Yom Kippur na AIC

Rosh Hashaná e Yom Kippur (o Dia do Perdão) são duas das principais passagens do calendário judaico. Entre o início de uma e o término da outra, transcorrem dez dias em que os judeus se reúnem nas sinagogas para orar, fazer um balanço das ações, se arrepender de erros cometidos durante o ano e se purificar para a entrada de mais um ano. As celebrações são marcadas por inúmeras tradições. Dentro da sinagoga, além das orações, tanto no Rosh Hashaná quanto em Yom Kippur, há o toque do shofar, instrumento feito de chifre de carneiro. Seu som anuncia a chegada do ano novo e convoca o povo hebreu à reflexão e arrependimento.
Já o Dia do Perdão, que  aconteceu entre os dias 17 e 18 de setembro, é marcado principalmente pelo jejum, como forma de predominar o espírito, a alma frente à natureza material. Para alcançar essa purificação, o jejum dura aproximadamente 25 horas. Ao final do culto, é costume quebrar o jejum em torno de uma vasta mesa.
Na AIC, após o serviço religioso, realizamos a quebra do jejum com uma mesa com pratos deliciosos e variados, trazidos por nossos associados.

Veja as fotos!