Levantar âncoras!

É possível abandonar tudo em busca de um sonho? “Vai embora da tua terra, do teu torrão natal e da casa dos teus pais.” O Maharal de Praga (aquele mesmo a quem se atribui a criação do Golem) interpretou esta passagem como a necessidade de você romper com três aspectos: material (a terra), espiritual (o lugar de nascimento) e o intelectual (o conhecimento dos pais). Para penetrar em um novo país —novas conquistas—, ampliar fronteiras, é necessário levantar âncoras, como Abrão, que deixa tudo para trás em busca de um novo porvir. Não é tarefa fácil: muitas vezes, andamos em círculos, temos miragens, achamos que estamos frente ao novo, mas estamos apenas fazendo mais do mesmo. É difícil abandonar velhos hábitos (principalmente quando achamos que eles são corretos e os melhores!), soltar os pesos e inflar velas. Mas levantar âncoras é fundamental para ver a vida com perspectivas diferentes e para não enferrujar. Dê o primeiro passo, agora, para realizar a mais maravilhosas de todas as viagens: a viagem para descobrir o seu próprio eu. 

Shabat com HaShomer Hatzair– O sheliah (enviado de Israel) do Shomer, Liran Levy está em Florianópolis e este shabat do dia 11 de outubro celebra os 100 anos do movimento, com muitas atividades bacanas. Liran falará um pouco sobre sua trajetória e como percebe a situação de Israel agora. 


Seminário Desafios do Judaísmo – 01, 02 e 3 de novembro, em Itaipava, Rio de Janeiro. O Seminário, promovido pela ARI, Associação Religiosa Israelita, trará um dos maiores pensadores do judaísmo contemporâneo, o Rabino Uri Regev.  Imperdível. Vagas limitadas e custos subsidiados, com tudo incluso. 
Mais informações 

Bolsa de Estudos para Pós-Doutorado - Mandel Postdoctoral Fellowships in Humanities and Jewish Studies 2014/2017. O pós-doutorado será realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém e tem caráter interdisciplinar. A bolsa destina-se a estudantes que tenham concluído seu seu doutorado após 2009. As aplicações são realizadas online. 
Inscrições aqui 
Mais informações  

Call for papers 
Jewish Studies as Philosophy: Beyond Historicism and Sociology? 
O congresso será realizado de 23 a 25 de março 2014, na Universidade de Cambridge, Inglaterra. O foco prioritário é o judaismo moderno (de 1650 até hoje). Abstracts devem ser submetidos até 22 de novembro. 
Mais informações

Melilah: Journal of Jewish Studies 
“Israel Studies” é o tema desta edição. O periódico, de caráter interdisciplinar, é disponibilizado em versão impressa e online. Os artigos devem ser submetidos até 1o. de dezembro. 
Mais informações 

Jewish and Non-Jewish Cultures in Contact: New Research Perspectives 
Congresso da EAJS, European Association for Jewish Studies, de 20 a 24 de julho de 2014, Paris. Abstracts devem ser submetidos até 1o. de janeiro de 2014. O congresso é organizado pela Ecole Pratique des Hautes Etudes e pela Ecole Normale Supérieure. 
Mais informações 

Visita: Os “dasantigas” com certeza lembram destes queridos associados, Jones e Amalia, que se mudaram para Belém e agora se encontram em Botucatu, SP. Jones e Amalia vieram matar as saudades, conhecer a nova sede e contaram tudo que andam fazendo na pequena comunidade de Botucatu. Trocamos ideias, experiências, sugestões e dicas. Jones está fazendo um trabalho maravilhoso em Botucatu, ajudando a organizar a comunidade. Voltem sempre!

Confira: Confira a intensa visita do Rabino Joseph Edelheit e não perca as próximas atividades da AIC: sexta, dia 18 de outubro, cineclube AIC, com o filme O gato do Rabino; prática de meditação e a visita do Embaixador de Israel. Programe-se!
Shabat Shalom!


Comentários