O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

domingo, 30 de julho de 2017

Ruptura e Força



9 de Av, que neste ano de 2017 inicia-se no anoitecer nda 2ª. feira, dia  31 de julho1, é uma data relembrada pelos judeus ao redor do mundo como um dia de tragédias nacionais. Muitos, portanto, jejuam e oram, fazendo deste dia um dia de luto.
O luto é uma forma de lidar com as perdas e com a dor. Lidar com a ruptura, com um momento difícil, com alguém que se foi: é uma mudança de situação, de cenário. É enfrentar o desconhecido.
Pense em uma crise pela qual você passou: algo que desejava muito, e não conseguiu conquistar. Uma perda sofrida. Algo grande ou pequeno, mas que provocou muita dor.
É um sentimento de esfacelamento, de desintegração, de profundo desnorteamento. No entanto, é nesta ruptura que se encontra uma grande força, uma grande energia, que cabe a você, e somente a você, libertar. Como o núcleo do átomo, quando se rompe, esta ruptura pode liberar uma enorme energia – destrutiva ou construtiva. A coesão do núcleo do átomo é sua força: ela contém um potencial imenso. Mas este potencial só se revela quando a ruptura ocorre. Em 9 de AV, percebemos estas energias negativas que se transformam em positivas. Neste 9 de AV reflita que a ruptura do Templo impulsionou o judaísmo para uma religião em constante renovação, descentralizada, que iluminou o mundo, rompendo as fronteiras do Muro das Lamentações com sua mensagem de ética e justiça social. É hora de agir para consertar o mundo – seja o seu mundo interior, seja a comunidade em que você vive. Faça da ruptura um tempo de força positiva.
Junte-se a nós neste 9 de AV para ouvir a palestra do Ilmo. Sr. Consul de Israel, Dori Goren, na AIC, às 20:00, unindo diáspora e Israel. Confira mais informações no convite a seguir ou escreva para secretaria@aic-sc.com.br

1. Em 9 de AV ocorreram fatos marcantes para a formação da identidade judaica: destruição do 1º. e 2o Templos (423 a.E.C e 70 E.C,); expulsão dos judeus da Inglaterra (1290); último dia para saída de Espanha e Portugal (1492); declaração de guerra da Alemanha contra a Rússia, iniciando a 1ª. Guerra Mundial (1914) – o que resultará posteriormente no shoá (holocausto) entre outros fatos históricos.

PALESTRA COM CONSUL GERAL DE ISRAEL 
SERVIÇO
O quê: palestra com o Consul Geral de Israel, Ilmo. Sr. Dori Goren
Tema: Atualidades de Israel
Quando: Dia 31 de julho de 2017, 20:00
Onde: Sede da AIC
OBS: Teremos um coquetel comunitário após a palestra. Trazer um salgado e bebida.
Informações e confirmação: secretaria@aic-sc.com.br
Currículo cônsul: Clique aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!