Boletim Informativo da Confederação Israelita do Brasil | 24/03/2011

Conib condena ataques e faz alerta
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) condena de forma veemente a série de ataques terroristas perpetrados contra alvos israelenses nos últimos dias. Uma família, incluindo três crianças, foi brutalmente assassinada; dezenas de foguetes foram disparados contra cidades no sul de Israel e, nesta quarta-feira, um atentado a bomba em Jerusalém matou pelo menos uma pessoa e deixou cerca de 50 feridos.
“Estamos profundamente preocupados com a deterioração do cenário”, declara Claudio Lottenberg, presidente da Conib, representante da comunidade judaica brasileira. “Depositamos muitas esperanças num diálogo entre israelenses e palestinos; e ficamos muito esperançosos, nos últimos meses, com as possibilidades de o mundo árabe finalmente embarcar num processo de reformas e de democratização”.
O presidente da Conib, no entanto, alerta para a possibilidade de os ataques a Israel representarem, mais uma vez, a tentativa de empurrar a região para uma espiral de violência e assim estancar processos de negociação e de mudanças.

“Às forças extremistas não interessam a paz e a democracia”, pondera Lottenberg. “Por isso, esforçam-se para sabotar os movimentos que representam diálogo ou movimentos democratizantes”.


Comentários