Boletim Informativo da Confederação Israelita do Brasil | 06/10/2010

Leia a seguir as noticias do Boletim da CONIB



Israel na Web: leia, colabore, compartilhe!
O site “Israel na Web”  é um projeto de combate ao antissemitismo e ao antissionismo na internet, que conta com o apoio da Conib.
A nova página tem uma equipe de profissionais e de voluntários que monitoram o conteúdo digital sete dias por semana, em busca de material ofensivo e de formas de resposta.
Participe e ajude a divulgá-lo.
Flyer do site Israel na web. Reprodução.

Nova diretoria da Fierj toma posse em 14 de outubro
Encabeçada por Sarita Schaffel, tomará posse no dia 14 de outubro a diretoria da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), gestão 2010-2012.  Também será empossado o novo Conselho Deliberativo da entidade.
A cerimônia será realizada às 19 horas, no Templo Sidon, localizado à Rua Conde de Bonfim 521, no bairro da Tijuca.
Sarita Schaffel é doutora em Educação pela PUC-RJ e professora universitária.

Novo auditório do Einstein permitirá maior intercâmbio na área de medicina
Com a presença do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso; e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Celso Lafer, foi inaugurado nesta segunda-feira, dia 4 de outubro, o Auditório Moise Safra, localizado na Unidade Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
Com capacidade para acomodar 500 pessoas, o auditório possui também espaço para eventos e salas de aula. O hospital é responsável por um importante intercâmbio na área de medicina e tecnologia médica na América Latina, que será incrementado com a maior capacidade de público.
 “O conhecimento é um dos nossos pilares, sustentado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, que é responsável por compartilhar com a sociedade as melhores práticas de gestão hospitalar e informações valiosas para o avanço da medicina nacional”, disse Claudio Lottenberg, presidente do HIAE. “A ampliação da nossa infraestrutura e capacidade operacional na área do conhecimento tem o objetivo maior de contribuir com o desenvolvimento nacional”, complementou.     
O HIAE foi eleito em setembro último a melhor instituição médica da América Latina no ranking elaborado pela “América Economia Intelligence”, repetindo a classificação obtida em 2009.

A partir da esquerda: Chella e Moise Safra, Ida Sztamfater e Claudio Lottenberg. Marcos Suguio / Fotosíntese.

Com foco na promoção da diversidade, Federação do Paraná inaugura seu site 
Com o objetivo de apresentar a entidade e a comunidade judaica para a sociedade paranaense, promover a diversidade cultural e religiosa, bem como divulgar os valores judaicos e identificar e combater o antissemitismo, a Federação Israelita do Paraná (FEIP) lançou seu novo website.
A FEIP pretende também esclarecer e divulgar os principais eventos do calendário judaico junto à sociedade paranaense. Conforme notou Manoel Knopfholz, presidente da entidade, “uma das principais causas do crescente antissemitismo decorre da desinformação sobre fatos e eventos relacionados à comunidade judaica e ao Estado de Israel”.
O novo site é baseado no Projeto Hasbará Paraná 2010, criado pela atual diretoria. Hasbará, em hebraico, significa “explicação” ou “esclarecimento”. O projeto foi inspirado no Seminário de Formação e Aperfeiçoamento de Porta-Vozes, realizado pela Conib, em São Paulo, em julho último. A intenção é atuar em sintonia com a Conib e com as demais comunidades federadas do Brasil.
O site também irá interagir com redes sociais e terá blog para a divulgação de artigos e ensaios.

Conferências serão destaque no Congresso Brasileiro da Wizo, em Curitiba
Conferências dadas pelos jornalistas Caio Blinder, vindo especialmente de Nova York, e Osias Wurman, cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro, serão os principais eventos do congresso da organização feminina judaica Wizo, que se realizará entre os dias 15 e 17 de outubro, em Curitiba.
O encontro terá a presença de 150 participantes, vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Pará e Brasília, além do Paraná.

Comunidade potiguar promove encontro de cultura judaica
Com palestra de abertura proferida por Anita Novinsky, coordenadora do Laboratório de Estudos da Intolerância da USP, será realizado em 11 de outubro em Natal o “II Encontro de Cultura Judaica do Rio Grande do Norte”, com o tema “A presença judaica na formação do Nordeste Brasileiro”.
A segunda edição pretende dar continuidade aos pontos abordados no primeiro encontro: fazer um levantamento histórico cultural das raízes judaicas do Nordeste brasileiro; com especial enfoque no Estado do Rio Grande do Norte; divulgar trabalhos científicos, artísticos e culturais já realizados com o tema; fomentar o diálogo étnico-cultural, a tolerância e o respeito à diversidade cultural.
O evento, que ocorrerá no auditório B/CCHLA, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, das 7h30 às 20 horas, é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/CCHLA com apoio do Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN) e do Grupo de Estudos Judaicos de Natal.

Palestra em SP aborda mídia e política como desafios para a comunidade judaica
Jaime Spitzcovsky, diretor de Relações Institucionais da Conib, profere palestra nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, no Centro Cultural Knesset Israel, com o tema “Mídia e Política: Desafios para a Comunidade Judaica”.
O evento será às 20 horas, na sede do centro, localizada à Avenida Angélica, 579; telefone: (11) 3667-3341.

Terror islâmico é tema de palestra na Escola Superior de Guerra
O professor Samuel Feldberg, coordenador do Grupo de Acompanhamento de Conjuntura Internacional da USP, ministrou palestra sobre "A Evolução do Pensamento Estratégico Norte-Americano", no curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, abordando as mudanças introduzidas no cenário internacional com o final da Guerra Fria e o advento do terror islâmico.

Indicação de textos e vídeos
Polônia pede à América Latina fundos para preservar campo de Auschwitz”, na "Folha.com".

"Leis de Nuremberg são expostas pela 1ª vez ao público", no "Portal Terra".

Trailer do documentário “Eretz Amazônia”, produzido em 2004.

"When History speaks", por David Laskin, no "The New York Times".

Terror warnings: Be specific or be quiet”, por Anne Applebaum, no "The Washington Post".

No Egyptians Allowed”, no site egípcio “Al-Ahram Weekly On-Line”.

Iran's Ahmadinejad, Information Pariah”, por Gordon Crovitz, no "The Wall Street Journal" (requer assinatura, para leitura na íntegra).


A Conib não necessariamente endossa as opiniões externadas nos textos e vídeos indicados

Comentários