Posse de Luiz Fux no STF é momento singular para a comunidade judaica


Luiz Fux é o primeiro judeu a ocupar o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal. Ele foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pelo ministro Eros Grau e assumiu o posto no dia 3 de março, em uma das mais concorridas cerimônias de posse no STF.

Foram 4.000 convidados, superando a posse do ministro Gilmar Mendes na presidência da Corte Suprema, em 2008, para a qual foram convidadas 3.500 pessoas. Entre os presentes, estiveram governadores, ministros de Estado, senadores e deputados federais. A Conib foi representada por seu presidente, Claudio Lottenberg, e pelo secretário-geral, Fernando Lottenberg. Também cumprimentou Fux na solenidade o rabino Yossi Schildkraut, do Beit Chabad de São Paulo.

“A cerimônia sensibilizou a todos nós. A comunidade judaica também se sente homenageada. Além de suas virtudes pessoais, que são muitas, Luiz Fux sempre reiterou seu vínculo com o judaísmo. É um momento singular na trajetória de nossa comunidade”, declarou Claudio Lottenberg.

Doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor titular na mesma universidade, Luiz Fux tem 21 livros publicados e participou da comissão de elaboração do novo Código de Processo Civil. Ele é filho de imigrantes judeus da Romênia, que fugiram da perseguição nazista.


Claudio Lottenberg e Luiz Fux confraternizam em Brasília, na cerimônia de posse do ministro. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF.



A partir da direita: Claudio Lottenberg, Luiz Fux, Yossi Schildkraut e Fernando Lottenberg. Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF.

Comentários