Iom Kipur

YOM KIPUR 18 - 19 de setembro A AIC ,como tem feito ao longo de vários anos, estará aberta para judeus que desejem fazer suas orações especiais desta data, no dia 18 a partir das 19h (destaque para o Kol Nidrei), e a partir das 13h do dia 19, quando haverá a reza do Izkor (recordação da passagem dos entes queridos e também dos mártires e heróis do povo judeu, soldados de Israel inclusive), para a qual pede-se a presença do maior número de pessoas, pois é necessário haver Minian (quorum mínimo de 10 pessoas) para dar pleno sentido a estas orações.
A partir do Izkor, é desejável que as pessoas permaneçam no local, pois há uma intensificação de rezas e preces especiais para o Yom Kipur.
Ao longo da tarde do dia 19, uma importante passagem integrante da tradição da tarde do dia de Yom Kipur é a Maftir Yonah, a história de Jonas, ou conforme é conhecida por muita gente, "Jonas e a baleia" - embora no original hebraico Jonas seja engolido por um peixe muito grande....
Haverá um aprofundamento sobre este tema, passagem densa e com muitos ensinamentos, a partir de reflexões  trazidas para discussão em grupo, a partir de 15h.
Um pouco depois de escurecer, o toque de Shofar marcará o final do Yom Kipur, e haverá a quebra do jejum, para o que pedimos a colaboração dos presentes trazendo comidas e bebidas.
Espera-se que as pessoas, independentemente de se considerarem mais ou menos "religiosas",percebam a profundidade deste dia santificado e compareçam, para juntos vivenciar nosso espírito fraternal e comunitário.
Que possamos todos termos uma boa sentença para este novo ano - Gmar Chatimá Tová!!
ENDEREÇO
AIC: R. Antonio Eleuterio Vieira, n. 10, Agronomica.
Dica: Travessa da R. Rui Barbosa, na altura da Escola Padre Anchieta. Primeira casa da rua, na esquina tem um predio.
Rua estreita. Recomendamos estacionar uma rua antes ou uma depois.

Comentários