NOTA DE FALECIMENTO



Faleceu hoje, dia 21 de agosto de 2018, às 6:00 horas, na casa de repouso onde se encontrava recolhida, em Florianópolis, a Professora Emérita pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rosa Weingold Konder Z'L, uma das mais importantes linguistas aplicadas ao ensino do inglês, no Brasil, além de figura humana ímpar, cuja generosidade e integridade serão sempre lembradas.
A professora Rosa foi Livre Docente em Letras pela UFSC, assim como Professora Visitante da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal Fluminense e Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em língua inglesa, durante muitos anos. Foi autora do Longmans English Dictionary for Portuguese Speakers, quase completando 30 impressões e uma das pioneiras na difusão, no Brasil, da teoria da Linguística Sistêmica de M.A.K. Halliday, através de cursos ministrados na Pós Graduação em Inglês da UFSC e em várias outras universidades brasileiras.
Viúva de Victor Marcio Konder Z'L, a professora Rosa foi presidente da Associação Israelita Catarinense, onde deixou sua marca e liderança, colaborando para fortalecer a entidade e a comunidade judaica do Estado de Santa Catarina. Rosa realizou um importante trabalho nas áreas cultural, acadêmica, institucional e politica, projetando a AIC nestes âmbitos durante sua gestão, o que pode ser observado em alguns registros fotográficos aqui postados para homenageá-la.
Deixa a prantearem sua ausência, além das centenas de alunos e incontáveis amigos, a dedicada filha Márcia Konder, netos e bisnetos. Que sua memória seja enaltecida.
Baruch Dayan HaEmet.

SERVIÇO 

Rosa Konder Z'L (1923 - 2018)

O velório será realizado dia 22/08/2018, quarta-feira, a partir das 8:00, e o enterro, às 16:00, no Cemitério da Paz, em Florianópolis:  Rod. José Carlos Daux, 2647, km 3, Bairro João Paulo.

          Condolências podem ser enviados para a família por Márcia Konder, filha:
R. Duarte Schutel, 61, apto. 801, Centro, CEP 88015-640, Florianópolis, SC.

Comentários