudaica.com.br/

Sionismo: histórias e narrativas

O Hashomer Hatzair e o Centro Cultural Mordechai Anilevitch estão lançando o curso "Sionismo: histórias e narrativas". O evento acontecerá em formato remoto síncrono via plataforma Zoom. Quando? Todas às quartas-feiras de Agosto e também na quarta-feira dia 01 de Setembro (horário: 19:00 às 20:30). A programação contará com a participação de grandes especialistas no assunto. Maiores informações através do link: bit.ly/cursosionismo

O Professor Sérgio Campregher falou sobre o revisionismo histórico e nazismo em Santa Catarina

No dia 21/07, a Associação Israelita Catarinense (AIC) trouxe uma pauta explosiva para a sua live mensal: o revisionismo histórico e o nazismo em Santa Catarina. Na oportunidade, o Professor Sérgio Campregher - estudioso de destaque acerca desta temática, partilhou uma parcela do seu vasto conhecimento com os presentes, bem como, discorreu sobre a evolução do nazismo em nosso estado. O Professor Campregher também esclareceu dúvidas e partilhou as suas percepções acerca da crescente onda de antissemitismo que está se espalhando mundo afora. Perdeu a live? Ela foi gravada e está no YouTube da AIC. Para assistir, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=B60EjzI846w&t=771s

sexta-feira, 2 de julho de 2021

A comunidade judaica de Santa Catarina se despede do artista, escritor e acadêmico Rodrigo de Haro.

O artista, escritor e acadêmico Rodrigo de Haro faleceu na manhã desta quinta-feira (1º de julho) em Florianópolis aos 82 anos. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor pela Universidad del País Vasco, o Dr. Rodrigo de Haro teve uma carreira de destaque no âmbito das artes, poesia e humanismo. Grande amigo da nossa comunidade, participou de diversas celebrações da AIC e contribuiu com a sua arte para o fortalecimento do judaísmo: ilustrou livros e doou quadros para a geração de fundos para a nossa associação. Fez a diferença por onde passou. Nossas sinceras condolências à família.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Dica para o Dia das Mães

Presenteie a sua mãe com uma bela toalhinha de lavabo.
Quer saber como adquirir este mimo? Entre em contato com o Ateliê Or através do número: 48 9 9106 7976.
Prestigie o Ateliê Or - Iniciativa para geração de emprego e renda apoiada pela comunidade judaica catarinense.
Boa semana.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Celebre Yom HaAtzmaut

Hoje celebramos o Dia da Independência de Israel (Yom HaAtzmaut). Todos os judeus ao redor do mundo estão em festa e desejando os melhores votos para este país que temos orgulho de chamarmos de CASA. Lechaim!

terça-feira, 13 de abril de 2021

Yom HaZikaron & Yom HaAtzmaut

Hoje, 13 de Abril, rendemos justa homenagem aos homens e mulheres que perderam as suas vidas defendendo o Estado de Israel (Yom HaZikaron), bem como, recordamos a memória daqueles(as) que foram vítimas do terrorismo. Não por acaso, esta data antecede o Dia da Independência de Israel (Yom HaAtzmaut): a independência e a própria existência do Estado judeu é fruto da coragem, resiliência e sacrifício destas pessoas. AM ISRAEL CHAI!

sábado, 3 de abril de 2021

Newsletter - março de 2021

Os principais informes e eventos que ocorreram na nossa comunidade passam por aqui.
Daniel Camiser falou sobre o atentado contra a AMIA
No último dia 09/03, tivemos a oportunidade de batermos um papo com o Sr. Daniel Camiser - Diretor Jurídico da Delegação das Associações Israelitas da Argentina (DAIA). Na oportunidade, o Sr. Camiser esclareceu dúvidas dos presentes acerca do bombardeio criminoso que ocorreu no prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) no ano de 1994. O Diretor da DAIA também partilhou algumas curiosidades e imbróglios jurídicos que envolvem este atentado antissemita. Esperamos que os envolvidos neste incidente nefasto sejam regiamente punidos o quanto antes. Estamos atentos.
Oportunidades de estudo no TECHNION
No domingo (14/03), a Associação Israelita Catarinense (AIC) e o Hashomer Hatzair - Floripa, organizaram um papo com o Sr. Ricardo Lomaski Torrez - Embaixador Internacional do Israel Institute of Technology (TECHNION). O evento voltado para o público jovem da comunidade, teve por objetivo mostrar as oportunidades de estudo de graduação e pós-graduação (processo de admissão, bolsas de estudo, alojamento, etc) nas áreas de ciências e tecnologia que são ofertadas pelo instituto. Sobre o TECHNION: Considerado centro de excelência, o TECHNION possui quase 100 anos de existência e possui protagonismo no desenvolvimento científico e tecnológico global. Quatro professores do TECHNION já foram laureados com o prêmio Nobel. Para saber mais, acesse: https://www.technion.ac.il/en/home-2/
Hagadah Virtual: Diferente mas igualmente especial (até rimou)
As pessoas que participaram do Seder de Pessach (5781) da Associação Israelita Catarinense (AIC) puderam vivenciar as emoções transmitidas pelos presentes e pela condução do Chazan Luís Prist.
Foi cumprida a Hagadah e todos puderam experimentar um clima de união, apesar do distanciamento social imposto pelo momento atual.
Esperamos que os que não puderam participar deste encontro virtual conosco, possam ter tido a oportunidade de celebrar Pessach com toda a segurança possível. Pessach é uma das mais belas festividades do nosso calendário, sendo uma oportunidade singular para firmarmos a nossa identidade judaica.
Nossas festas, ritos e celebrações, são fundamentais para a manutenção da nossa tradição. Somente assim, evitaremos a possibilidade de assimilação. Esta vilã rompe uma aliança de gerações, iniciada com o pacto abraâmico. Tudo acaba se perdendo em meio à assimilação: cultura, base ética, costumes, comportamento, religião, etc.
Evidente que, aqueles que não são religiosos, ou não têm fé, mas se identificam como parte da tribo, tem muitos outros escopos onde podem praticar o seu judaísmo.
Ter identidade judaica demanda vida comunitária e, em meio ao cotidiano turbulento deflagrado pela pandemia, estamos descobrindo que mesmo fisicamente afastados, podemos manter a tradição. Sobrevivemos à prova do tempo por sermos coesos, embora plurais e, mais recentemente, por estarmos sempre presentes, ainda que virtualmente.
Aguardamos todos vocês em nosso próximo encontro (seja virtual ou presencial).
Chag Pessach Kasher veSameach!
Mochilas prontas no Shomer: Está chegando a hora do embarque, pessoal.
Três jovens da nossa comunidade que fazem parte do Hashomer Hatzair - Floripa, estão com as mochilas prontas para o Shnat Achshará. Victor Menna, Isabela Milmann e Theo Goifman, terão muitas vivências para contar e participarão de três grandes momentos em Israel: o kibutz (onde irão trabalham e estudar hebraico), a comuna (terão que viver juntos numa casa, trabalhando e aprendendo o valor de compartilhar) e o machon (uma escola de madrichimot do mundo todo, com várias disciplinas pertinentes à filosofia do Shomer). Vamos fazer uma despedida para essa galera? Beleza. Dia 23/04 faremos um Cabalat Shabat virtual EXTRA, sendo este 100% conduzido pelo Hashomer Hatzair - Floripa. Quer receber o link do evento? Mande um email para: secretaria@aic-sc.org.br
DICA - CULTURA E RELIGIOSIDADE JUDAICA
O livro "Jewish Law as Rebellion: A Plea for Religious Authenticity and Halachic Courage" (A lei judaica como rebelião: um apelo por autenticidade religiosa e coragem haláchica) - é a nossa dica de cultura e religiosidade judaica do mês. Esta obra fascinante de autoria do Rabino Ortodoxo Nathan Lopes Cardozo está dividida em 54 capítulos, onde cada um, mais parece um conjunto de estudos de caso sobre decisões haláchicas ousadas e criativas de grandes rabinos do passado e do presente. Neste livro, o Rabino Cardozo também discorre sobre os desafios do judaísmo contemporâneo e faz prognósticos para o futuro da tribo. Leitura obrigatória.
Shalom
Associação Israelita Catarinense (AIC)

terça-feira, 16 de março de 2021

Dia Nacional da Imigração Judaica

O Dia Nacional da Imigração Judaica celebra, a cada 18 de março, a contribuição do povo judeu na formação da cultura brasileira. A data foi criada por um projeto de lei de autoria do então deputado federal pelo Rio de Janeiro, Marcelo Itagiba, e sancionado em 2009 pelo presidente em exercício à época, José Alencar.
Para marcar a ocasião, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) vai promover um debate online reunindo ao vivo o ex-deputado federal, Marcelo Itagiba e o professor Celso Lafer, no dia 18 de março, às 19h. O encontro contará com a mediação da diretora da Conib, Mirella Radomysler e a abertura será feita pelo presidente da instituição, Claudio Lottenberg. Acompanhe o evento através do Facebook ou no Youtube da Conib. Não perca!
A imigração judaica aconteceu aqui a partir do começo do século XVI, principalmente na região Nordeste do Brasil. A maioria destes imigrantes veio de Portugal e de outras regiões da península Ibérica.
Foi no Nordeste, durante a ocupação holandesa, que se instalou também a primeira comunidade judaica organizada do país, em Recife. Nesta cidade foi erguida a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, um marco da presença judaica no país.
Aliás, o dia 18 de março foi escolhido, para celebrar a contribuição judaica no país porque esta foi a data da reinauguração, em 2002, da Sinagoga Kahal Zur Israel, conforme explicado no projeto de lei.
Depois, os imigrantes começaram a chegar em solo brasileiro em 1810, oriundos, em sua maioria, do Marrocos. Eles se estabeleceram principalmente em Belém, onde fundaram a segunda mais antiga sinagoga do Brasil, que continua ainda hoje em pleno funcionamento. Neste mesmo lugar, construíram também o primeiro cemitério israelita do país.
A imigração judaica se intensificou no período que vai do século XIX até a primeira metade do século XX, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Os imigrantes partiram, na maior parte, da Europa e de alguns países árabes.
Com o passar do tempo, a comunidade judaica cresceu, fincou raízes profundas, espalhou-se pelos diversos estados da federação e trabalha, integrada, pelo desenvolvimento e bem-estar da sociedade brasileira, que tão bem acolheu aos judeus e tantos outros imigrantes.

segunda-feira, 15 de março de 2021

Apoie o Atelier Or!

Todo ano celebramos a liberdade. Liberdade de escolha, liberdade para ajudar quem precisa. Neste ano, mais uma vez, contamos com você para apoiar o Atelier Or, com esta toalha bordada para cobrir a matzah e colocar o afikoman. Edição limitada. Apenas R$ 30,00. Encomende já a sua!

sexta-feira, 12 de março de 2021

Pessach - 5781

Como vão os preparativos para as celebrações de Pessach? Precisando de suco de uva ou vinho kasher? Matzá? Entre em contato conosco. Teremos satisfação em lhe auxiliar na obtenção de alguns dos itens que estarão no seu Seder.

quarta-feira, 3 de março de 2021

BAR E BAT MITSVAH

Mais do que uma cerimônia, momento de superar desafios. Descobrir novas dimensões. Venha conhecer o projeto desenvolvido pelos professores (morim) Ethel Scliar, Marcia Rovinsck e Richard Rafea. Vamos trocar ideias, esclarecer dúvidas e construir, juntos, um lindo processo de crescimento com ética e responsabilidade. Na reunião online, você conhecerá:
- Objetivos - Conteúdo - Metodologia
Sábado, dia 13 de março, às 16:30.
Para link, sem compromisso, inscrever-se aqui:
https://forms.gle/C3ks9A7QDPoWyxKm6