Newsletter - março de 2021

Os principais informes e eventos que ocorreram na nossa comunidade passam por aqui.
Daniel Camiser falou sobre o atentado contra a AMIA
No último dia 09/03, tivemos a oportunidade de batermos um papo com o Sr. Daniel Camiser - Diretor Jurídico da Delegação das Associações Israelitas da Argentina (DAIA). Na oportunidade, o Sr. Camiser esclareceu dúvidas dos presentes acerca do bombardeio criminoso que ocorreu no prédio da Associação Mutual Israelita Argentina (AMIA) no ano de 1994. O Diretor da DAIA também partilhou algumas curiosidades e imbróglios jurídicos que envolvem este atentado antissemita. Esperamos que os envolvidos neste incidente nefasto sejam regiamente punidos o quanto antes. Estamos atentos.
Oportunidades de estudo no TECHNION
No domingo (14/03), a Associação Israelita Catarinense (AIC) e o Hashomer Hatzair - Floripa, organizaram um papo com o Sr. Ricardo Lomaski Torrez - Embaixador Internacional do Israel Institute of Technology (TECHNION). O evento voltado para o público jovem da comunidade, teve por objetivo mostrar as oportunidades de estudo de graduação e pós-graduação (processo de admissão, bolsas de estudo, alojamento, etc) nas áreas de ciências e tecnologia que são ofertadas pelo instituto. Sobre o TECHNION: Considerado centro de excelência, o TECHNION possui quase 100 anos de existência e possui protagonismo no desenvolvimento científico e tecnológico global. Quatro professores do TECHNION já foram laureados com o prêmio Nobel. Para saber mais, acesse: https://www.technion.ac.il/en/home-2/
Hagadah Virtual: Diferente mas igualmente especial (até rimou)
As pessoas que participaram do Seder de Pessach (5781) da Associação Israelita Catarinense (AIC) puderam vivenciar as emoções transmitidas pelos presentes e pela condução do Chazan Luís Prist.
Foi cumprida a Hagadah e todos puderam experimentar um clima de união, apesar do distanciamento social imposto pelo momento atual.
Esperamos que os que não puderam participar deste encontro virtual conosco, possam ter tido a oportunidade de celebrar Pessach com toda a segurança possível. Pessach é uma das mais belas festividades do nosso calendário, sendo uma oportunidade singular para firmarmos a nossa identidade judaica.
Nossas festas, ritos e celebrações, são fundamentais para a manutenção da nossa tradição. Somente assim, evitaremos a possibilidade de assimilação. Esta vilã rompe uma aliança de gerações, iniciada com o pacto abraâmico. Tudo acaba se perdendo em meio à assimilação: cultura, base ética, costumes, comportamento, religião, etc.
Evidente que, aqueles que não são religiosos, ou não têm fé, mas se identificam como parte da tribo, tem muitos outros escopos onde podem praticar o seu judaísmo.
Ter identidade judaica demanda vida comunitária e, em meio ao cotidiano turbulento deflagrado pela pandemia, estamos descobrindo que mesmo fisicamente afastados, podemos manter a tradição. Sobrevivemos à prova do tempo por sermos coesos, embora plurais e, mais recentemente, por estarmos sempre presentes, ainda que virtualmente.
Aguardamos todos vocês em nosso próximo encontro (seja virtual ou presencial).
Chag Pessach Kasher veSameach!
Mochilas prontas no Shomer: Está chegando a hora do embarque, pessoal.
Três jovens da nossa comunidade que fazem parte do Hashomer Hatzair - Floripa, estão com as mochilas prontas para o Shnat Achshará. Victor Menna, Isabela Milmann e Theo Goifman, terão muitas vivências para contar e participarão de três grandes momentos em Israel: o kibutz (onde irão trabalham e estudar hebraico), a comuna (terão que viver juntos numa casa, trabalhando e aprendendo o valor de compartilhar) e o machon (uma escola de madrichimot do mundo todo, com várias disciplinas pertinentes à filosofia do Shomer). Vamos fazer uma despedida para essa galera? Beleza. Dia 23/04 faremos um Cabalat Shabat virtual EXTRA, sendo este 100% conduzido pelo Hashomer Hatzair - Floripa. Quer receber o link do evento? Mande um email para: secretaria@aic-sc.org.br
DICA - CULTURA E RELIGIOSIDADE JUDAICA
O livro "Jewish Law as Rebellion: A Plea for Religious Authenticity and Halachic Courage" (A lei judaica como rebelião: um apelo por autenticidade religiosa e coragem haláchica) - é a nossa dica de cultura e religiosidade judaica do mês. Esta obra fascinante de autoria do Rabino Ortodoxo Nathan Lopes Cardozo está dividida em 54 capítulos, onde cada um, mais parece um conjunto de estudos de caso sobre decisões haláchicas ousadas e criativas de grandes rabinos do passado e do presente. Neste livro, o Rabino Cardozo também discorre sobre os desafios do judaísmo contemporâneo e faz prognósticos para o futuro da tribo. Leitura obrigatória.
Shalom
Associação Israelita Catarinense (AIC)

Comentários