Judaismo de corpo e alma


Nesta semana, dois grandes marcos para você: agora é lei! Graças ao empenho, ao esforço, ao trabalho de corpo e alma, a comunidade judaica catarinense tem agora direito ao seu campo santo, para que nossos entes queridos possam descansar segundo os preceitos da judaísmo. É a lei 9103, publicada no Diário Oficial  em 31/10/2012. O outro grande marco é que estamos com as chaves da nova sede, que agora está sendo pintada. Aguarde a data da inauguração!
Dois grandes marcos – para o corpo vivo, para a alma. Justamente o assunto da Parasha desta semana: qual o significado da vida? Qual o significado da morte? Morremos mesmo, ou perduramos para além do fim do nosso corpo? E o que significa o amor, o casamento? Vida, morte, amor, a essência dos nossos dias. Mas nosso dias também são feitos de cultura, artes, lazer, amigos. Confira o que acontece e também as oportunidades de financiamentos, cursos e eventos. Há uma excelente matéria sobre os sobrenomes dos cristãos novos, enviado pela nossa colaboradora Estera. Por fim, mas não menos importante: agende-se para a chegada do Cônsul, em sua visita a Santa Catarina!
Shabat Shalom!

Agora é lei:  Reverter o parecer negativo inicial não foi fácil: muito empenho, muita dedicação, muita conversa com cada vereador para sedimentar o caminho da compreensão sobre o que é o judaísmo e os rituais do enterro. Muito obrigado a todos – a você, à força da comunidade, às diretorias passadas e presente. Todas as contribuições foram importantes: pensamento positivo, presença na audiência pública, delegações para visitar cada vereador, telefonemas, participação para fortalecer a comunidade. Tudo isto, somado, mostra que nossa comunidade pode conseguir muito, quando agimos juntos! É a continuidade da vida, em seu ciclo. Veja o que a Torá diz sobre o assunto.

Visita do Consul Ilan Sztulman -  O Cônsul-geral de Israel, Ilan Sztulman, faz sua primeira visita a Santa Catarina. Na pauta, a realização de convênios, intercâmbios e a formação de uma delegação de empresários para incrementar os negócios com Israel. O Cônsul encontrará o governador, visitará o EPAGRI, a UFSC, FIESC, FAPESC e ACATE. Nesta agenda apertada, claro, um espaço para encontrar a comunidade, no dia 21 de novembro, à noite. Programe-se! Quer conhecer mais sobre o Cônsul? Clique no link.

Recursos para Empresas – Lançado edital de fomento para empresas que operam nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Saúde e Segurança. O edital é resultado de uma parceria entre Brasil e Israel e tem por objetivo incrementar as trocas entre os dois países, envolvendo recursos do Escritório do Cientista-Chefe, de um lado, e do BNDES e FINEP, de outro.

Últimos dias: Inscrições para o curso de Liderança Comunitária, uma parceria CONIB / INSPER, Instituto de Ensino e Pesquisa. São quatro módulos, abrangendo os diferentes aspectos da Gestão Socialmente Responsável. As inscrições são realizadas online. Se precisar de ajuda, entre em contato com a AIC: aicdesc@gmail.com

Acantonamento do Shomer: Já está marcado! Dias 23 e 24 de novembro, a futura geração, que hoje está entre 4 e 16 anos, irá se encontrar no Sitio Carakura. Muita diversão, muita brincadeira e muito contato com a natureza. Veja as fotos do encontro do ano passado.

Chamada para manuscritos: Jewish Cultural History in the Modern Era – A nova série de livros, organizada pelo editor Joachim Schlör, da Universidade de Southampton, está aberta para propostas de livros sobre história e cultura judaica. As obras deverão ser em ingles ou alemão.

Chamada para artigos: Abertas as chamadas para artigos a serem apresentados no congresso Variation within and across Jewish Languages, que se realizará na Antuérpia, nos dias 26 a 28 de junho, em 2013. Serão abordados aspectos relacionados à estrutura da língua, mudanças e outros aspectos linguísticos, bem como ensino do hebraico como segunda língua.

Cripto-Judeus: Abertas inscrições de trabalhos para o 23o. Congresso da Associação para Estudos sobre Cripto-Judeus. O congresso acontecerá em julho de 2013, no Colorado, abordando temas nas áreas de antropologia, sociologia, história, filosofia, literatura, música e outros.

Judeus Surdos –  O Jewish Deaf Congress 2013 ocorrerá em Washington, de 30 de maio a 2 de junho de 2013. Serão abordados temas como Tora, História do Povo Judeu, Holocausto, Revitalização das comunidades de judeus surdos, projetos de pesquisa e tecnologia. Inscrições para papers ainda estão abertas.

Os sobrenomes marranos: Esta interessante matéria desmistifica algumas percepções sobre os sobrenomes considerados judaicos. Lança luzes, também, sobre sobrenomes dos judeus expulsos de Portugal – uma população de aproximadamente 170 mil pessoas no século XV (10% a 15% da população do país). Sobrenomes relacionados com plantas, profissões e acidentes geográficos são tidos como judeus – e são. Mas não são somente! Assim, há Carvalhos, Pereiras, Rios, Montes, e Raposos que são judeus – e outros não. Explica-se: na fuga da Inquisição, o importante era assumir sobrenomes também usados pelos cristãos, ou seria fácil identificar os judeus.  Como descobrir, então, as origens do seu nome? Confira na matéria e aguarde o próximo post, quando voltaremos ao assunto.

E assim segue a vida, nesta semana corrida, em que, a partir do passado, estamos semeando o futuro, com respeito e carinho pelos que se foram, por você que está e pelos que virão, como promove a reflexão da Parasha.
Shabat Shalom!

Comentários