Acontece na AIC e call for papers

Com todo o frio que está por aí, a AIC não para... Tivemos um lindo shabat musical, com o chazan Luis Prist, emocionante e com casa lotada! Confira nas fotos.  As aulas do Curso de Introdução ao Judaísmo estão a todo vapor, com turmas cheias... E novas turmas de hebraico estão sendo abertas. Para o segundo semestre, teremos ainda Oficina de Culinária, palestras, cine-clube e muito mais. Tudo graças ao seu apoio! Continue participando da AIC, de corpo e alma, para construir um judaísmo vivo e vibrante. E confira também call for papers, eventos e muito mais... Compartilhe, clique, divulgue!

Curso de Hebraico Online: Mora em outra cidade mas quer aprender hebraico? Tudo bem! A AIC está oferecendo o Curso de Hebraico Online. Inscreva-se aqui para receber mais informações.

Curso de Hebraico Presencial: Novas turmas iniciam no dia 09 de agosto de 2016, terça-feira. Aulas todas as 3as. e 5as. feiras, das 12:30 às 13:30. Inscrições aqui.


Curso de Introdução ao Judaísmo: Aulas uma vez por mês, aos sábados, no período da tarde. Confira o conteúdo aqui e faça sua inscrição online aqui.


Morte: um tema tabu -  O ritual da morte (falecimento, enterro, luto) segue etapas precisas no judaísmo, para confortar os vivos e marcar a memória daqueles que se foram. O tema, tabu no mundo contemporâneo, onde geralmente se morre  no hospital, com a burocracia do Estado e do poder médico  prescrevendo como se deve morrer, sob os cuidados da Medicina, mesmo eu invasiva e dolorosa, está sendo estudado pelo Prof. Mauro Trevisan, da Faculdade ICESP, Brasília.  Para completar sua pesquisa, o professor necessita entrevistar filhos e filhas judeus, entre  20 e 40 anos, que perderam um de seus pais, de morte natural. Caso você conheça alguém que possa colaborar com o pesquisador, entre em contato com a AIC, pelo e-mail secretaria@aic-sc.com.br

Grupo dos 18: A presença do chazan Luis Prist para celebrar os shabatot da AIC tem sido garantida pelo bravo Grupo dos 18. Mas alguns se foram, saíram da cidade ou do país, e precisamos renovar o grupo. Você deseja participar? A quota é de R$ 100,00 ALEM da colaboração mensal, que visa a manutenção das atividades regulares.  Entre em contato conosco, e faça parte deste círculo mágico: 18, o número da vida, o número cabalístico. Escreva para secretaria@aic-sc.com.br


CALL FOR PAPERS

Synagogue and Museum: 3rd International
Congress on Jewish Architecture: O Congresso ocorrerá nos dias 21 e 23 de novembro de 2016, na Universidade Braunschwieg, Alemanha. O tema deste encontro recai sobre as percepções e construções de sinagogas e como estás se tornam pontos de referência museológicos, sob aspectos históricos, culturais, antropológicos, entre outros. O Congresso aceita inscrições para posters, papers e apresentações de instituições e museus que desejem apresentar seus projetos. Despesas de viagem poderão ser cobertas. 
Dead line: 29 de julho de 2016.


Spinoza Stories: Pantheists, Spinozists, Jews, and the Formation of German Idealism: A conferência ocorrerá na Universidade Hebraica de Jerusalem, entre 6 e 8 de novembro de 2016. Os artigos para apresentação devem estimular o debate sobre a controvérsia entre racionalismo x panteísmo, bem como as percepções de Spinoza sobre o judaísmo, idealismo, cabala e temas relacionados. Abstracts para submissão com no máximo 300 palavras.
Mais informações, clique aqui.

Shakespeare and the Jews: Conferência Internacional, que se realizará em  Londres, nos dias 28 e 30 de março de 2017. A conferência abrangerá diferentes aspectos que articulam as obras de Shakspeare e o judaísmo, para além do já muito estudado personagem Shylock e incluindo diferentes perspectivas interdisciplinares: crítica, impacto no teatro ídishe, história, aspectos culturais, questões de tradução para o hebraico, antissemitismo, entre outras. Bolsas disponíveis para estudantes de doutorado. Abstracts devem ter até 300 palavras.
Dead line: 15 de setembro.
Mais informações, clique aqui.

Museums and Their Publics at Sites of Conflicted History:  Esta conferência internacional ocorrerá em Varsóvia, entre os dias 13 e 15 de março de 2017, no Museu de História dos Judeus Poloneses. Os debates abrangerão aspectos relacionados com o papel dos museus na construção da história de sociedades cuja identidade estão em construção ou sofreram impactos profundos das reorganizações geo-políticas ocorridas no século XX e XXI,  incluindo a mobilidade das comunidades, as ondas migratórias e de refugiados. A mostra incluirá performances, apresentações multimedia, workshops e palestras. Abstracts devem ter até 300 palavras.
Dead line: 15 de setembro.
Mais informações, cliqueaqui.

Where are the libraries that were looted by the Nazis? Identification and restoration: a work in progress. Este colóquio internacional ocorrerá em Paris, nos dias 23 e 24 de março de 2017, e procura debater a lógica utilizada pelos nazistas para saquear bibliotecas – mais de 10 milhões de livros e documentos que foram confiscados durante a 2a. Guerra pelos nazistas. As pesquisas recentes buscam localizer tais obras e restituí-las aos locais de origem, especialmente as obras pertencentes às famílias judias. Será possível reconstituir estas bibliotecas, mesmo que virtualmente?  Estas e outras questões serão discutidas no colóquio. Abstracts sobre o tema devem conter  até 600 palavras. Haverá ajuda financeira para os apresentadores.
Dead line: 30 de setembro de 2016.
Mais informações, clique aqui.

Research Workshops on topics related to the history and culture of Polish Jews: Propostas para realização de workshops de três dias, a serem desenvolvidos no POLIN Museum (Polônia), abrangendo história, memoria e outros tópicos. Os organizadores combrem os custos de viagem, hospedagem e alimentação.
Dead line: 30 de setembro de 2016.


Communities, Imaginations and Emotions in the Medieval Mediterranean:  A conferência ocorrerá em  Ghent, Bélgica, entre 10 e 12 de julho de 2017. Estão abertas as inscrições para apresentações de papers que envolvam temas como: Como as emoções são construídas, expressas e comunicadas? Entre os temas, a construção da identidade; alteridade; memória e nostalgia; mobilidade entre fronteiras; entre outros. Abstracts devem conter entre 200 e 300 palavras. Serão concedidas bolsas para interessados em apresentar trabalhos (mestrandos e doutorandos).
Dead line: 31 de outubro de 2016
Mais informações, cliqueaqui.


Sepharadi Horizons -  Periódico dedicado a discutir temáticas sobre sefaradismo. A publicação aceita artigos (entre 2 mil e 5 mil palavras) e resenhas (entre mil e 2 mil palavras). Submissão contínua. Para mais informações, clique aqui

Utopia and Dystopia: A Sociedade de Estudos Biblicos e Literatura está com chamadas abertas para sua edição de 2017, abrangendo temas como Biblia e Contemporaneidade; Cultura Negra e Estudos Religiosos; Ética, Religiåo e Sociedade; Ensino-Aprendizagem Religioso; Mulheres, Gênero e Religião; Biblia Hebraica; entre outros.
Mais informações, clique aqui.

ACONTECE

Pelo Brasil...
Rio de Janeiro:
Holocausto Sem Testemunhas: a vida antes, durante e depois do holocausto. Três palestras imperdíveis, com Marcio Grossman, José Roitberg e Mauricicio. Peres Pencak. Bianca Pencak Felcman darante seu testemunho de participação na Marcha da Vida. Dia 10 de agosto de 2016, das 19:00 às 21:30, na Sinagoga Beth El. R. BArata Ribeiro, 489, Copacabana.

Carlos Scliar, da reflexão à criação: Exposição com mais 120 trabalhos, cobrindo 60 anos de produção artística deste que é um dos mais importantes criadores brasileiro.  Na Caixa Cultural do Rio, até 21 de agosto, de 3a. feira a domingo, das 10:00 às 21:00.

São Paulo
Zubin Meta e a Orquestra Filarmonica de Israel: Dia 27 de agosto de 2016, às 21:00, na Sala São Paulo.

Pelo mundo

Transcending Tradition Jewish Mathematicians in German Academic Culture: A exposição cobre a contribuição de matemáticos judeus desde o século XIX até sua perseguição e expulsão no period nazista. No MuseuJ de Berlim, até 14 de agosto.

No compromises - a arte de Boris Lurie: Amostra deste controverso artista contemporâneo, que faz uma creitica contundente a como a sociedade reage em relação aos crimes contra a humanidade, banalizando o mal. No Museu Judaico de Berlim, até 31 de julho.

Congressos e Simposios
XIX  Symposium for Yiddish Studies in Germany: O Congresso ocorrerá em Dusseldorf, de 12 a 14 de setembro de 2016, na Universidade Heinrich-Heine. Para mais informações, clique aqui.


Serenissima and Ashkenaz. The Venetian Ghetto in European History and Culture: A conferência internacional ocorrerá em Veneza, nos dias 4 a 8 de dezembro de 2016, marcando os 500 anos de existência do Gueto. Serão abordados temas como as  relações construídas entre o Gueto,  a cidade de Veneza e outras comunidades da Diáspora, com foco, especialmente, nas articulações entre os judeus italizanos e os judeus alemães – e como influenciaram toda a cultura judaica a partir do século XVII. Mais informações aqui.


Comentários