O que vem por aí...


Maio chegou e se foi, cheio de atividades e novidades… E já estamos na metade do ano! Confira o que vem por aí, nesta semana, e já vá se agendando para julho também, com Machane do Shomer e a visita do Rabino Joseph Edelheit. Não deixe de olhar as oportunidades para viagens, publicação de artigos, congressos internacionais e muito mais. Confira!

18 de junho, quinta-feira, às 20:00 - Cine Clube, com o filme O Ovo da Serpente, de Ingamar Bergman. O filme, de 1977, é mais atual do que nunca. O enredo relata a historia de um trapezista judeu (David Carradine) desempregado, no ano de 1923, na Alemanha. Sua cunhada (Liv Ullman) trabalha em um cabaré e ele consegue emprego em uma clínica clandestina que faz experiências com seres humanos. No filme, você descobre como o ovo da serpent pode ser chocado, com todos alheios ao que se passa ao redor, cada qual preocupado com sua própria sobrevivência. Um dos roteiros mais políticos de Ingmar Bergman, onde o diretor mostra o nascimento do nazismo na Alemanha.

20 de junho, sábado, das 10:00 às 12:00 - Estudo da parasha. Continuamos nosso ciclo de estudos da parasha, neste terceiro encontro, com muita reflexão e troca de experiências. Junte-se a nós para fazer uma pausa em seu cotidiano agitado e mergulhe na sabedoria da Torá.
  
26 de junho, sexta-feira, 19:30 – Shabat. Venha celebrar o shabat em comunidade, encontrando velhos amigos e fazendo novos. Acenda as velas para iluminar novos caminhos.

E vá se programando… Em julho:
17 de julho – Machané de inverno! A turma do Shomer de Santa Catarina está partindo para inesquecíveis aventuras no Rio de Janeiro, neste dia 17 de julho. Curtam muito e aproveitem cada minuto! Não se inscreveu ainda? Corra! Se alguem tiver alguma dúvida, entrar em contato com o Gaetan. 
 23 e 24 de julho: Estaremos recebendo o Rabino Joseph Edelheit. Save the date!

Periódicos
Arquivo Maaravi: Saiu mais um número da Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, que é semestral. O tema desta edição é “Coleções, listas e arquivos judaicos”. com interessantes artigos que abrangem assuntos como as Brigadas Judaicas na 2a. Guerra; Os Sistemas de Escritas Híbridos; e sobre a Biblioeca Warburg, entre outros.

MBA
A PUC São Paulo está com inscrições abertas para o curso “História Judaica: da Inquisição à Modernidade”. O curso narra a trajetória histórica e apresenta as diferenças entre as comunidades judaicas da Europa ocidental, oriental e dos países árabes, em 8 encontros. Início: 26 d agosto, todas as 4as. Feiras.



Especial para AIC
Yad Vaed: Um programa dedicado à memória do holocausto, promovido pelo Hillel, Rio de Janeiro. O programa agora aceitará inscritos de Santa Catarina. Ele consiste em um curso preparatório (que poderá ser feito a distância), seguido de viagem pela Polônia e Israel, de 15 a 26 de julho.

Call for papers
Malala n. 4Crítica, Liberdade de Expressão e Liberdade Religiosa no Oriente Médio e no Mundo Islâmico – O periódico, editado pelo Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano da USP, abordará o debate  sobre liberdade de expressão tendo como pano de fundo os ataques ao Charlie Hebdo, em janeiro deste ano. Os artigos deverão ser submetidos até 1o. de agosto.

Sholem Aleykhem: New Perspectives in Comparative Context (Edited Volume) – O volume faz parte da série dedicada aos escritores  ídishes e abordará diferentes aspectos relacionados a Sholem Aleichem. O resumo deverá conter 300 palavras e ser enviado até o dia 30 de julho.

Queer Loves in the Jewish Tradition (edited volume)-
A obra, editada por Corinne E. Blackmer e Vitaly Chernoivanenko, sob os auspícios da Southern Connecticut State University, está com chamada aberta. A publicação sairá em outubro de 2015. Para maiores informações, contatar diretamente com os organizadores.

Conferências
The Redemption of Feeling: The Religious Existentialists.
A conferência se realizará nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, no Queens College, New York. Keynote: Catherine Chalier, da Universidade Paris X. O resumo deverá conter até 300 palavras, enviado até dia 20 de setembro de 2015.

Jews, Judaism and the Environment from Biblical Times to the Present – A conferência ocorrerá em Brisbane, Austrália, de 14 a 15 de fevereiro de 2016. O resumo deve ser submetido até 3 de agosto de 2015.

5th. congress of the Society for Sefardic Studies on “The Sefardic Jews as a Minority”
O congresso se realizará em Safed, de 28 a 30 de junho de 2015. Aberta ao público em geral.

Seminário Bergman  O Seminário destina-se a educadores e ocorre de forma intensiva durante 10 dias (2 a 12 de julho), em Israel. O programa abrange um currículo multidisciplinar, incluindo aspectos históricos, culturais, religiosos e outros, em um modelo com estudos teóricos e práticos.



Comentários