Receitas tradicionais de Chanucá!

* Comemos levivot / latkes (panquecas de batata), sufganiot (sonhos) e alimentos de queijo.

As frituras lembram o milagre do óleo; as panquecas e o queijo, lembram a atuação de Judite (ver adiante). Costumo repetir a anedota que o resumo das festas judaicas é: "Tentaram nos derrotar. Vencemos. Comamos!" Estas comidas simbólicas caracterizam a culinária judaica e influenciaram a universal. Assim como encontramos em Pessah a origem do sanduíche[3], Chanucá "institucionalizou" a batata frita, os crepes, queijos e vinhos, cheese cake e donuts!



Sonhos de Chanucá (Sufganiol)

1 kg de farinha de trigo
2 copos de leite morno
1 1/2 copo de açúcar
2 tabletes de fermento para pão
2 ovos
1 pitada de sal
125 g de manteiga derretida
goiabada ou geléia ou doce de leite para o recheio
óleo para fritar
açúcar e canela para pulverizar
Dissolva o fermento em um copo de leite, acrescente 1 colher de sopa de açúcar e 3 colheres sopa de farinha de trigo até formar um mingau e deixe crescer.Após, adicione os ovos, o açúcar, o sal, o outro copo de leite e a manteiga. Vá colocando a farinha aos poucos, amasse bem até formar bolhas e deixe a massa crescer, em lugar protegido, mais 1 hora. Abra com um rolo na espessura de 1cm, corte com um copo, coloque um pedacinho de goiabada(geléia ou doce de leite) no centro e feche as bolinhas, deixando-as crescer, mais um pouco, com o lado liso para cima. Frite os sonhos em óleo não muito quente( com a emenda para cima) pulverize-os com açúcar e canela.
Dá para se fazer sonhos bem pequenos sem recheio(nesse caso, não há necessidade de abrir a massa e sim apenas formar as bolinhas).

Chanucá- Levivot

4 matzót
2 ovos
1 pitada de sal
óleo para fritar
açúcar e canela
creme de leite azedo, mel ou geléia para o recheio
Despeje água fervendo sobre as matzót e deixe descansar 10 minutos. Esprema-as bem e amasse. Junte os ovos batidos com uma pitada de sal. Despeje às colheradas em óleo quente e doure de ambos os lados. Sirva quente polvilhado com açúcar e canela e coberto com mel, geléia ou creme.
Latkes (Bolinhos de Batata)
Ingredientes:
4 batatas médias
1 ovo inteiro
sal a gosto
salsinha
1 cebola pequena ralada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 copo de óleo para fritar
Ralar as batatas. Acrescentar aos demais ingredientes. Fritar às colheradas em óleo quente. Retirar o excesso de gordura com papel-toalha.

Comentários