Boletim Informativo da Confederação Israelita do Brasil | 04/04/2011

Juiz retira acusações contra Israel na guerra em Gaza

Em artigo publicado no jornal Washington Post, edição de 2 de abril de 2011, o juiz Richard Goldstone admite falhas no relatório coordenado por ele, em 2009, sobre supostos crimes de guerra cometidos por Israel durante a guerra em Gaza.

No texto, o juiz afirma estar convencido de que foi o Hamas, não Israel, quem atingiu civis propositadamente durante os combates: “Se eu soubesse então o que sei agora, o Relatório Goldstone teria sido um documento diferente”.

O juiz também aponta a parcialidade do Conselho de Direitos Humanos da ONU e sua história de preconceito contra Israel: “Algo que não tem sido reconhecido com frequência suficiente é o fato de que o nosso relatório marcou a primeira vez em que atos ilegais do terrorismo do Hamas foram investigados e condenados pelas Nações Unidas. Eu esperava que nossa investigação em todos os aspectos do conflito em Gaza iniciaria uma nova era de imparcialidade no Conselho de Direitos Humanos da ONU, cuja história de preconceito contra Israel não se pode duvidar”.

Comentários