A Associação Israelita Catarinense (AIC) comemorou seus 32 anos de existência com a inauguração nesta quarta (1) da sua primeira sede própria. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, do Consul Geral de Israel, Rafael Erdreich, do rabino Guershon Kwasniewski, de representantes do Ministério Público e dos demais diretores e apoiadores da AIC.
Claudio Lottenberg publicou em suas redes sociais: “Agradeço muito ao presidente (da AIC) Eduardo Gentil pela hospitalidade e pelo carinho e parabenizo pelo magnífico trabalho. Aproveitei esta visita para me encontrar com Dr. Gilberto Callado de Oliveira Procurador da Justiça do Ministério Publico de Santa Catarina que tem realizado um trabalho incansável no combate aos núcleos de antissemitismo e no combate ao discurso de Ódio”.
A sede doravante denominada “Sala Jacques Schweidson” irá funcionar como sinagoga e centro de convivência para a comunidade judaica de Santa Catarina. O presidente da AIC, Eduardo Gentil, explica a homenagem a Jacques Schweidson: “Foi um empresário de sucesso em Santa Catarina. Se notabilizou por usar a sua influência local para combater o crescimento do nazismo no pós-guerra em todo o estado de Santa Catarina. Sempre orgulhoso das suas raízes, Schweidson foi também o primeiro a se declarar judeu em Florianópolis, numa época em que a sociedade local tratava essa condição como demérito. Mais tarde, Schweidson fez a doação de um terreno para a AIC, cujo valor foi decisivo para a aquisição da sede”.
Texto extraído de: https://www.conib.org.br/apos-32-anos-associacao-israelita-catarinense-aic-inaugura-sua-primeira-sede-propria/?fbclid=IwAR23d8WziPdu15CGIwQwHK2i8n4PjkKoKXyyVSplg2a4gUZ0muQNOSdbfBY
Créditos da foto: Priscila Bat Chanoch (http://www.priscilabatchanoch.com.br/)
Comentários
Postar um comentário
Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!