Newsletter - fevereiro de 2021

Os principais eventos e informes da nossa comunidade passam por aqui.
MISLOACH MANOT COMUNITÁRIO
A Associação Israelita Catarinense (AIC) participou da troca de mishloach manot organizada pela União do Judaísmo Reformista (UJR). Esta iniciativa bem humorada, teve por objetivo proporcionar uma maior integração entre as comunidades judaicas espalhadas pela América Latina. Confira o resultado da troca de mishloach manot em:
BATE-PAPO COM O RABINO MENDI
No último dia 26/02, o Rabino Mendi Labkowski esteve conosco num papo informal para refletirmos sobre as mensagens contidas na Meguilat Ester. Na oportunidade, o Rabino também comentou sobre os costumes típicos desta festividade: o uso de fantasias, a troca de gostosuras e a entrega de donativos para os mais necessitados para que estes também estejam acolhidos e alegres. Ao final, o Rabino partilhou o desejo de organizarmos uma grande celebração à vida nas dependências da AIC após o fim desta pandemia.
SHOMER FLORIPA: LIGANDO OS MOTORES!
O Shomer já tem data para a retomada das atividades: 07/03. O grupo de Floripa está com uma programação dinâmica e pretende continuar explorando a interatividade em eventos remotos síncronos. Participação em congressos no Brasil e exterior, organização dos chaguim, troca de experiências entre os membros e muito estudo, serão parte fundamental do cotidiano dos nossos jovens. Bom trabalho!
VAMOS FALAR SOBRE O ATENTADO CONTRA A AMIA
No dia 09 de março (terça-feira) às 17:00, a Associação Israelita Catarinense (AIC) terá o privilégio de bater um papo com o Sr. Gabriel Camiser - Diretor da Delegación de Asociaciones Israelitas Argentinas (DAIA). Será uma oportunidade única para esclarecermos dúvidas sobre o bombardeio criminoso que ocorreu na Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) em 18 de julho de 1994 na cidade de Buenos Aires. Este foi o maior atentado antissemita após a Segunda Guerra Mundial e o maior atentado que já ocorreu na história da Argentina: país que é o lar da maior comunidade judaica da América Latina. O link da reunião pode ser requisitado através do email: secretaria@aic-sc.org.br
DICA - CULTURA E RELIGIOSIDADE JUDAICA
"Nisman: O Promotor, a Presidente e o Espião" - é a nossa dica de cultura e religiosidade judaica do mês. Esta série documental disponível na NETFLIX detalha a morte suspeita de Alberto Nisman, investigador do atentado a bomba no prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) em 1994. A série, dividida em seis capítulos, conta com depoimentos de pessoas diretamente envolvidas com Nisman, como a procuradora que investigou a morte, a ex-esposa de Nisman, o ex-secretário de Inteligência e o ex-espião que acompanhou Nisman durante os seus últimos anos de vida. Intrigante e imperdível. Assista o trailer em:
Shalom
Associação Israelita Catarinense (AIC)

Comentários