Foi, É, Será: judaismo em Santa Catarina!

Uma semana abençoada. Shabat maravilhoso... uma equipe de atletas que colocou toda sua energia na Comunidade. Casa lotada.  Ampla cobertura de imprensa... Música maravilhosa. Comidinhas idem...
Só em um cantinho da casa, quatro presidentes da AIC! Foto histórica.
Se você não conseguiu vir, aproveite um pouquinho e confira as fotos, no final deste post.
Depois, agende-se, porque tem muita coisa acontecendo na comunidade.
Confira!

Vozes do Judaísmo – Neste sábado, dia 03 de setembro, às 10:30, no projeto Vozes do Judaísmo, a AIC recebe o Dr. Armênio Lima, que contará um pouco da sua experiência de vida, como se aproximou do judaísmo, seu processo de conversão, sua vivencia em Israel e muito mais.

Cursos
1a. Capacitação Conecteinu: Tema - A complexidade e os desafios da vida atual à luz dos conflitos, com Dr. Jonathan Cohen, Diretor do The Melton Centre for Jewish Education.
No Rio de Janeiro, dia 07/09/2016 e em São Paulo no dia 10/09/2016.


Oportunidades de Vida em Israel – Seminário com enviados especialmente de Israel, para apresentar diferentes oportunidades o país: Estudos universitários; oportunidades de trabalho; experiências pessoais.  De 23 a 25 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro. Vagas limitadas, com inscrições, viagem e estadia subsidiados.


Bat-Mitzvah para adultos - Sempre desejou fazer seu bat-mitzvah e não teve oportunidade? A hora é agora! A WUPJ, em parceria com a CIP, montou um programa maravilhoso de palestras com figuras renomadas do judaísmo. E você pode participar online! São 15 encontros, duas vezes por mês. Entre as palestrantes já confirmadas, estão: Sandra Strauss,  formada em Biotecnologia, em Haifa, e ministra cursos no Centro de Cultura Midrash do Rio de Janeiro; Rabina Dra. Deborah Kahn-Harris, historiadora e doutora em Estudos Bíblicos. É diretora do Leo Baeck College, Seminário Rabínico sediado na Inglaterra; Rabina Naamah Kelman, primeira mulher a ser ordenada pela Hebrew Union College em Jerusalém. É membro do Conselho dos Rabinos para os Direitos Humanos, MELITZ, e o Fundo de Educação Tali; e Suzana Chwarts, doutora em Língua, Literatura e cutlura Judaica. Estudou Arqueologia Bíblica na Universidade Hebraica de Jerusalem.
Investimento: R$ 200,00

Pesquisas
Voluntários para pesquisa: O Prof. Mauro Trevisan, da Faculdade ICESP, Brasília, está pesquisando o ritual da morte em várias religiões. Já está fechando a pesquisa, mas AINDA NÃO conseguiu voluntários judeus para falar sobre este tema tão importante. A pesquisa já foi aprovada pelo Conselho de Ética. Os voluntários devem ter entre 20 e 40 anos, e terem perdido um de seus pais, de morte natural. Os nomes serão mantidos em sigilo. Caso você conheça alguém que possa colaborar com o pesquisador, entre em contato diretamente com o Professor Mauro Trevisan.

A sinagoga do futuro: O que você espera da espiritualidade judaica? Qual o papel do rabino? Como articular tradição com o mundo contemporâneo? A World Union for Progressive Judaismo está realizando uma pesquisa mundial para traçar suas atividades para os próximos anos.  Participe da pesquisa, respondendo ao formulário online e contribua para construir o judaísmo que queremos. Compartilhe e divulgue.

Mensagens pela paz: Durante o  X Fórum Mundial pela Paz (vide abaixo), será exibido um vídeo com mensagens pela paz, abrangendo os seguintes tópicos:
1. O que é paz para você?
2. Como você pode gerar paz para o outro?
3. Como difundir a paz no mundo?
Faça um vídeo (pode ser por celular mesmo) em  português, espanhol OU ingles. Se for em outra lingua, envie a tradução em inglês.


Encontros e Congressos
X Fórum Mundial da Paz  - A AIC estará presente no X Fórum Mundial da Paz, que se realizará, este ano, em Florianópolis, dos dias 22 a 25 de setembro. A programação é intensa, com delegações de diferentes países, palestras, workshops, atividades culturais e muito mais. Confira a programação. Divulgue. Participe. Inscreva-se!


Call for papers

Spinoza Stories: Pantheists, Spinozists, Jews, and the Formation of German Idealism: A conferência ocorrerá na Universidade Hebraica de Jerusalem, entre 6 e 8 de novembro de 2016. Os artigos para apresentação devem estimular o debate sobre a controvérsia entre racionalismo x panteísmo, bem como as percepções de Spinoza sobre o judaísmo, idealismo, cabala e temas relacionados. Abstracts para submissão com no máximo 300 palavras.
Mais informações, clique aqui.

XVIII Congresso de Estudos sobre o Judaísmo Latino-americano
O congresso ocorrerá na Cidade do México, nos dias  3 a 5 de julho de 2017, na Universidade Iberoamericana do México. Confira abaixo alguns dos paineis.

A cultura idishe na America Sul – Painel coordenador por Mariusz Kałczewiak. Enviar abstract aqui OU neste endereço aqui.
Os judeus na América Latina: contribuições dos primórdios do século XX até os dias atuais. Painel coordenado por Eduardo Erazo Acosta.
Enviar abstract, nome e breve currículo aqui.
Os judeus sob a ditadura no cone sul – 1960/1970 – Painel organizado por Michael Rom. Enviar abstract aqui.

Shakespeare and the Jews: Conferência Internacional, que se realizará em  Londres, nos dias 28 e 30 de março de 2017. A conferência abrangerá diferentes aspectos que articulam as obras de Shakspeare e o judaísmo, para além do já muito estudado personagem Shylock e incluindo diferentes perspectivas interdisciplinares: crítica, impacto no teatro ídishe, história, aspectos culturais, questões de tradução para o hebraico, antissemitismo, entre outras. Bolsas disponíveis para estudantes de doutorado. Abstracts devem ter até 300 palavras.
Dead line: 15 de setembro.
Mais informações, clique aqui.

Museums and Their Publics at Sites of Conflicted History:  Esta conferência internacional ocorrerá em Varsóvia, entre os dias 13 e 15 de março de 2017, no Museu de História dos Judeus Poloneses. Os debates abrangerão aspectos relacionados com o papel dos museus na construção da história de sociedades cuja identidade estão em construção ou sofreram impactos profundos das reorganizações geo-políticas ocorridas no século XX e XXI,  incluindo a mobilidade das comunidades, as ondas migratórias e de refugiados. A mostra incluirá performances, apresentações multimedia, workshops e palestras. Abstracts devem ter até 300 palavras.
Dead line: 15 de setembro.
Mais informações, clique aqui.

Research Workshops on topics related to the history and culture of Polish Jews: Propostas para realização de workshops de três dias, a serem desenvolvidos no POLIN Museum (Polônia), abrangendo história, memoria e outros tópicos. Os organizadores combrem os custos de viagem, hospedagem e alimentação.
Dead line: 30 de setembro de 2016.

Shavua Tov! Divulgue, compartilhe!









Comentários