Mensagem de Shavuot

No dia 6 de Sivan do calendário hebraico é Shavuot, a celebração da outorga da Torah ao povo judeu.
A base ética, moral, de conduta e de comportamento foram neste momento entregues ao povo que aguardava Moisés, líder de sua caminhada, na sua descida do Monte Sinai com as tábuas da Lei. Na real, é neste momento que o povo judeu passou a ser efetivamente um povo, e não apenas pessoas com diversos parentescos entre si, descendentes das 12 tribos. Ao pé da montanha, havia muito mais gente que apenas este povo judeu de então. Quem escolheu a liberdade saiu fora do Egito junto com as tribos. Calcula-se, pela Torah, que havia ali naquele instante cerca de 3 milhões de pessoas ao pé da montanha.
Ali, naquele instante dramático, foram dadas a base fundamental da estruturação de um povo que ainda perdura, quando todos os seus contemporâneos desapareceram – como povos em si. Quarenta e nove dias separam Pêssach de Shavuot. Este período é o período da sefirat haÔmer – a contagem do Ômer. Esta remete marcadamente a medidas agrícolas bíblicas, e ao período em que o povo escapou até a região do Sinai.
Em Shavuot tem-se o costume de se comer laticínios.
Aliás, sempre há um tipo de comida vinculada à data judaica. Excelente forma de se manter a tradição e a informação..... Laticínios? Por que isto? Uma interpretação é a de que celebramos o nascimento de um povo, e se no início de nossa vida como mamíferos a primeira coisa que nos alimenta é o leite, neste dia, como um povo, nos alimentamos igualmente com laticínios.
Mas, nos tempos atuais, com tanta confusão, violência e coisas terríveis mundo afora, o entendimento da data nos leva a concluir que uma sólida fundação estruturou a cultura e a tradição judaicas. Isto é bom. Nos faz bem. É importante. Individualmente e como um ser pertencente ao povo.
Mantermos nossa identidade judaica se dá coletivamente. Com cada um a seu modo. Com tolerância. E atuando comunitariamente. Nem que isto seja apenas comparecer aos eventos que em geral uma boa dose de esforços demandam por parte dos envolvidos.
Chag Shavuot Sameach!!
Sergio Iokilevitc - Ex Presidente da AIC.

Comentários