Cursos, Rosh Hashana, Call for papers


Confira as novidades desta semana… Cardápio de Rosh Hashana, Curso de Introdução ao Judaísmo, Educação Complementar para Crianças, Call for Papers e muito mais…

Curso de introdução ao judaísmo – Este curso aborda os principais aspectos do judaísmo, realizando um vôo sobre seis eixos: identidade; espiritualidade; ciclo de vida; vivência; cultura e futuro do judaísmo. Você poderá desvendar novos caminhos, explorar e discutir aspectos inusitados e iniciar sua caminhada nesta rica tradição que permeia toda nossa sociedade. Início dia 15 de agosto.

Educação Complementar – Começa nesta 2a. feira, com muitas atividades divertidas sobre Rosh Hashana: teatro, música, cartões, culinária e muito mais… Para crianças de 5 a 8 anos. Período matutino: das 9:00 às 11:30. Período vespertino: das 14:00 às 16:30. 

5776 está chegando! – Rosh Hashana, o ano novo judaico está chegando. Neste ano, teremos uma celebração super especial. A cerimônia contará com a presença do famoso chazan Luis Prist (na foto, com Silvio Santos), um cardápio com comidas típicas, muita emoção e energia positiva para o novo ano. Para que tudo corra com tranquilidade, compre seu convite antecipadamente. A comunidade agradece!
Confira o Cardápio aqui.
Reserve seu convite aqui.

Save the date! Shabat Musical com chazan Luis Prist, dia 28 de agosto de 2015.
Rosh Hashana: 13 de setembro de 2015.




Call for papers, Cursos & Congresssos

Mobile Identities: Positions in Contemporary European-Jewish Writing – De 17 a 19 de junho de 2016, em Hamburgo. Com a crescent globalização, desterritorialização e o esgarçamento das fronteiras, a literatura judaica contemporânea passou a ser produzida em uma diversidade de línguas que não são, necessariamente, a lingua mãe dos autores. A conferência analisará a construção desta nova identidade da literatura judaica, que não se ancora em um único território. Abstracts devem ser enviados até 30 de setembro de 2015, com 300 a 500 palavras. Os organizadores cobrirão despesas de estadia e eventualmente de traslado.
The Redemption of Feeling: 
The Religious Existentialists. – A conferência se realizará nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, no Queens College, New York. Keynote: Catherine Chalier, da Universidade Paris X. O resumo deverá conter até 300 a 500 palavras, enviado até dia 20 de setembro de 2015.
“Kissing the Mezuzah”: Jews Between Public and Private Space – A conferência será realizada em Indiana, de 11 a 12 de fevereiro de 2016 e abordará múltiplos aspectos que abrangem as relações com arquitetura, espaços urbanos, locus de memória, espaços textuais e linguísticos, dialetos, corpo, gênero e sexualidade, espaços acadêmicos, religiosos e étnicos, entre outros. A pergunta chave  é: o que significa “um espaço judaico”? Como são negociadas as fronteiras entre judaismo e não-judaísmo? Abstracts com até 300 palavras podem ser enviados até o dia 30 de novembro de 2015.

‘The Other Within’ – The Hebrew and Jewish Collections of the John Rylands Library – De 27 a 29 de junho de 2016, em Manchester. A biblioteca John Rylands possui uma das mais valiosas coleções de manuscritos judaicos, incluindo fragmentos das Grutas de Qumran, além de coleções do período medieval. A conferência está aberta a apresentações sobre os escritos da Antiguidade e do medievo, incluindo códices e materiais produzidos pelos samaritanos. Entre as abordagens, incluem-se interpretação, métodos de pesquisa e catalogação, entre outros. Apresentações de papers abertas para interessados no tema.

Última oportunidade!
Tell me where you studied and I will tell you who you are: Documents from educational institutions as a source for genealogical research – 22 de novembro de 2015, em Jerusalém. A conferência abordará estratégias e metodologias de pesquisa para  construção de árvores genealógicas a partir de documentações privados que fazem parte de acervos familiares e de instituições educacionais, pois a educação sepre foi um dos eixos da vida judaica. Abstracts podem ser submetidos até o dia 31 de agosto de 2015.
Religion and Political Power: Jews, Christians, Muslims – de 29 a 30 de dezembro de 2015, em Ra’anana. A conferência abordará  as articulações entre religião e política de maneira interdisciplinar, incluindo o papel desempenhado pela religião na manutenção do status quo;  cooperação inter-religiosa; minorias x maioria; políticas públicas relacionadas com o conflito religioso; o Estado moderno e os conflitos religiosos; estudos de caso; entre outros. Abstracts, com 200 a 250 palavras, devem ser submetidos até 31 de agosto.
21o. Congresso Mundial da Associação Internacional de Literatura Comparada: The Text as Being: Ontologies of Redemption, Repair, and Regret. De 21 a 27 de julho de 2016, em Viena. A literatura é um território que marca um espaço privilegiado para um repensar ético, para cicatrizar feridas e reconstruir identidades. Dá voz aos que se calam e rompe com o silêncio. Até o dia 31 de agosto de 2015, o Congresso aceita abstracts sobre o tema -  sessão #17052
Israeli Society, 1967 – 1977: O novo volume a ser lançado pela Ofer Shiff, Aviva Halamish  discutirá os impactos políticos e sociais do periodo 1967-1977 marcado pela Guerra dos Seis dias e pela Guerra de Iom kipur; as novas formas de relacionamento entre Israel e a diáspora, a interface entre árabes israelenses e palestinos, as diferentes ondas migratórias, entre outros aspectos.

Congressos e Conferências
Sephardic, North African and Middle Eastern Jewish Communities in North America - De 23 a 25 de agosto, na Universidade Concordia, Montreal.
Encontro Anual de Estudos Marranos – O encontro será realizado em Jerusalem, em 9 de setembro de 2015, no Instituto Shalom de Estudos Marranos.
The Surge of Judaism across Africa, the African Diaspora and Asia
in the Twenty-first Century De 10 a 11 de novembro de 2015, no Museu de Judaico de História e Arte, Paris.

Cursos
Dignidade humana: 2a. Intercontinental Academia – Encontro organizado pelo Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém e pelo Centro para Pesquisas Interdisciplinares da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, e ocorrerá em duas etapas: março de 2016, em Israel, e agosto de 2016, na Alemanha. O encontro tem enfoque interdisciplinar e abordará temas como: terrorismo internacional, tortura, guerra civil, proteção de dados, história dos direitos humanos, entre outros. Inscrições até 23 de agosto.

Curso Shorashim – Raízes – Curso oferecido pela SIBRA (Porto Alegre), de introdução ao judaísmo. O curso abrange os temas: festividades, tradições e os costumes judaisco, abrangendo também a história do povo de Israel, desde a sua origem até os nossos dias. O curso é ministrado por Dr. Cleber Marcolan e Rab. Guershon Kwasniewski e pode ser realizado via Skype. Aulas semanais, todas as 3as. feiras, das 19 às 20:30.

Comentários