Kabbalah, Cultura, Espiritualidade

Outubro termina e novembro começa com uma agenda cheia na AIC... Temos palestrante TED aqui na cidade, temos professor de kabbalah com um mini-curso super especial, temos o Dia Internacional pela Tolerância (ONU), temos Mitzvah Day, temos shabat e muito mais. O judaísmo é uma soma de múltiplos aspectos, com uma mensagem sempre renovadora, onde mente, espiritualidade e ação se juntam para uma transformação interna e externa profundas. Confira a agenda e não perca estas oportunidades únicas que a AIC oferece.
O SAL DO RACISMO: histórias vividas, histórias sofridas.
Com apoio do Museu do Holocausto de Curitiba, conseguimos trazer, para o encerramento da exposição “Nossa luta: a perseguição aos negros no holocausto” palestrante internacional. A exposição, em Florianópolis, que fica por curto espaço de tempo, bateu recorde de visitação, com mais de 500 pessoas circulando nas três estações (exposição, atividade interativa e vivência). Dia 30 é o último dia para você conferir esta abordagem inedita, em belíssimos painéis e raridades da época. Dia 29, a palestrante Lia Vainer Schucman, doutora pela USP e autora dos livros “Entre o encardido, o branco e o branquíssimo” e “Famílias Inter-raciais” estará na exposição para falar sobre suas pesquisas e vivências. Não perca!
SERVIÇO
O quê: Palestra com Lia Vainer Schucman
Onde: FACASC, Dep. Antonio Edu Vieira, 1524
Quando: dia 29 de outubro, 19:30
RELIGIÕES E TOLERÂNCIA: bem viver e bem convive rem tempos de radicalismos
Este é o 8º. encontro promovido pelo NEDIR, Núcleo de Estudos em Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso que marca o dia, instituído pela ONU, de combate a intolerância. Neste ano, serão debatidas as questões relacionadas com o uso das tecnologias e das mídias virtuais e o discurso de ódio e intransigência. Como as diferentes religiões podem colaborar para desarmar e desconstruir estes modelos, realizando uma transformação social profunda? Entre outros, estarão presentes representantes do islamismo, judaísmo, umbanda, catolicismo e evangélicos.

SERVIÇO
O quê: VIII Encontro Inter-religioso
Onde: Templo Ecumênico da UFSC, Praça da Cidadania, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis
Quando: dia 12 de novembro, 19:30
KABBALAH: o misticismo judaico
Mini-curso de Kabbalah, pela primeira vez em Florianópolis, com o cabalista e Prof. Charles Kiefer, que virá especialmente à capital para ministrar o curso.
O Prof. Charles Kiefer é coordenador do Kadosh, um núcleo de estudos de Kabbalah tradicional e com estudos avançados sobre o tema.
As vagas são limitadas e toda a agenda já está disponível no site especialmente criado para este evento. Garanta sua participação adquirindo seu ingresso pelo Sympla. Seguem links, mas abaixo.
SERVIÇO
O quê: Mini-curso de Kabbalah com Prof. Charles Kiefer
Onde: Hotel Mercure, R. Admar Gonzaga, 600, Itabacorubi, Florianopolis.
Hospedagem: Participantes do curso tem desconto na diária.
Quando: dias 23 de novembro, das 8:30 às 18:00 e 24 de novembro, das 8:30 às 12:00.
Com certificado de participação.
Reservas: http://www.sympla.com.br/kabbalah
Informações: https://www.facebook.com/kabbalahfloripa/

MITZVAH DAY
O que é: Mitzvah é uma palavra hebraica, geralmente traduzida por “caridade”. Mas a tradução
não é exata. Mitzvah vai muito além da caridade: realizar mitzvah é promover a inclusão, resgatar a auto-estima, promover a justiça social. Envolve não apenas “doar”, mas também “receber”: é uma via de mão dupla, muito importante para todos os envolvidos e que promove a consciência e a cidadania.
Origem: Para mobilizar os jovens, em 2008, na Inglaterra, foi criado o Mitzvah Day, para dar
mais visibilidade a tais ações e criar conexões significativas. A ideia foi tão bem recebida que se
espalhou. Em 2018, mais de 30 países se envolveram no projeto, realizando milhares de ações
positivas ao redor do mundo e reunindo mais de 40 mil voluntários.
Onde fica Santa Catarina: Neste ano, vamos participar! A AIC vai colocar Santa Catarina no mapa do Mitzvah Day. Já aderiram o grupo do Bar e Bat Mitzvah e o Shomer. E você? Quer participar e fazer história? Entre em contato: secretaria@aic-sc.org.br
Quando: Dia 24 de Novembro é criada uma rede MUNDIAL e as ações são divulgadas em
diferentes mídias, com fotos, vídeos e depoimentos. Vamos estar presentes!


SHABAT
Dia 22 de novembro, shabat super especial com Luis Prist. Parasha Chaye Sara, uma reflexão profunda sobre o sentido da vida, quando falta um mês para Chanuká... 

E TEM MAIS... Aulas de hebraico, atividades do Shomer, Reflexão sobre a Parasha, Introdução ao Judaísmo... Acompanhe e fortaleça a comunidade judaica em Santa Catarina, porque juntos, fazemos a diferença.

Comentários