1o. Shabat de 2020

Afinal, de que é feito um ser humano? O que significa um nome? Você é seu nome? Seu passado? Ou seu futuro? Como coloca Shakespeare:
"Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma que pertença ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume…” (Romeu e Julieta, Ato II, cena II).
Na parasha deste Shabat, Yitro, uma das poucas que é designada por um nome Bíblico, você descobrirá como uma identidade é formada – e a importância de saber quem está ao seu lado nesta jornada: onde se apoiar, a quem ouvir e porque você não está só.  
Venha celebrar este shabat na AIC, ao som da música encantadora de Luis Prist.
SERVIÇO
O quê: Shabat, parashá Yitro
Quando: 14 de fevereiro, 2020, 19:30
Onde: AIC
O que trazer: Sua comidinha preferida, para o kidush comunitário após a cerimônia.
+ informações: secretaria@aic-sc.org.br

ACONTECEU POR AQUI: 
ATO EM LEMBRANÇA ÀS VITIMAS DO HOLOCAUSTO.
No dia 29 de janeiro de 2020, a AIC, Associação Israelita Catarinense, e o Consulado Geral de Israel em São Paulo, realizaram ato em Lembrança às Vítimas do Holocausto, data estabelecida pela ONU (27 de janeiro) marcando a libertação do Campo de Auschwitz.
A tocante cerimônia ocorreu no Palácio Cruz e Souza, local emblemático por homenagear o maior poeta catarinense, negro, representando, assim, um dos grupos perseguidos e exterminados durante o regime nazista.
A cerimônia foi conduzida por Renato Igor (1), com ampla cobertura da imprensa. Presentes, o Cônsul Geral de Israel, Sr. Alon Lavi (2), que juntamente com o presidente da AIC, Sr. Sergio Iockilevitc (3), resgataram a história e a importância dos fatos ocorridos durante a 2ª. Guerra Mundial. Cada uma das seis velas, representando os 6 milhões de judeus assassinados, foi acesa por uma liderança representativa, como a Cônsul Honorária da Alemanha em Blumenau, Sra.  Susanne Klemz Adam (4) e o Coordenador de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Sr. Augusto Luiz Fernandes Junior (5). Também presentes autoridades do Governo do Estado, procuradores, desembargadores e corpo diplomático de diversos países, como Costa Rica, França, Hungria e Argentina, além de representantes de diversas instituições e denominações religiosas. Os sobreviventes que residem em Santa Catarina, Sr. Jack Miller e Gitta Gabriela Treiber Schwartz (6), acenderam a 6ª. vela, ladeados por seus descendentes, filhos e netos. Ambos receberam placa homenageando sua coragem em relatar suas experiências para as novas gerações (7). Aplaudidos pela expressiva plateia (8), com mais de 120 pessoas, a cerimônia encerrou-se com exibição de vídeo produzido pelo Museu do Holocausto de Curitiba.
A AIC agradece ao empenho de todos, ao esforço e colaboração que permitiram a realização deste ato em um momento tão sensível, em que todos, juntos, devemos nos unir para superar diferenças e promover a inclusão e a igualdade.



NOTA DE FALECIMENTO
Lydia Vainer Z'L (30/10/1955-19/01/2020) - É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nossa querida amiga, Lydia Vainer. Lydia Vainer sempre lutou pela consolidação de nossa comunidade e pela continuidade das raízes e das tradições judaicas, que seguem presentes nas sementes que deixa: filhos e netos.
Nos solidarizamos na dor destes entes queridos.
Que a memória de Lydia Vainer perdure em nossos corações e hoje acendemos uma vela e elevamos nossas preces para honrar sua alma. Baruch Dayan HaEmet.


Comentários