O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Iom Hashoa - Dia do Holocausto

Não basta lembrar. Não basta se entristecer. Não basta se indignar.
No dia 2 de maio de 1945, a Rússia captura Berlim. É um marco para sempre lembrado: a humanidade não podia mais se calar. As atrocidades cometidas contra os judeus – 6 milhões de judeus, cada um com seu nome, sua história, sua esperança – vieram a público. O número pode ocultar a lágrima individual e até nos fazer indiferentes. Mas não. 6 milhões são formados por muitos “uns”. Echad. Cada um, assim como você, cada um tem sua raiz e seu fruto que se projeta para o futuro.
Devemos lembrar. Devemos chorar. Mas devemos aprender. O Shoá aconteceu pelo silêncio de muitos. Pelas chamas que se apagaram. Pela desesperança. Pelo ignorar o outro e não abrir espaço para as diferenças. Amanhã é dia de refletir E agir. Uma gota que seja, uma semente que seja, um sopro que seja. Você pode fazer a diferença para construir um mundo melhor. Abra um sorriso. Estenda a mão. Aprenda e ensine. Todos sempre têm algo a aprender e algo a ensinar. Como, juntos, podemos construir um presente acolhedor e apagar o ódio? Cante junto. Eleve sua voz na música que rompe fronteiras. Que as benções desta música iluminem o seu dia, nesta data de 27 de Nissan de 5779. Shalom!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!