As estrelas por teto, a busca como chão


Tempo de Sucot  é tempo para pensar o que de fato importa. No meio da abundância, temos mesmo o que precisamos? O que você precisa? Ao olhar para as estrelas, que você pode entrever nesta frágil tenda, você percebe o quanto somos nós, também, frágeis – e que não há bens materiais, não há posses, nem dinheiro suficiente que possa comprar uma bússola para orientar a sua caminhada interior.
Esta chamada – para o infinito e tudo aquilo que você ainda quer (e irá!) fazer exige a sabedoria de parar no momento certo, perceber o que é mesmo importante, os seus valores, tão seus. Exige saber perdoar – acabamos de celebrar o dia do perdão...
Mais do que tudo: exige reconhecer que os muros que construímos e as paredes que erguemos desmancham-se no ar, em sua aparente solidez. Sólido mesmo é o abraço dos amigos, representados nos quatro lados da tenda que também o abraça.
Shabat Shalom, Chag Sameach!
PS: Confira as chamadas para publicações, as fotos de Rosh Hashana, as oportunidades de prêmios, viagens e muito mais...

Rosh Hashana – A celebração foi concorrida e muito linda. Local bacana, cerimonial nota 10, música do Coral AIC, crianças divertindo-se e guardando boas lembranças. A comunidade abriu os braços para 5775, um ano cheio de significados e que apresenta muitos desafios para os judeus de Santa Catarina – mas temos certeza que, com sua colaboração e apoio, conseguiremos realizar muito mais. Confira as fotos e se desejar alguma com melhor definição (ou não conseguir baixar) diga o número que nós mandamos de e-mail para você.


Ano novo, diretoria nova – Começa o processo eleitoral na AIC. Preencha o formulário para dar sua opinião sobre os nomes que você indica para compor a(s) chapa(s) do pleito. Sua participação é muito importante: só com ela conseguiremos enfrentar os desafios que a AIC tem pela frente. Clique aqui para colocar suas indicações.

Bolsas & Viagens

Taglit – Um programa especial para você, que tem entre 18 e 27 anos, filho de pai ou mãe judeus. 10 dias inesquecíveis em Israel. Mais de 400 mil jovens já fizeram esta viagem, que explora três eixos: narrativas do povo judeu, Israel contemporâneo; ideias e valores. Você não quer ser um deles?


Doutorado e pós-doutorado: Pesquisas sobre o holocausto e período imediatamente subsequente – A Saul Kagan Claims Conference tem como missão apoiar estudos avançados sobre a perseguição sofrida pelos judeus durante a 2a. Guerra Mundial, incluindo aspectos políticos, econômicos, legais, religiosos e socioculturais, bem como implicações éticas e morais. O valor do subsídio é de $20.000 por ano. 
Deadline: Apresentação de projetos até 5 de janeiro de 2015.  
+ Informações aqui

Chamada para capítulo de livros
Dança e identidade judaica, organizado por Martina Topić – A dança é um dos elementos que constituiem as identidades étnicas e nacionais. O Estado de Israel enfatiza a dança como fator de preservação da identidade judaica em seu território. Mas como isso ocorre na diáspora, em diferentes períodos históricos?
Deadline: 15 de março de 2015.

Call for papers

XVII Conferência Internacional da Associação Latino-americana de estudos judaicos ­– De 21 a 23 de junho de 2015, em Miami, EUA. Foco: vida, experiências, produção cultural e representações de judeus na  e/ou  para a América Latina. A XVII Conferência terá como eixo os estudos interdisciplinares. 
Deadline: 31 de outubro de 2014.

5a. Conferência Internacional de Estudos Judaicos: Misticismo e magia no pensamento judaico – A conferência ocorrerá dias 15 e 16 de janeiro de 2015, em Gniezno, Polônia, com apoio do Instituo Europeu de Cultura e da Universidade Hebraica. A conferencia abordará não somente os aspectos relacionados à cabala, mas também reflexões e estudos sobre o misticismo que podem ser encontrados em experiências do subconsciente, do ponto de vista freudiano; literatura (como os escritos de Kafka); o feminismo judaico; arquitetura, pintura; filosofia;  amuletos hebraicos; alfabeto e diferentes áreas de maneira interdisciplinar.
Deadline:  31 de outubro de 2014.

Conferência: Gramáticas de coerência e diferença: Estudos Judaicos pela lente dos Estudos de Gênero – Promovida pela Universidade de Wiscounsin e pelo Barnard College, a conferência ocorrerá de 3 a 5 de maio de 2015. Os trabalhos podem utilizar as ferramentas que analisam gênero para investigar a identidade judaica. Outros temas também são incentivados: Queer, teoria transgênero, novas abordagens materialistas, períodos históricos, experiências de conversão.
Deadline: 9 de novembro de 2014.

Conferência: Língua Hebraica, Literatura e Cultura – Promovida pela NAPH, National Association of Professors of Hebrew, ocorrerá em Memphis, EUA, de 22 a 24 de junho de 2015. A conferência está com chamada aberta para painéis temáticos, seminários e apresentações de trabalhos individuais. 
Deadline: 15 de dezembro de 2014.
+ Informações, clique aqui.

Judeus e cristãos-novos no mundo lusófono – Congresso internacional, que ocorrerá em Lisboa, de 2 a 4 de dezembro 2015, promovido pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Deadline: 23 de dezembro de 2014.

Congressos, seminários, palestras
I Jornada de estudos judaicos: dos estudos bíblicos ao holocausto, do conflito árabe-israelense à literatura judaica. Na Universidade Federal de Rio de Janeiro, Instituto de História, dias 22 e 23 de outubro de 2014. 

Ciclo de palestras com sobreviventes do holocausto – Em São Paulo, na Livraria Cultura, Conjunto Nacional, Av. Paulista, 2073. Às 2as. Feiras, sempre às 19:30. Moderação e curadoria são de Marcio Pitliuk, escritor, cineasta e especialista em Holocausto e história judaica. 
Dia 13 de outubro: Nanette Konig, colega de escola de Anne Frank. 
Dia 20 de outubro: Julio Gartner, que sobreviveu ao Gueto de Varsóvia. O filme “Sobrevivi ao Holocausto”, que será lançado durante o ciclo, conta sua história.

Exposições
Estrelas Errantes - Memória do Teatro Ídiche no Brasil. No Rio de Janeiro, de 12 a 31 de outubro, no Clube Israelita Brasileiro. R. Barata Ribeiro, 489, Copacabana. Exposição de fotos, cartazes, jornais; ciclo de filmes, palestras e debates.

Conferência: O quanto o Estado Judeu é judeu? Religião e sociedade em Israel – Conferência de um dia, promovida pela Universidade Americana, que ocorrerá em Washington, EUA, dia 28 de outubro de 2014.

Comentários