Judeus em Espiritismo e Umbanda

HOJE, NO CCE, UFSC, SALA HASSIS, 13:30- Judeus em Espiritismo e Umbanda
Apresentação multimídia que examina a interação entre as culturas judaica e brasileira por meio das lentes do Espiritismo e Umbanda e as atitudes em desenvolvimento dos judeus brasileiros para com essas religiões, e que já foi exibida em Nova Iorque.
Espíritos judeus de rebeldes, sábios e prostitutas têm seu lugar particular na mitologia da Umbanda. Nela podem ser localizados os rebeldes judeus que recusaram a opressão das religiões dominantes, os rabinos que invocavam forças místicas da Cabala e as prostitutas judias polonesas nas ofertas de conselhos sobre assuntos amorosos em iídiche. Cada um desses personagens pode ser atribuído a um contexto histórico específico de imigração judaica para o Brasil: dos criptojudeus portugueses dos séculos XVI e XVII; trabalhadores do ciclo da borracha - judeus marroquinos do final do século XIX, e os judeus do leste europeu do século XX. A apresentação incluirá trechos da filmagem de cerimônias da Umbanda. Mais informações sobre o pesquisador russo americano Alex Minkin no link. Divulgue. Compartilhe. Prestigie.

QUEM É ALEX MINKIN
Alex Minkin  pesquisa sobre a cultura brasileira desde 1996. Ele é o fundador da Ticún Brasil (http://ticunbrasil.com), uma organização não governamental que implementa projetos educacionais, sociais e de arte no Rio de Janeiro, bem como eventos da cultura brasileira em Nova York, desde 2008. Ele lecionou sobre a cultura brasileira na Brazilian Endowment for the Arts e Mid Manhattan/Queens Library e publicou artigos em Sounds and Colours e Jewish Currents. Originalmente de Moscou, Alex estudou no Instituto da Língua Portuguesa em Nova York. Ele também dirige o projeto musical Extended Techniques (https://extendedtechniques.com), dedicado a músicas sub-exploradas do jazz e música clássica contemporânea. Alex está atualmente trabalhando no livro “Seven Waves of Umbanda”, que traça as origens da religião e sua evolução histórica, e apresenta também uma visão geral dos rituais, festas, folclore, música e o papel que a Umbanda desempenha na cultura contemporânea brasileira e na sociedade. 

SERVIÇO
O quê: Apresentação multimidia - Judeus em Espiritismo e Umbanda
Quando: 11 de outubro de 2018
Horário: 13:30
Onde: CCE - Centro de Comunicação e Expressão, UFSC, Florianópolis
Informações: https://www.facebook.com/events/166315184289699/
 

Comentários