Shabat, Bar e Bat, Call for papers...


Começamos junho com muitas novidades, além de todas as atividades já tradicionais na AIC! Confira o que vem por aí... E mais: oportunidades de bolsas de estudo, call for papers, congressos e conferências.

Shabat: Dia 09 de junho, às 19:30 nosso tradicional shabat, todo musicado, com a presença da maravilhosa voz do chazan Luis Prist. E neste shabat, uma homenagem especial: iniciamos mais uma turma de bar e bat mitzvah comunitário! Venha prestigiar nossos jovens que representam nossa esperança, nosso futuro e o ideal de um mundo melhor e mais justo. Também venha conferir as novidades que Rosita Schmid, presidente da AIC trouxe de Israel para embelezar a mesa de Shabat... Traga sua especialidade culinária e bebida para nossa tradicional confraternização!

Curso de Introdução ao Judaísmo: Neste sábado, dia 10 de junho, às 14:00 horas, começa mais uma turma do Curso de Introdução ao Judaísmo, na AIC.
Mais informações: Clique aqui.

Preparação para Bar e Bat Mitzvah: Esta importante cerimônia marca a passagem da criança para um momento em que ela é capaz de, por sua própria conta, saber o que é certo e o que é errado, tomando decisões e assumindo as consequências de seus atos. É o momento de descobrir seu papel junto ao grupo, junto à comunidade, à sociedade. Para isso, a preparação envolve muito mais do que o estudo das tradições, da história e do judaísmo: envolve atividades e dinâmicas para que os jovens descubram novos horizontes e desenvolvam seus potenciais.   
Mais informações: Escreva para a AIC: secretaria@aic-sc.com.br

Curso de Hebraico: As aulas com novas turmas começam dia 19 de junho! Metodologia única, baseada no sistema fônico.
Mais informações: Clique aqui.

Palestra: A maior minoria muçulmana no mundo: Árabes em Israel". Dilemas, conflitos e relações com o Estado judaico. A palestra será proferida pelo israelense Asi Garbarz, 30, formado em Estudos do Oriente Médio e a História do povo judeu pela Universidade de Haifa. Asi pesquisa o cenário dos árabes em Israel vem proferindo palestras em diversas universidades e escolas em diferentes países em inglês, espanhol e português. Asi vem a Santa Catarina com o apoio do Hashomer Hatzair Brasil (no qual é sheliah) e da Agência Judaica. Dia 22 de junho, às 20:00, na AIC.

Shabat Network:  Depois do sucesso do 1o. Shabat Network, a AIC irá promover um segundo encontro, dia 23 de junho, às 19:30 horas. O Shabat Network tem o objetivo principal de propiciar a geração de emprego e renda entre os associados.
Como funciona: serão convidados empresários, profissionais liberais e estrategistas que ouvirão as colocações dos participantes previamente inscritos. Os inscritos apresentarão seu currículo ou negócio e os convidados farão recomendações para facilitar a conquista de um posto de trabalho ou para gerar negócios. Os detalhes de como funcionarão as rodadas de apresentação/recomendações serão detalhadas aos participantes. Para apresentar-se, é  necessário inscrever-se previamente, até o dia 18 de junho, enviando e-mail para secretaria@aic-sc.com.br. O número de participantes para apresentação é limitado a 9 pessoas, mas as recomendações e estratégias são úteis para todos os presentes!
Dead line para inscrições para apresentação no shabat network: 18 de junho
Inscrições e informações: secretaria@aic-sc.com.br

AÇÃO
2º SEMINÁRIO TIKUN OLAM PARA JOVENS: A WUPJ-LA realiza mais um Seminário Tikun Olam entre os dias 27 e 30 de julho, em Regência, no Espírito Santo, Brasil, onde fica a foz do Rio Doce, contaminado após o vazamento de lama de uma barragem em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. Jovens da comunidade judaica de 20 a 30 anos serão responsáveis pela construção de uma nova quadra de futebol e uma biblioteca em um trabalho conjunto com o Instituto Unidos pela Vida, de Regência.
Mais informações: Clique aqui.


CALL FOR PAPERS
Holocaust research and archives in the digital age: Edição especial do periódico “Quest”, que será publicado em junho de 2018. A edição foi inspirada no projeto do Núcleo Europeu de Pesquisas sobre o Holocausto,  que reúne mais de 24 centros de pesquisa em um consórcio para criar uma infraestrutura de base digital cujo objetivo é colocar em rede informações sobre o holocausto. Entre os temas de interesse para a edição encontram-se: cruzamento de dados e produção de novos insights sobre o holocausto; o papel de historiadores, arquivistas e novas metodologias para produção de conhecimento na era digital; os desafios da produção de conhecimento na era digital.
Dead line: 30 de junho de 2017 (abstracts e currículo).
Mais informações: ww.quest-cdecjournal.it

15º Número dos Cadernos de Língua d Literatura Hebraica: O Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, n. XV, está com chamada aberta para o dossiê dedicado a Moacyr Scliar, como homenagem aos oitenta anos de seu nascimento. Também serão aceitos artigos nas áreas de Língua Hebraica, Estudos Bíblicos, Literatura Hebraica e Judaica e Cultura Judaica.
Dead line: 30 de julho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

1968: 50 anos depois: O Museu Histórico Judaico da Polônia, o Instituto de História e o de Sociologia da Universidade de Varsóvia estão organizando uma conferência internacional para debater as causas e o ressurgimento das campanhas antissemitas, bem como a última onda de imigração judaica da Polônia. Busca-se investigar paralelos com as ocorrências de 1968.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Israel na cultura audiovisual: O Estado de Israel, às véspera de completar 70 anos, apresenta uma simbiose de aspectos antagônicos: ortodoxia e laicidade, sexo e gênero, vida e morte, passado e futura, desilusão e esperança…
A 22a. edição do periódico Images será dedicada a ensaios e artigos sobre a cultura israelense em uma perspectiva global, o que inclui desafios estéticos e intelectuais que abrangem expressões como a fotografia, cinema, performance, mídia de massa, abordagens interdisciplinares e a desconstrução da arte.
Dead line: 15 de outubro de 2017
Mais informações: Clique aqui.


200 anos de Estudos Judaicos: Conferência internacional que ocorrerá no Instituto Leo Baeck, Jerusalém, de 18 a 20 de fevereiro de 2018. Com apoio de do Instituto de Hamburgo; do Centro de Herança Judaica de Tel Aviv, da Universidade da Antuérpia e da Universidade da Basileia. A conferência abrangerá diferentes aspectos relacionados aos estudos judaicos, incluindo  as especificidades da cosmovisão judaica, as formas de transmissão do conhecimento judaico, conflitos culturais e ideológicos, tendências contemporâneas e outros e está aberta para envio de papers.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui. (cabeçalho em hebraico, mas o texto está em inglês).

The Holocaust: Global Perspectives and National Narratives: Esta é a 15a. Conferencia Internacional, que será realizada em St. Louis, EUA, de 1 a 4 de novembro de 2018, com apoio da Universidade de Washington. A chamada está aberta para papers, posters, propostas de workshops e seminários, especialmente aqueles que adotam metodologias interdisciplinares, aspectos relacionados com a memória e suas representações
Deadline: 1o. de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Bolsas
Pós-doutorado: A vida judaica em um contexto islâmico. O pós-doutorado é oferecido pelo Kataz Center (Universidade da Pensilvânia), para o período de 2018-2019. Os candidatos devem possuir doutorado (finalizado até 2018).
Deadline: Aplicações até 31 de outubro de 2017.
Mais informações: Clique aqui OU  aqui para bolsas de estudo.

Estudos avançados em História e Cultura Judaica. A bolsa cobre um ano de estudos na Universidade de Southampton (Inglaterra), com apoio da ORT Internacional.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Prêmios
Estudos sobre o Holocausto: Prêmio de $1000,00 oferecido pelo periódico DAPIM. Podem ser submetidos artigos abrangendo qualquer área relacionada com estudos sobre o holocausto (racismo, propaganda nazista, guetos, campos de extermínio, colaboracionismo, holocausto e artes, testemunhais etc.).
Dead line: 31 de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS
12a. CONFARAD - Acontece no Rio de Janeiro, de 08 a 10 de julho, o 12o. Encontro do Conselho Sefaradi do Brasil.
Mais informações: Clique aqui.

18a. Conferência da Associação Latino-Americana de Estudos Judaicos: A conferência ocorrerá de 3 a 5 de julho, na universidade Ibero-americana, no México.
Mais informações: Clique aqui.

Jews on the Move: Exploring the movement of Jews, objects, texts, and ideas in space and time – A conferência ocorre em Edimburgo, de 10 a 12 de julho. Entre os temas tratados, encontram-se: migração judaica; jornadas judaicas, jornadas de judeus; literatura sobre viagens, mudanças, migrações e seus impactos; memória e objetos judaicos; etc. Entre os destaques, a palestra do Prof. Charlotte Wirth-Nesher (Tel Aviv), que falará sobre as vozes dos emigrantes (movimento, tradução e escrita).
Mais informações: Clique aqui.



Comentários