Eventos



ATUALIZADO EM SETEMBRO DE 2017

Bolsa de Estudos
Bolsa de Pós doutorado na McGill University (Canadá): Aberto processo de seleção para estudos pós-doutorais na McGill University, Departamento de Estudos Judaicos, para o ano 2018-2019.  Este ano o objeto de pesquisa é aKabala. Pesquisadores que abordem qualquer aspecto relacionado com a Kabala estão convidados a apresentar suas propostas. O projeto deve incluir dois cursos a serem ministrados um em cada semestre, além de  uma palestra pública durante a estadia.  Bolsa de $52 mil dólares canadenses, mais benefícios e uma ajuda para pesquisa de $ 8.500,00. Candidatos devem ter finalizado seus estudos doutorais entre  junho de 2014 e junho de 2018.
Mais informações: Clique aqui.
Dead Line: 1 de dezembro de 2017

Bolsa de Pós Doutorado na Universidade da Pensilvânia (USA) com área de concentração sobre a Vida Judaica no Contexto Islâmico moderno, incluindo diferentes regiões geográficas.  O doutorado cobrirá o período de 2018-2019 e pretende enfatizar análises  inter  e multidisciplinares, incluindo antropologia, história, estudos textuais, arte, mídia e outros campos. Entre alguns dos aspectos que podem ser abordados encontram-se as relações de gênero, expressões culturais, religiosas, colonialismo, formação de identidade de Estado.
Ou escreva para: Elizabeth Martin, Fellowship Coordinatormartinev@upenn.edu
Dead line: As aplicações encerram-se 31 de outubro de 2017.

LIVROS ONLINE DE GRAÇA PARA EDUCADORESA Judaic Digital Library,organização sem fins lucrativos, distribui gratuitamente aos professores interessados livros que possui em seu acervo digital. 
Solicite acesso aqui, com o título que deseja e o número de estudantes que serão atendidos. 

CALL FOR PAPERS

Western Jewish Studies Association Conference – A conferência ocorrerá em Santo Antonio, Texas, na Universidade de Trinity, em março de 2018. Estão abertas submissões relacionadas com qualquer área do judaísmo. Nesta conferência, incentiva-se a participação de papers que marcam o aniversário de Israel e da Noite dos Cristais. Também são aceitas sugestões para composição de painéis. Abstracts (no máximo uma página em espaço duplo) devem ser submetidos acompanhados de um breve currículo.
No caso de submissões de estudantes universitários, o melhor paper apresentado concorre a um prêmio de $200. Possibilidade de ajuda de custos para participantes de outros países.
Dead line (abstracts): 1 de setembro de 2017.

17a. Conferencia Internacional para Pesquisas em Estudos Judaicos – A conferência será realizada em Varsóvia, de 14 a 16 de novembro de 2017.  A conferência abrange temas relacionados com história, filosofia, cultura literatura, religião e linguística (hebraico, ídiche e ladino) desde os tempos antigos até o mundo contemporâneo. Abstracts com 200 a 300 palavras devem ser enviados acompanhados de formulário de aplicação preenchido.
Dead Line (abstracts): 1 de setembro de 2017
Mais informações, clique aqui. 
Formulário de aplicação aqui. 
Enviar para: judaistyka.kn@uw.edu.pl. 

Journal of Lesbian Studies – Edição Especial sobre Judias Lésbicas
Os editores buscam papers que abordem uma miríade de aspectos relacionados com o lesbianismo entre judias, incluindo histórias, práticas culturais, abordagens religiosas, genealógicas, textuais, políticas, artísticas etc.
Abstracts, com 500 palavras a uma página, devem ser enviados para a editor (veja abaixo).
Especificações técnicas para o abstract: Espaço duplo, Times new Roman, corpo 12, margem 1 inch. Título proposto, nome do autor, instituição (se houver), titulação acadêmica ou professional (se houver), e-mail e endereço.
Dead line expandido para o Brasil (abstracts): 04 de setembro de 2017
Enviar para: marlab@unh.edu
Colocar no assunto: JoLS, Query. Seu nome_ palavra chave

Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Abertas inscrições para apresentações na Conferência Internacional Centro Dahan sobre Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Sionismo religioso e judeus em países islâmicos - Educação, identidade, política e colonização. A conferência ocorrerá na Universidade Bar-Ilan, em 25 de dezembro de 2017.
Dead line (abstracts): 14 de setembro de 2017.
Mais informações: Dahan.Center@biu.ac.il

Israel Studies Review – Edição especial a ser lançada em novembro/dezembro de 2018, abordando “Novas Perspectivas aos 70”. Os editores buscam artigos que abordem a historia, a sociedade e a cultura de Israel, entre outras questões. Abstracts devem conter entre 200 e 300 palavras.
Dead Line (abstracts): 15 setembro de 2017
Mais informações, clique aqui. 

Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG – Chamada aberta para Dossiê especial: O arquivo judaico da Segunda Guerra Mundial. O dossiê conterá artigos que reflitam, de forma multidisciplinar, sobre os judeus e a Segunda Guerra Mundial, contemplando, especialmente, estudos sobre o Brasil no período anterior, em meio e no pós-guerra. A impactante obra de Boris Schnaiderman e Stefan Zweig, as importantes publicações de Jacó Guinsburg, além da força do trabalho de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Vinícius de Moraes revelam o multifacetado leque de autores brasileiros que não estiveram alheios ao conflito. A edição estará aberta a outras contribuições pertinentes ao tema e receberá resenhas, contos, poemas, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias, pinturas e charges.
Dead Line: 30 de setembro de 2017
Mais informações AQUI
Ou pelo e-mail: nej.letras.ufmg@gmail.com

Israel na cultura audiovisual: O Estado de Israel, às véspera de completar 70 anos, apresenta uma simbiose de aspectos antagônicos: ortodoxia e laicidade, sexo e gênero, vida e morte, passado e futura, desilusão e esperança…
A 22a. edição do periódico Images será dedicada a ensaios e artigos sobre a cultura israelense em uma perspectiva global, o que inclui desafios estéticos e intelectuais que abrangem expressões como a fotografia, cinema, performance, mídia de massa, abordagens interdisciplinares e a desconstrução da arte.
Dead line: 15 de outubro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Revista Malala: Dossiê Fundamentalismos: O volume 5, número 9, da Revista Malala tem como tema Fundamentalismos, abordando a reação religiosa que pretende retornar à mensagem “original” de uma religião. Serão abordados diferentes fundamentalismos, especialmente aqueles relacionados com o Oriente Médio, incluindo o mundo muçulmano, o judaico, o indiano e também cristãos no Ocidente. As contribuições devem ser enviadas em forma de artigos, ensaios, relatos de campo, resenhas e textos opinativos. As propostas de publicação podem ser em português, inglês ou espanhol.
Dead line: 31 de outubro de 2017
Mais informações AQUI. 

XI Congresso da Associação Europeia para Estudos Judaicos  - Ocorrerá na Cracóvia, Polônia, de 15 a 19 de julho de 2018. O tema central será “Buscando as Raízes das Tradições Judaicas”. São 25 áreas temáticas, que abrangem da História Antiga Judaica e Arqueologia ao  Estudos Contemporâneos, passando por aspectos do misticismo, religião, filosofia, linguística, cultura e artes,  holocausto, antissemitismo, relações entre judeus e não judeus, entre outros. Abstracts devem ser enviados com no máximo 300 palavras e dados básicos sobre o autor, bem como a seção onde pretende apresentar o trabalho. Também são aceitas propostas de painéis abordando assuntos não previstos inicialmente na programação.
Dead line (abstracts): 15 de novembro de 2017
Mais informações, clique aqui. 

The Holocaust: Global Perspectives and National Narratives: Esta é a 15a. Conferencia Internacional, que será realizada em St. Louis, EUA, de 1 a 4 de novembro de 2018, com apoio da Universidade de Washington. A chamada está aberta para papers, posters, propostas de workshops e seminários, especialmente aqueles que adotam metodologias interdisciplinares, aspectos relacionados com a memória e suas representações.
Deadline: 1o. de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

SUBMISSÕES CONTÍNUAS
Journal of Modern Jewish Studies – O periódico é uma publicação internacional que abrange áreas como história, arte,  sociologia, religião e outros aspectos do judaísmo, desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. Além de premiar os melhores estudos e pesquisas, os editores publicam coletâneas dos principais artigos, como livros.
O quê: Publicação periódica, com três edições anuais.
Deadline: Recebimento continuado.

Contemporary Jewry é um periódico de referência em estudos judaicos, abrangendo artigos que cobrem, especialmente, as ciências humanas e sociais: antropologia, demografia, economia, educação, etnografia, história social, política, psicologia social e sociologia. Além das publicações regulares, o periódico lança dossiês para abordar assuntos específicos.
Mais informações, clique aqui. 
Dead line: Submissões em caráter contínuo.

Quest. Issues in Contemporary Jewish History – O periódico, editado pela Fundação Centro de Documentação Hebraica de Milão, está aberto para submissões de artigos que enfoquem qualquer aspecto do judaísmo a partir do século XVIII. São duas edições por ano: uma temática e outra aberta. Os artigos devem conter entre 30 e 60 mil caracteres.
O quê: Publicação periódica.
Dead line: Submissões contínuas

The Journal of Israeli History – O periódico dedica-se especialmente à temática do sionismo e da história de Israel. Os dois editores parceiros atualmente são Universidade de Tel Aviv (Profa. Anita Shapira) e Universidade de Toronto (Prof. Derek Penslar). Os artigos devem ter no máximo 10.000 palavras (incluindo notas). Identificação deve ser incluída em folha a parte (nome, endereço, e-mail).
Mais informações, clique aqui. 
Dead line: Submissões contínuas.
Envio para: jihist@post.tau.ac.il

PRÊMIOS
Estudos sobre o Holocausto: Prêmio de $1000,00 oferecido pelo periódico DAPIM. Podem ser submetidos artigos abrangendo qualquer área relacionada com estudos sobre o holocausto (racismo, propaganda nazista, guetos, campos de extermínio, colaboracionismo, holocausto e artes, testemunhais etc.).
Dead line: 31 de dezembro de 2017.

Mais informaçõesClique aqui.ATUALIZADO EM SETEMBRO DE 2017
Caso encontre algum link quebrado, comunique para a AIC.


BOLSAS DE ESTUDO

Bolsa de Pós doutorado na McGill University (Canadá): Aberto processo de seleção para estudos pós-doutorais na McGill University, Departamento de Estudos Judaicos, para o ano 2018-2019.  Este ano o objeto de pesquisa é a Kabala. Pesquisadores que abordem qualquer aspecto relacionado com a Kabala estão convidados a apresentar suas propostas. O projeto deve incluir  dois cursos a serem ministrados um em cada semestre, além de  uma palestra pública durante a estadia.  Bolsa de $52 mil dólares canadenses, mais benefícios e uma ajuda para pesquisa de $ 8.500,00. Candidatos devem ter finalizado seus estudos doutorais entre  junho de 2014 e junho de 2018.
Mais informações: Clique aqui.
Dead Line: 1 de dezembro de 2017

Bolsa de Pós Doutorado na Universidade da Pensilvânia (USA) com área de concentração sobre a Vida Judaica no Contexto Islâmico moderno, incluindo diferentes regiões geográficas.  O doutorado cobrirá o período de 2018-2019 e pretende enfatizar análises  inter  e multidisciplinares, incluindo antropologia,  história, estudos textuais, arte, mídia e outros campos. Entre alguns dos aspectos que podem ser abordados encontram-se as relações de gênero, expressões culturais, religiosas, colonialismo, formação de identidade de Estado.
Ou escreva para: Elizabeth Martin, Fellowship Coordinator, martinev@upenn.edu
Dead line: As aplicações encerram-se 31 de outubro de 2017.

LIVROS ONLINE DE GRAÇA PARA EDUCADORES
Description: http://track.mlsend.com/link/o/YT02Njg3NjA5NzEzNjc0MTgxMDQmYz1jMnY4JmU9MTEyMjYwMw==.QGcpUDXFYGJCczAdvynOq_lQtw9zM6AS6CU2MispLloA Judaic Digital Library, organização sem fins lucrativos, distribui gratuitamente aos professores interessados livros que possui em seu acervo digital. 
Solicite acesso aqui, com o título que deseja e o número de estudantes que serão atendidos. support@publishersrow.com

CALL FOR PAPERS

Western Jewish Studies Association ConferenceA conferência ocorrerá em Santo Antonio, Texas, na Universidade de Trinity, em março de 2018. Estão abertas submissões relacionadas com qualquer área do judaísmo. Nesta conferência, incentiva-se a participação de papers que marcam o aniversário de Israel e da Noite dos Cristais. Também são aceitas sugestões para composição de painéis. Abstracts (no máximo uma página em espaço duplo) devem ser submetidos acompanhados de um breve currículo.
No caso de submissões de estudantes universitários, o melhor paper apresentado concorre a um prêmio de $200. Possibilidade de ajuda de custos para participantes de outros países.
Dead line (abstracts): 1 de setembro de 2017.

17a. Conferencia Internacional para Pesquisas em Estudos Judaicos – A conferência será realizada em Varsóvia, de 14 a 16 de novembro de 2017.  A conferência abrange temas relacionados com história, filosofia, cultura literatura, religião e linguística (hebraico, ídiche e ladino) desde os tempos antigos até o mundo contemporâneo. Abstracts com 200 a 300 palavras devem ser enviados acompanhados de formulário de aplicação preenchido.
Dead Line (abstracts): 1 de setembro de 2017
Mais informações, clique aqui. 
Enviar para: judaistyka.kn@uw.edu.pl. 

Journal of Lesbian Studies – Edição Especial sobre Judias Lésbicas
Os editores buscam papers que abordem uma miríade de aspectos relacionados com o lesbianismo entre judias, incluindo histórias, práticas culturais, abordagens religiosas, genealógicas, textuais, políticas, artísticas etc.
Abstracts, com 500 palavras a uma página, devem ser enviados para a editor (veja abaixo).
Especificações técnicas para o abstract:  Espaço duplo, Times new Roman, corpo 12, margem 1 inch. Título proposto, nome do autor, instituição (se houver), titulação acadêmica ou professional (se houver), e-mail e endereço.
Dead line expandido para o Brasil (abstracts): 04 de setembro de 2017
Enviar para: marlab@unh.edu
Colocar no assunto: JoLS, Query. Seu nome_ palavra chave

Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Abertas inscrições para apresentações na Conferência Internacional Centro Dahan sobre Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Sionismo religioso e judeus em países islâmicos - Educação, identidade, política e colonização. A conferência ocorrerá na Universidade Bar-Ilan, em 25 de dezembro de 2017.
Dead line (abstracts): 14 de setembro de 2017.
Mais informações: Dahan.Center@biu.ac.il

Israel Studies Review – Edição especial a ser lançada em novembro/dezembro de 2018, abordando “Novas Perspectivas aos 70”. Os editores buscam artigos que abordem a historia, a sociedade e a cultura de Israel, entre outras questões. Abstracts devem conter entre 200 e 300 palavras.
Dead Line (abstracts): 15 setembro de 2017
Mais informações, clique aqui. 

Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG – Chamada aberta para Dossiê especial: O arquivo judaico da Segunda Guerra Mundial. O dossiê conterá artigos que reflitam, de forma multidisciplinar, sobre os judeus e a Segunda Guerra Mundial, contemplando, especialmente, estudos sobre o Brasil no período anterior, em meio e no pós-guerra. A impactante obra de Boris Schnaiderman e Stefan Zweig, as importantes publicações de Jacó Guinsburg, além da força do trabalho de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Vinícius de Moraes revelam o multifacetado leque de autores brasileiros que não estiveram alheios ao conflito. A edição estará aberta a outras contribuições pertinentes ao tema e receberá resenhas, contos, poemas, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias, pinturas e charges.
Dead Line: 30 de setembro de 2017
Mais informações AQUI
Ou pelo e-mail: nej.letras.ufmg@gmail.com

Israel na cultura audiovisual: O Estado de Israel, às véspera de completar 70 anos, apresenta uma simbiose de aspectos antagônicos: ortodoxia e laicidade, sexo e gênero, vida e morte, passado e futura, desilusão e esperança…
A 22a. edição do periódico Images será dedicada a ensaios e artigos sobre a cultura israelense em uma perspectiva global, o que inclui desafios estéticos e intelectuais que abrangem expressões como a fotografia, cinema, performance, mídia de massa, abordagens interdisciplinares e a desconstrução da arte.
Dead line: 15 de outubro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Revista Malala: Dossiê Fundamentalismos: O volume 5, número 9, da Revista Malala tem como tema Fundamentalismos, abordando a reação religiosa que pretende retornar à mensagem “original” de uma religião. Serão abordados diferentes fundamentalismos, especialmente aqueles relacionados com o Oriente Médio, incluindo o mundo muçulmano, o judaico, o indiano e também cristãos no Ocidente. As contribuições devem ser enviadas em forma de artigos, ensaios, relatos de campo, resenhas e textos opinativos. As propostas de publicação podem ser em português, inglês ou espanhol.
Dead line: 31 de outubro de 2017
Mais informações AQUI. 

XI Congresso da Associação Europeia para Estudos Judaicos  - Ocorrerá na Cracóvia, Polônia, de 15 a 19 de julho de 2018. O tema central será “Buscando as Raízes das Tradições Judaicas”. São 25 áreas temáticas, que abrangem da História Antiga Judaica e Arqueologia ao  Estudos Contemporâneos, passando por aspectos do misticismo, religião, filosofia, linguística, cultura e artes,  holocausto, antissemitismo, relações entre judeus e não judeus, entre outros. Abstracts devem ser enviados com no máximo 300 palavras e dados básicos sobre o autor, bem como a seção onde pretende apresentar o trabalho. Também são aceitas propostas de painéis abordando assuntos não previstos inicialmente na programação.
Dead line (abstracts): 15 de novembro de 2017
Mais informações, clique aqui. 

The Holocaust: Global Perspectives and National Narratives: Esta é a 15a. Conferencia Internacional, que será realizada em St. Louis, EUA, de 1 a 4 de novembro de 2018, com apoio da Universidade de Washington. A chamada está aberta para papers, posters, propostas de workshops e seminários, especialmente aqueles que adotam metodologias interdisciplinares, aspectos relacionados com a memória e suas representações.
Deadline: 1o. de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

SUBMISSÕES CONTÍNUAS
Journal of Modern Jewish Studies – O periódico é uma publicação internacional que abrange áreas como história, arte,  sociologia, religião e outros aspectos do judaísmo, desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. Além de premiar os melhores estudos e pesquisas, os editores publicam coletâneas dos principais artigos, como livros.
O quê: Publicação periódica, com três edições anuais.
Deadline: Recebimento continuado.

Contemporary Jewry é um periódico de referência em estudos judaicos, abrangendo artigos que cobrem, especialmente, as ciências humanas e sociais: antropologia, demografia, economia, educação, etnografia, história social, política, psicologia social e sociologia. Além das publicações regulares, o periódico lança dossiês para abordar assuntos específicos.
Mais informações, clique aqui. 
Dead line: Submissões em caráter contínuo.

Quest. Issues in Contemporary Jewish History – O periódico, editado pela Fundação Centro de Documentação Hebraica de Milão, está aberto para submissões de artigos que enfoquem qualquer aspecto do judaísmo a partir do século XVIII. São duas edições por ano: uma temática e outra aberta. Os artigos devem conter entre 30 e 60 mil caracteres.
O quê: Publicação periódica.
Dead line: Submissões contínuas

The Journal of Israeli History – O periódico dedica-se especialmente à temática do sionismo e da história de Israel. Os dois editores parceiros atualmente são Universidade de Tel Aviv (Profa. Anita Shapira) e Universidade de Toronto (Prof. Derek Penslar). Os artigos devem ter no máximo 10.000 palavras (incluindo notas). Identificação deve ser incluída em folha a parte (nome, endereço, e-mail).
Mais informações, clique aqui. 
Dead line: Submissões contínuas

PRÊMIOS
Estudos sobre o Holocausto: Prêmio de $1000,00 oferecido pelo periódico DAPIM. Podem ser submetidos artigos abrangendo qualquer área relacionada com estudos sobre o holocausto (racismo, propaganda nazista, guetos, campos de extermínio, colaboracionismo, holocausto e artes, testemunhais etc.).
Dead line: 31 de dezembro de 2017.
Mais informaçõesClique aqui.



ATUALIZADO EM JULHO DE 2017
CALL FOR PAPERS
Holocaust research and archives in the digital age: Edição especial do periódico “Quest”, que será publicado em junho de 2018. A edição foi inspirada no projeto do Núcleo Europeu de Pesquisas sobre o Holocausto,  que reúne mais de 24 centros de pesquisa em um consórcio para criar uma infraestrutura de base digital cujo objetivo é colocar em rede informações sobre o holocausto. Entre os temas de interesse para a edição encontram-se: cruzamento de dados e produção de novos insights sobre o holocausto; o papel de historiadores, arquivistas e novas metodologias para produção de conhecimento na era digital; os desafios da produção de conhecimento na era digital.
Dead line: 30 de junho de 2017 (abstracts e currículo).
Mais informações: ww.quest-cdecjournal.it

15º Número dos Cadernos de Língua d Literatura Hebraica: Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, n. XV, está com chamada aberta para o dossiê dedicado a Moacyr Scliar, como homenagem aos oitenta anos de seu nascimento. Também serão aceitos artigos nas áreas de Língua Hebraica, Estudos Bíblicos, Literatura Hebraica e Judaica e Cultura Judaica.
Dead line: 30 de julho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

1968: 50 anos depois: O Museu Histórico Judaico da Polônia, o Instituto de História e o de Sociologia da Universidade de Varsóvia estão organizando uma conferência internacional para debater as causas e o ressurgimento das campanhas antissemitas, bem como a última onda de imigração judaica da Polônia. Busca-se investigar paralelos com as ocorrências de 1968.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Israel na cultura audiovisual: O Estado de Israel, às véspera de completar 70 anos, apresenta uma simbiose de aspectos antagônicos: ortodoxia e laicidade, sexo e gênero, vida e morte, passado e futura, desilusão e esperança…
A 22a. edição do periódico Images será dedicada a ensaios e artigos sobre a cultura israelense em uma perspectiva global, o que inclui desafios estéticos e intelectuais que abrangem expressões como a fotografia, cinema, performance, mídia de massa, abordagens interdisciplinares e a desconstrução da arte.
Dead line: 15 de outubro de 2017
Mais informações: Clique aqui.


200 anos de Estudos Judaicos: Conferência internacional que ocorrerá no Instituto Leo Baeck, Jerusalém, de 18 a 20 de fevereiro de 2018. Com apoio de do Instituto de Hamburgo; do Centro de Herança Judaica de Tel Aviv, da Universidade da Antuérpia e da Universidade da Basileia. A conferência abrangerá diferentes aspectos relacionados aos estudos judaicos, incluindo  as especificidades da cosmovisão judaica, as formas de transmissão do conhecimento judaico, conflitos culturais e ideológicos, tendências contemporâneas e outros e está aberta para envio de papers.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui. (cabeçalho em hebraico, mas o texto está em inglês).

The Holocaust: Global Perspectives and National Narratives: Esta é a 15a. Conferencia Internacional, que será realizada em St. Louis, EUA, de 1 a 4 de novembro de 2018, com apoio da Universidade de Washington. A chamada está aberta para papers, posters, propostas de workshops e seminários, especialmente aqueles que adotam metodologias interdisciplinares, aspectos relacionados com a memória e suas representações
Deadline: 1o. de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Bolsas
Pós-doutorado: A vida judaica em um contexto islâmico. O pós-doutorado é oferecido pelo Kataz Center (Universidade da Pensilvânia), para o período de 2018-2019. Os candidatos devem possuir doutorado (finalizado até 2018).
Deadline: Aplicações até 31 de outubro de 2017.
Mais informações: Clique aqui OU  aqui para bolsas de estudo.

Estudos avançados em História e Cultura Judaica. A bolsa cobre um ano de estudos na Universidade de Southampton (Inglaterra), com apoio da ORT Internacional.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Prêmios
Estudos sobre o Holocausto: Prêmio de $1000,00 oferecido pelo periódico DAPIM. Podem ser submetidos artigos abrangendo qualquer área relacionada com estudos sobre o holocausto (racismo, propaganda nazista, guetos, campos de extermínio, colaboracionismo, holocausto e artes, testemunhais etc.).
Dead line: 31 de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS
12a. CONFARAD - Acontece no Rio de Janeiro, de 08 a 10 de julho, o 12o. Encontro do Conselho Sefaradi do Brasil.
Mais informações: Clique aqui.

18a. Conferência da Associação Latino-Americana de Estudos Judaicos: A conferência ocorrerá de 3 a 5 de julho, na universidade Ibero-americana, no México.
Mais informações: Clique aqui.

Jews on the Move: Exploring the movement of Jews, objects, texts, and ideas in space and time – A conferência ocorre em Edimburgo, de 10 a 12 de julho. Entre os temas tratados, encontram-se: migração judaica; jornadas judaicas, jornadas de judeus; literatura sobre viagens, mudanças, migrações e seus impactos; memória e objetos judaicos; etc. Entre os destaques, a palestra do Prof. Charlotte Wirth-Nesher (Tel Aviv), que falará sobre as vozes dos emigrantes (movimento, tradução e escrita).
Mais informações: Clique aqui.

ATUALIZADO EM 26 DE DEZEMBRO DE 2016
Estudos em Israel
Se você deseja estudar em Israel, é importante fazer o exame psicométrico.
Agora, em uma iniciativa inovadora da Agência Judaica, você pode fazer este exame em português e no Brasil! Como? Basta se inscrever! O exame será realizado no dia 06 de julho de 2017. As inscrições encerram-se em 31 de janeiro de 2017. O teste avalia principalmente sua capacidade de raciocínio – por isso, fazer em português facilita muito. E os brasileiros estão se saindo bem! No ano passado, nossos candidatos ficaram em 3o. lugar na média mundial. Portanto, crie coragem e se inscreva!
O quê: Teste psicométrico.
Onde: Rio de Janeiro e São Paulo.
Quando: 06 de julho de 2017.
Deadline: 31 de janeiro de 2017


VIAGENS, CONGRESSOS, SIMPOSIOS: Programe-se

Beutel Leadership Seminar – Este inovador encontro ocorre anualmente em no Anita Saltz Education Center, reunindo participantes de todas as partes do mundo, de 16 a 26 de fevereiro d 2017  em Jerusalém. Durante 10 dias, há uma intensa troca de experiências, bem como estudos aprofundados sobre história, cultura, língua, religião do ponto de vista reformista.  Os estudos são complementados com visitas guiadas a pontos históricos, kibutz. Possibilidade de bolsa de estudos parcial.
O que: Seminário Beutel
Quando:  16 a 26 de fevereiro de 2017
Onde: Jerusalém
Deadline: Não especificada.

Connections 2017 – A Conferência internacional da World Union for Progressive Judaism, WUPJ, ocorrerá em Jerusalém, de 17 a 20 de maio de 2017, com uma intensa programação de palestras, workshops e debates. Os participantes de Santa Catarina contam com um subsídio especial.

CALL FOR PAPERS: Periódicos

Quest. Issues in Contemporary Jewish History – O periódico, editado pela Fundação Centro de Documentação Hebraica de Milão, está aberto para submissões de artigos que enfoquem qualquer aspecto do judaísmo a partir do século XVIII. São duas edições por ano: uma temática e outra aberta. Os artigos devem conter entre 30 e 60 mil caracteres.
O quê: Publicação periódica.
Quando: A chamada é para a edição de dezembro de 2017.
Deadline: Maio de 2017

Journal of Modern Jewish Studies – O periódico é uma publicação internacional que abrange áreas como história, arte,  sociologia, religião e outros aspectos do judaísmo, desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. Além de premiar os melhores estudos e pesquisas, os editores publicam coletâneas dos principais artigos, como livros.
O quê: Publicação periódica.
Quando: Chamadas contínuas: são três edições anuais.
Deadline: Recebimento continuado.


RESIDÊNCIAS
Seminário em Estudos Judaicos Avançados: Residência - O Programa de Hebraico e Estudos Judaicos de Oxford convida professores, pesquisadores e instituições a submeterem propostas para seminários a serem ministrados no período de outubro a março e janeiro a junho de 2018-2019 (dois semestres). Os encontros serão semanais, para discussão dos temas propostos, que deverão resultar em uma publicação ao final do projeto.
O quê: Residência - Seminário em Estudos Judaicos Avançados
Quando: 2 semestres, 2018 - 2019
Onde: Oxford, Inglaterra
Deadline: 17 de janeiro de 2017

CALL FOR PAPERS: CONGRESSOS E SIMPOSIOS

Conferência sobre Língua, Literatura e Cultura Hebraica – A 35o. Conferência da NAPH, National Association of Professors of Hebrew, está aberta para receber propostas de comunicados, mesas redondas, seminários, workshops e palestras abordando temáticas relacionadas com o ensino de língua, literatura e cultura hebraicas. O comitê oferece número limitado de bolsa aos participantes.
O quê:  35o. NAPH: Conferência sobre Língua, Literatura e Cultura Hebraica
Quando: 20 a 29 de junho de 2017
Onde: Universidade de Nova Iorque
Deadline: 15 de dezembro de 2017 (escrever e solicitar ampliação de prazo, se necessário)

Simpósio de Ladino – O ladino, a língua religiosa falada pelos judeus sefaraditas, possui sua própria musicalidade e é foco de estudos muito interessantes, que abrangem a história, linguística, literatura, educação e a cultura, entre outros aspectos. As chamadas para apresentação de trabalhos estão abertas.
Onde: Universidade da Califórnia, Los Angeles
Quando: 1 e 2 de março de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016

Estudos multidisciplinares em Judaísmo – Este workshop tem o objetivo de promover a discussão e troca de experiências entre educadores para implementação de programas de estudos, com caráter interdisciplinar,  sobre judaísmo, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Como negociar espaços e currículos? Como articular temas como sociologia, antropologia, história, arqueologia, museologia, língua hebraica, religião e política (entre outros) para forma um programa de Estudos Judaicos?  O Workshop é voltado para membros do EAJS, mas é possível associar-se ou contatar a entidade para participação extraordinária. Se precisar de ajuda, entre em contato com a AIC.
Onde: Museu de História Judaica, Girona, Espanha
Quando: 28 e 29 de maio de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016


10o. Contact Day  de Estudos Judaicos na Holanda – O encontro busca promover o intercâmbio de pesquisadores que investigam diferentes aspectos relacionados ao judaísmo na Holanda.  As propostas e apresentações podem incluir trabalhos e pesquisas em andamento, estudos comparativos e diferentes períodos históricos.
O quê: Encontro de pesquisa
Quando: 16 de maio de 2017
Onde: Universidade da Antuérpia, Bélgica
Deadline: 15 de janeiro de 2017

Colóquio Horizontes na Crítica textual – A descoberta e o estudo dos Manuscritos do Mar Morto provocou forte impacto na análise crítica sobre a Bíblia Hebraica . Este colóquio, com uma abordagem interdisciplinar, debaterá as metodologias aplicadas na análise dos textos bíblicos e outros relacionados a eles.
O quê: Colóquio: Horizontes na Crítica textual
Quando: 10 de maio de 2017
Onde: Oxford, Inglaterra
Deadline: 15 de janeiro de 2017

Workshop Práticas de Produção de Memória e Conhecimento – Os regimes socialistas promoveram um contínuo apagamento da memoria das vítimas do shoá (holocausto). Desde 1994, é promovido o Workshop sobre a História e Memória dos Campos e Locais de Extermínio do Nacional Socialismo. Somente após o ano 2000 que foram erigidos monumentos em memória das vítimas.  em Budapeste (local onde o encontro será realizado este ano). Várias destes marcos arquitetônicos serão visitados pelos participantes do workshop. Papers com diferentes abordagens – sociológica, política,  histórica, filosófica, artística, entre outras, podem ser enviados.
O quê: Workshop sobre a História e Memória dos Campos e Locais de Extermínio do Nacional Socialismo
Quando: 17 a 22 de outubro de 2017
Onde: Budapeste, Hungria
Deadline: 31 de março

Conferência Judeus em movimento: explorando o movimento de judeus, objetos, textos e ideias no espaço e no tempo – Conferência que ocorrerá em Edimburgo, em julho de 2017. O tema abrangerá movimentos migratórios, mas se debruçará não somente sobre os indivíduos, mas também sobre os movimentos que envolvem os deslocamentos de ideias, objetos, textos, roteiros de jornadas, museus, arte. Possibilidade de bolsa para cobrir ajuda de custos para viagens de estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros.
O quê:  Conferência - Judeus em movimento: explorando o movimento de judeus, objetos, textos e ideias no espaço e no tempo
Quando: 10 a 12 de julho de 2017
Onde: Edimburgo, Escócia
Deadline: 31 de janeiro de 2017

Conferência internacional: Criando um país: Israel 1947-1967 – Esta conferência, organizada em conjunto pela Universidade Ben Gurion e pela Universidade Masaryk explorará aspectos históricos, políticos e sociológicos, entre outros, associados com a formação do Estado de Israel. A conferência está organizada em três grandes eixos: Sonhos e Visões (o período anterior e o início da formação do Estado); Israel entre Guerras; Israel e o Mundo (a agenda do Estado e seu relacionamento com outros países). A hospedagem será oferecida pela Universidade.
O quê:  Conferência - Criando um país: Israel 1947-1967
Quando: 21 a 23 de fevereiro de 2017
Onde: Universidade Masaryk, República Tcheca
Deadline: 31 de dezembro de 2017

ENCERRADOS

Call for papers, Cursos & Congressos


17o. Congresso Mundial de Estudos Judaicos – Este congresso celebrará os 70 anos desde que o primeiro congresso ocorreu. O congresso abrangerá seis grandes áreas:  A Bíblia e o seu mundo; História do povo judeu; Literatura rabínica, legislação judaica e pensamento judaico; Língua,  literatura e artes; Sociedade judaica contemporânea; Projetos de pesquisa e tecnologia. As propostas poderão abranger sessões completas, comunicações,  mesas redondas e eventos especiais.
O quê:  17o. Congresso Mundial de Estudos Judaicos
Quando: 6 a 10 de agosto de 2017
Onde: Universidade Hebraica de Jerusalém
Deadline: 15 de dezembro de 2017 (escrever e solicitar ampliação de prazo, se necessário)
+ Informações aqui.
 Residência Artística – Polin Museum está com as inscrições abertas para propostas de residências artísticas de três semanas a serem desenvolvidas em janeiro e/ou fevereiro de 2016, em Varsóvia, relacionados com aspectos da herança e da cultura judaicas, incluindo memória e abordagens interdisciplinares. O tema é “Presence, Absence, and Traces”, com foco em memória, lugares de memória, memória pessoal e memória social. 
Deadline: 15 de outubro.

“Kissing the Mezuzah”: Jews Between Public and Private Space – A conferência será realizada em Indiana, de 11 a 12 de fevereiro de 2016. A conferência abordará múltiplos aspectos que abrangem as relações com arquitetura, espaços urbanos, locus de memória, espaços textuais e linguísticos, dialetos, corpo, gênero e sexualidade, espaços acadêmicos, religiosos e étnicos, entre outros. A pergunta chave  é; o que significa “um espaço judaico”? Como são negociadas as fronteiras entre judaísmo e não-judaísmo? Abstracts com até 300 palavras podem ser enviados até o dia 30 de novembro de 2015.

‘The Other Within’ – The Hebrew and Jewish Collections of the John Rylands Library – De 27 a 29 de junho de 2016, em Manchester. A biblioteca John Rylands possui uma das mais valiosas coleções de manuscritos judaicos, incluindo fragmentos das Grutas de Qumran, além de coleções do período medieval. A conferência está aberta a apresentações sobre os escritos da Antiguidade e do medievo, incluindo códices e materiais produzidos pelos samaritanos. Entre as abordagens, incluem-se interpretação, métodos de pesquisa e catalogação, entre outros. Apresentações de papers abertas para interessados no tema.

Interfaces Brasil-Canada: Dossiê Raça, Política e Políticas Públicas – O dossiê está com chamada aberta para artigos e pesquisas que investiguem questões relacionadas com raça, sexo e gênero e as políticas adotadas no Brasil ou no Canada (ou estudos comparados). São aceitos artigos em português, inglês ou francês, até o dia 13 de fevereiro de 2016.

Israeli Society, 1967 – 1977: O novo volume a ser lançado pela Ofer Shiff, Aviva Halamish  discutirá os impactos políticos e sociais do período 1967-1977 marcado pela Guerra dos Seis dias e pela Guerra de Iom kipur; as novas formas de relacionamento entre Israel e a diáspora, a interface entre árabes israelenses e palestinos, as diferentes ondas migratórias, entre outros aspectos.

JÁ Passou....

Congressos, Conferências e Jornadas

No Brasil
XI CONFARAD – Acontece de 10 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro. Nestea no, o encontro contará com a presence de palestrates internacionais e mesas redondas para discutir diferentes aspectos relacionados com a cultura sefaradita, incluindo a língua, os B’nei Anussim, o humor judaico, a música sefaradita e o retorno dos judeus à Espanha e Portugal, entre outros temas.

I Roda de Psicologia Junguiana: o processo terapêutica na prática. A jornada ocorrerá em Florianópolis, no 14 de novembro, trazendo palestrantes  Como Suely Engelhard, Sonia Maria Duarte Sampaio, Victor Palomo e Maria Odila Buti de Lima. Serão abordados temas como o vincula profissional de ajuda-paciente, o feminino, questões relacionadas com transferência e o uso terapêutico da música e do desenho. Paralelamente, haverá uma mostra de arte de trabalho com mandalas e sobre a simbólica do feminino.

Pelo mundo...

The Surge of Judaism across Africa, the African Diaspora and Asia in the Twenty-first Century – De 10 a 11 de novembro de 2015, no Museu de Judaico de História e Arte, Paris.

The Role of Women’s Leadership in faith Communities: Marking 80 Years of Women in the Rabbinate -   De 17 a 19 de novembro de 2015, em Postdam, Alemanha. O evento marca os 80 anos da ordenação da Rabina Regina Jona, em 1935. O encontro contará com palestrantes da Europa, EUA e Israel, que debaterão diversos aspectos relacionados com a questão de gênero e o papel da mulher.

Tell me where you studied and I will tell you who you are: Documents from educational institutions as a source for genealogical research – 22 de novembro de 2015, em Jerusalém. A conferência abordará estratégias e metodologias de pesquisa para  construção de árvores genealógicas a partir de documentações privados que fazem parte de acervos familiares e de instituições educacionais, pois a educação sempre foi um dos eixos da vida judaica.

The Redemption of Feeling: 
The Religious Existentialists.
A conferência se realizará nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, no Queens College, New York. Keynote: Catherine Chalier, da Universidade Paris X.

Comentários