Buscando caminhos


Nesta semana parece que muitos caminhos surgem. Projetos antigos começam a se concretizar, oportunidades despontam, sonhos amadurecem. Gente que acontece, gente que vai e vem. Ciclos que se abrem e se fecham, como os ciclos da vida. Às vezes, nos perdemos pelas trilhas, auto confiantes demais, seguros de mais, cheios de razão. “Mas eis que de repente aparece a roda viva…”. Surge um sábio, um justo, em nosso caminho. E percebemos o quanto ainda precisamos aprender para ter uma pontinha de luz, como fala a Parashá desta semana. Confira as oportunidades de concursos, bolsas, encontros, viagens e o que a nossa comunidade está fazendo!

Cemitério Judaico – Graças ao empenho de Iéte Arruda Salomé e Léo Levitan, continuam as tratativas para estabelecer o Cemitério Judaico em Florianópolis. O projeto de lei foi elaborado pelo vereador Márcio de Souza e, nesta 4a. feira, 04 de julho, estará sob discussão em Audiência Pública. É muito importante que tenhamos um número representativo da comunidade durante a audiência. Confira os dados e marque sua presença:
O quê: Audiência Pública com vistas a implantação do Cemitério Judaico
Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Vereadores, R. Anita Garibaldi, 35, 1o. andar, Centro.
Horário: 15 horas

Lançamento Flor de Lotus – Sucesso absoluto o lançamento do livro de Márcia Konder.  Livro maravilhoso, boa música, bom papo. Muita gente da comunidade foi prestigiá-la. Presente nossa querida Rosa Konder, conselheira e ex-presidente da AIC. 


Programa Taglit 2013 – Inscrições abertas. Este é um programa especialmente desenhado para que os jovens realizem uma verdadeira “imersão” na vida israelense, conhecendo o país, sua cultura, seus hábitos, sua geografia.  Mais de 5.500 jovens brasileiros já participaram deste programa. Está esperando o quê? Inscreva-se já!
Concurso Shomer –   O Hashomer Hatzair faz 100 anos em 2013. Muita programação especial e um concurso  para escolher o melhor logotipo, que marcará a data no mundo inteiro. A frase deve conter o número 100 e ser em hebraico. Não sabe hebraico? Tudo bem! O pessoal do Shomer Floripa dá uma mãozinha.  Entre em contato. Mas atenção: o último dia para enviar o material é 20/07/2012, pelo e-mail shomer100@gmail.com.
12o. Encontro de Dirigentes de Instituições e de Comunidades Judaicas Latinoamericanas e do Caribe – Será realizado de 7 a 11 de novembro de 2012, no Equador. O encontro representa um espaço único para intercâmbio de ideias, reflexão e busca de estratégias para a vivência de um judaísmo rico e renovado na diáspora.

Bolsa para jovens – O 12o. encontro abrirá um espaço especial para jovens, fornecendo bolsas para participação. Inscrições até 12 de julho.

Concurso Israel Sob o olhar jovem – Para quem gosta de mexer com som, imagem, fotos e vídeos, um concurso sob medida: coloque sua criatividade em ação e mostre Israel sob o seu ponto de vista, de forma audiovisual, em no máximo 13 minutos.  Prêmios: viagem para Israel e para o Equador.

Call for papers – Última semana!  Até dia 07 de julho inscrições para apresentações de trabalho no Congresso mundial de estudos judaicos, que acontecerá em  Jerusalém, de 28/7 a 1/8/2013. Os eixos (são seis) incluem desde estudos bíblicos até ciência e tecnologia, passando por história, literatura, artes e judaísmo contemporâneo. Haverá, também, uma sessão especial sobre a América Latina.

Comida kasher, a alimentação orgânica de antigamente – E para finalizar este post, que está ficando para lá de longo, um link especial fornecido pelo nosso amigo  Luciano Busato. A entrevista mostra como foi montado um restaurante kasher na Alemanha.

Mais notícias na próxima semana – com os caminhos apontados pela Parasha. Até lá.

Shabat Shalom!

Comentários