Dois eventos imperdíveis

Confira dois eventos únicos, esta semana, em Florianópolis. Divulgue. Compartilhe. Prestigie.
HOJE, dia 10 de outubro, 20:00, na AIC
Bnei Anussim, literalmente, "filho dos forçados", ou seja, daqueles que, durante a Inquisição, foram obrigados a renegar sua fé.
Muitos fugiram e seguiram nas rotas dos grandes descobrimentos, dando nos costados brasileiros.
Aqui deixaram marcas e tradições, perpetuadas de geração em geração.
Hoje, pesquisadores se dedicam a investigar  as trajetórias destes judeus - alguns assimilados totalmente, outros que continuaram praticando o judaísmo como criptojudeus - escondidos, de maneira disfarçada. Os pesquisadores do Grupo de Estudos GPDAS, da UFS, estarão especialmente em Florianópolis para debater este assunto e lançar dois livros: Nefesh Peregrina: Transmigrações e rotas da Diáspora Judaica”, organizado por Marcos Silva e “A morte e o morrer no Judaísmo”, de Marjones Pinheiro. Hoje, na AIC, 20:00. Com certificado.


AMANHÃ, dia 11 de outubro, 13:30, no CCE, sala Hassis, UFSC
Quais as interpolações entre umbanda, espiritismo e judaísmo? Símbolos, rituais e cosmovisão são analisados por Alex Minkin, russo americano, em uma apresentação multimídia que já percorreu Nova Iorque. São personagens específicos de imigração judaica para o Brasil: dos judeus criptos portugueses dos séculos XVI e XVII; trabalhadores do ciclo da borracha - judeus marroquinos do final do século XIX e os judeus do leste europeu do século XX que são investigados pelo pesquisador.. A apresentação incluirá trechos da filmagem de cerimônias da Umbanda. Alex Minkin estudou na Universidade de Yeshiva e no Instituto da Língua Portuguesa em Nova York. Ele também dirige o projeto musical Extended Techniques (https://extendedtechniques.com), dedicado a músicas sub-exploradas do jazz e música clássica contemporânea. Alex está atualmente trabalhando no livro “Seven Waves of Umbanda”, que traça as origens da religião e sua evolução histórica, e apresenta também uma visão geral dos rituais, festas, folclore, música e o papel que a Umbanda desempenha na cultura contemporânea brasileira e na sociedade. Amanhã, dia 11 de outubro, 13:30, no CCE, sala Hassis, UFSC.Mais informações sobre o evento aqui.



Comentários