Qual a sua prioridade?

O tempo é o mais democrático dos bens: cada dia nasce, novinho em folha, com suas 24 horas, não importa se você é rico ou pobre, feio ou bonito, homem ou mulher, jovem ou velho. E neste espaço de tempo, temos que nos desdobrar para dar conta dos múltiplos papeis que exigem nossa presença e atenção. Mas será que fazemos as escolhas certas? Será que, muitas vezes, não perdemos o foco do que é realmente importante? Será que, muitas vezes, não perdemos a paciência, não ficamos nervosos, irritados, por coisas que, de fato, não tem a mínima importância quando olhamos para o ciclo da vida? E será que estamos escolhendo a luta certa, será que estamos dando o melhor de nós mesmos e o máximo que podemos para o quê, em nosso íntimo, sabemos que é o mais importante, mesmo que neste mundo competitivo todos digam que estamos errados? Ocupar e manter um espaço digno, justo, sem desvios, é uma tarefa difícil, para todas as horas e para toda a vida. A Parashá desta semana traz uma reflexão sobre  o rumo certo e as prioridades de cada um, dentro do judaísmo e lança uma luz sobre tudo que aconteceu, nesta semana, na comunidade. Escolher prioridades é a expressão da liberdade – muito apropriada para este 7 de setembro. Um liberdade conquistada por todos nós, em muitas chegadas: as chegadas dos jovens, do Congresso da Argentina; de Cláudio Lottenberg, da CONIB; de novos associados; do livro de Bruna Konder; das contribuições espontâneas, de gente que está longe, mas nos apoia;  do esforço, da dedicação – para preparar Rosh Hashaná, para negociar o novo espaço da sede, para preparar os eventos futuros... Confira e some sua energia com a nossa. Os resultados se multiplicarão.
Cláudio Lottenberg em Santa Catarina – Presidente da Conib e do Hospital Albert Einstein, o Dr. Cláudio Lottenberg, em uma agenda apertadíssima,fez um roteiro em três tempos.
Hora 1: Encontro com a comunidade – Lottenberg falou sobre os desafios do judaísmo na diáspora e no mundo contemporâneo, o papel da CONIB e das pequenas comunidades e estabeleceu um diálogo direto com a AIC.  Foram plantadas as sementes três ações imeaditas: capacitação em liderança para jovens; facilitação do agendamento para intercambio comercial com Israel (aproveitando a próxima vinda do cônsul) e elaboração de estratégias de disseminação institucional e política da AIC, com assessoria do staff da Conib, em especial, de Jaime Spitzcovsky, que foi editor internacional da Folha de São Paulo e correspondente em Moscou e Pequim.

Hora 2: Visita ao CEPON – Com ampla cobertura de imprensa e alta repercussão em todo o estado, Lottenberg visitou as dependências do CEPON, Centro de Pesquisa Oncologia. Foram lançadas as bases da cooperação entre a rede CEPON e o Hospital Albert Einstein. O primeiro passo será a organização de um seminário para creditação das unidade. 
Veja + 


Hora 3: Dr. Cláudio  lotou o auditório (mais de 350 pessoas!) com sua palestra O futuro da saúde: tecnologia ou humanização. Apresentou dados assustadores – e estarrecedores – que impactam na adoção de políticas públicas. Falou também da experiência do hospital Albert Einstein e como a instituição adota uma estratégia pró-ativa e com foco no paciente. Mais: lembrou que o importante não é tratar a doença... O importante é tratar a pessoa. Foi ovacionado. Pense nisso.  
A vinda do Dr. Cláudio marca o início de uma série de palestras e eventos que serão promovidos pela AIC no decorrer deste ano – com a ajuda e participação de vocês.
Veja +

Conferência na Argentina: O retorno – De volta ao lar, Gaetan e Tsamyiah contaram um pouquinho desta fantástica experiência de viagem. Como dar conta dos desafios que enfrentam as pequenas comunidades? Qual os caminhos para o judaísmo no século XXI? Há caminhos? As respostas para estas e outras perguntas, do ponto de vista dos jovens, você encontra aqui, numa entrevista inédita.

Shabat Cultural – Sucesso o shabat realizado pelos jovens do Shomer. Encontro com velhos e novos amigos, debate sobre um texto super interessante e, o mais importante: aprender a separ, neste tempo corrido, um momento para a espiritualidade, um momento para esquecer as atribulações do mundo e crescer espiritual e intelectualmente. Que venham muitos outros encontros como este!

Luxuriosa Catarse - Lançamento do livro de Bruna Konder, nesta 5a. feira, dia 13 de setembro, as 19:00h, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, Praça XV de Novembro, 227, Centro. Não perca!

Web Mosaica – Acaba de sair a nova edição do periódico, com artigos muito interessantes, como as questão relacionadas com a Inquisição, a Arte produzida durante o Holocausto, estudos sobre os Pergaminhos do Mar Morto e muito mais.
Acesse aqui.


Curso Jerusalem 2013: O curso tem foco nas questões do Oriente Medio, englobando questões políticas, religiosas, comerciais e culturais, dentre outros aspectos. Será oferecido em espanhol, ingles e hebraico, de 26 de fevereiro a 20 de junho de 2013. 

Com tanta coisa, difícil definir prioridades. Mas uma, anote aí na sua agenda: Rosh Hashana, neste dia 16 de setembro, domingo, às 19:30h. No Sobrallia – Clube dos Oficiais, Rua Lauro Linhares, 1250, Trindade. Reserve já o seu convite, pois é o momento de renovar sonhos, projetos, esperanças. Confira na Parashá! Shabat Shalom!
 


Comentários