Receitas de Pessach

http://panelinha.ig.com.br/agenda_rita/agenda.phtml?cod_dia=44  

A data é determinada pelo calendário judaico e, tradicionamente, ocorre perto da Páscoa. Por isso, o Pessach também é conhecido como a páscoa judaica. As comemorações, porém, nada têm em comum: enquanto a Páscoa celebra a ressurreição de Cristo, o Pessach celebra o Êxodo do Egito.

Como em outras datas comemorativas judaicas, a mesa no Pessach também é cheia de simbolismos. Em memória aos judeus que fugiram do Egito em tal pressa, cujo pão não teve tempo para crescer, e também seguindo a injunção da Torá, “Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel”( Êxodo, capítulo 12, versículo 19), alimentos que fermentam são proibidos.

No lugar do trigo, cevada, centeio e aveia é usada uma farinha especial que não fermenta, a matzá. Entre os judeus ashkenazim ingredientes como lentilha, ervilha, feijão, milho e arroz também são proibidos, pois podem fermentar. Fécula de batata e amêndoas moídas são usadas no preparo de doces como bolos e biscoitos.

A bandeja do Seder, servida no principal jantar do Pessach, é composta por alimentos simbólicos: chicória para lembrar os tempos amargos da escravidão no Egito; alface mergulhada em água salgada que representa as lágrimas dos escravos; ovo cozido, que lembra o luto pela perda do templo, entre outros...

Veja as nossas receitas de Pessach:

- Chremslach - Panquecas de Pessach
- Knaidlach - Caldo de frango com bolinhas de matzá
- Bolo de amêndoas
- Gefilte Fish - Bolinho de peixe
- Compota de frutas
- Latkes - Bolinho de batata e cebola
- Prune Tzimmes - Assado com legumes e ameixa
- Purê de abóbora
- Repolho roxo com maçã

Comentários